– A Bolinha Sortuda das Finais do Paulistão

Nesta semana, falamos sobre os árbitros sorteados para as quartas-de-final do Paulistão (em: http://is.gd/4asFinais). E como eles atuaram; e como os próximos atuarão?

Claus foi bem na partida Botafogo x Ituano; Darcie esteve regular no São Paulo x Penapolense (não gostei da volta do pênalti do Ganso, achei que se voltasse daquele jeito, deveria voltar todas as cobranças!); Furlan foi ótimo no Santos x Ponte Preta (partida tranquila) e Guerra somente regular no jogo Palmeiras x Bragantino (deixou Valdívia apitar o jogo, o gringo fez o que quis com ele)!

Na oportunidade, contestamos a afirmação do presidente da CEAF-SP, Coronel Marcos Marinho, de que eram árbitros em ascensão, já que o próprio Guerra na escala era prova de que o discurso era incoerente quanto a questão “renovação”. Falamos ainda sobre alguns nomes que poderiam estar nas semifinais: Antonio Rogério Batista do Prado, Ceretta, Bizzio e talvez Marcelo Rogério, dos mais de 20 árbitros que apitaram e 14 selecionados.

Não é que a bolinha, danada como ela só, sorriu para eles mesmo?

No jogo do Palmeiras x Ituano, apitará o Rogerinho. Respeitosamente, não é árbitro em ascensão. É experiente, mas comum. Ok, o jogo será fácil.

Na partida Santos x Penapolense apitará Marcelo Rogério, que fez excelentes atuações como em Ponte Preta x Corinthians e Paulista x Sorocaba, mas foi infeliz em alguns lances de Palmeiras x Ponte Preta. Justa escala.

Mas… cadê os árbitros em ascensão? Nada contra os nomes, mas acho que não deveria ser feita a declaração.

Se Santos x Palmeiras fizerem a final, ratifico o que digo: Luiz Flávio, Guilherme Ceretta, Marcelo Aparecido Ribeiro e Raphael Claus estarão nos jogos. E Paulo César de Oliveira, caso queira encerrar a carreira com uma final para depois se tornar comentarista, poderá também figurar na escala, digo, sorteio!

Eu colocaria Luiz Flávio de Oliveira e Raphael Claus para as finais, sendo que o perdedor do sorteio do jogo de ida iria para o jogo da volta.

E você, quem escalaria, ops, sortearia?

PAULISTÃO-CHEVROLET-2014.jpg

6 comentários sobre “– A Bolinha Sortuda das Finais do Paulistão

  1. Rafael:
    Com relacao ao seu post, concordo que o Guerra foi mal no jogo. Inverteu faltas, nao manteve criterios, a parte disciplinar foi pessima (mas ele tem problemas disciplinares a muito tempo, inclusive fiz um jogo com ele, na minha epoca de FPF e enfatizei esta parte), mas, assisti ao jogo inteiro e nao achei que deixou o Valdivia apitar o jogo. Acontece que o cara leva pontape o jogo inteiro, que ele provocador, nao discuto, e um mala, mas o cara apanha, apanha e o arbitro nao toma providencias, tem hora que o cara perde a paciencia. O Guerra nao teve participacao no resultado do jogo, mas ao menos um jogador do Braga (Francesco) deveria ser expulso, mas quis contemporizar e perdeu a redea.
    Esta fazendo esta ressalva, que sei que o amigo e bem democratico. Abracos

    Curtir

  2. Brincadeira né! Palmeiras x Ituano e Santos x Penapolense para dois árbitros rodados. Aonde estão os novos. O prof. Gustavo de saudosa memória deixou a FPF nos idos de 2000 e quase 15 anos depois nenhuma revelação. Pelo que tenho lido aqui, SP perdeu o Salvio, Seneme e agora o Paulo César. Lembra do Sul, que perdeu Gaciba, Simon e agora em Vuaden na reta final de carreira?
    Cadê os árbitros novos CBF?
    Cadê os árbitros novos FPF?
    Daqui a alguns anos, vão chorar, por que SP e Brasil terá menos ainda representantes na arbitragem mundial.
    E entre os assistentes, sempre esquecidos, quem se destaca?
    Quem foi revelado pela comissão de arbitragem de SP nesta administração do Marinho e Arthur Alves?

    Curtir

  3. Aproveito para pedir a opinião do Gustavo, do Oiti, do Anselmo, do Altemir que sempre escrevem por aqui.
    Falem professores. Ajudem ao Porcari a melhorar (salvar) a arbitragem paulista.

    Curtir

  4. Pedro, não sou salvador da pátria não. Os árbitros têm seus representantes para defendê-los: Cooperativa, Sindicato, Assoiciação Nacional…
    Aliás: os gestores do futebol, que ganham bem para isso, devem resolver esse problema da falência (ou fracasso) do processo de renovação ao longo dos últimos anos.
    Sou um mero analista, apaixonado pelo assunto e descomprometido (felizmente) com quaisquer dessas entidades. Meu compromisso é levar ao ouvinte / torcedor através das searas que atuo (Na Rádio Difusora AM810, no SBT (retransmissoras Campinas, Sorocaba e Litoral) e Jornal Bom Dia / Diário de SP. E, claro, pelos meus blogs.
    Abraços.
    Porcari.

    Curtir

  5. bom dia
    COM RELAÇAO A MATERIA, O RESUMO DA OPERA EH UM SO: NAO EXISTE RENOVAÇAO, PQ O SISTEMA IMPLANTADO POR ESTES SENHORES EH PIFIO E SEM ESTRUTURAÇAO, COMO EM UMA EMPRESA SE NAO HOUVER UM PLANEJAMENTO AS COISAS NAO ACONTECEM. ELES PRIORIZARAM AS AMIZADES, AS INDICAÇOES E O PERFIL FISICO TAO SOMENTE, QUALIDADE TECNICA , PERFIL E CONHECIMENTO FICARAM PARA SEGUNDO PLANO. O MAIS IMPORTANTE Q ESTA VISIVEL EM TODA A ESCALA E CONDUÇAO DO PROCESSO EH A VAIDADE DOS Q ESCALAM.
    HORA DE TROCAR TODO MUNDO. SE VC EH PRESIDENTE DE SINDICATO, FIQUE LA. NAO DUPLA JORANADA E ATE TRIPLA POIS GANHAM TB PARA SEREM OBSERVADORES, O CICLO EH VICIOSO . VAMOS ACORDAR OU SAO PAULO (Q JA NAO EH MAIS O SELEIRO DA ARBITRAGEM NACIONAL) SERA APENAS UMA SIMPLES FEDERAÇAO NACIONAL.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.