Na última sexta-feira estávamos há apenas 32 dias para a Copa do Mundo. E a FIFA, no intuito de agradar os torcedores, acabou sem querer dando uma “bola nas costas” no Brasil, como se costuma dizer no jargão do futebol.
A entidade divulgou em seu site (estava disponível em: fifa.com/aboutfifa/organisation/the-fifa-weekly) uma cartilha intitulada “Brasil para Principiantes” sobre o que o estrangeiro que viesse assistir ao Mundial deveria entender e esperar sobre nosso país. Mas no sábado à tarde, retirou as dicas da Internet, provavelmente pela repercussão negativa.
Pois bem, veja se você concorda com os itens que foram publicados. Abaixo:
1. Sim nem sempre significa sim
Os brasileiros são otimistas e nunca começam uma frase com a palavra “não”. Para eles, “sim” significa na realidade ‘talvez”. Quando disserem “Sim, eu te ligo”, é melhor que não espere que o telefone toque nos próximos cinco minutos.
2. Horário flexível
A pontualidade é um conceito muito flexível no Brasil. Quando marcar com alguém, ninguém espera que estará no lugar combinado na hora exata. O normal é contar com uns 15 minutos de atraso.
3. Contato físico
Os brasileiros e as brasileiras não estão familiarizados com o costume da Europa de manter distância como norma de cortesia e conduta. Eles falam com as mãos e não evitam de tocar o interlocutor. Isso pode facilmente se transformar em um beijo se a conversa estiver ocorrendo em uma discoteca, por exemplo.
4. Fazer fila
A paciência na hora de esperar não é uma das principais virtudes dos brasileiros. Por exemplo, não existe uma “fila mecânica” como na Inglaterra. Os brasileiros preferem ser “inteligentes”, sempre se arranjando para chegar na frente.
5. Moderação
Quem se animar a ir a uma churrascaria, deverá praticar jejum de 12 horas e maneirar na hora de comer, já que as melhores carnes chegam na parte final.
6. A lei do mais forte
A regra que dá direito à preferência dos carros no trânsito é simples: o veículo maior passa na frente.
7. Proibido fazer topless
A imagem das mulheres com pouca roupa, tão típica no carnaval, pode ser enganosa e é diferente da realidade. É certo que os biquínis brasileiros têm menos pano que os europeus, mas as brasileiras nunca os tiram na praia, onde fazer topless é proibido e pode resultar em prisão.
8. A língua espanhola não vale
Os turistas que tentarem se comunicar em espanhol terão a sensação de estar falando com as paredes. A língua nacional do país é o “brasileiro”, uma variável do português. Quem falar que Buenos Aires é a capital do Brasil, pode estar seguro de que será deportado imediatamente.
9. Experimentar o ‘açaí’
As frutas da Amazônia fazem maravilhas: previnem as rugas e têm o mesmo efeito de uma bebida energética. Algumas mordidas podem recuperar o jogador de futebol mais cansado.
10. Paciência
No Brasil é muito comum fazer as coisas no último minuto. A recomendação aos turistas é que tenham muita paciência. No final, tudo estará pronto a tempo. Isso pode ser aplicado aos estádios. A filosofia dos brasileiros na vida pode ser resumida com a seguinte frase: “relaxa e aproveita.”.
A última dica foi sensacional, parafraseando a senadora Marta Suplicy quando tentou aconselhar as pessoas irritadas com o caos aéreo nos aeroportos com o infeliz “relaxa e goza”.
Mas, cá entre nós… no fundo, a cartilha, apesar de politicamente incorreta, não tem algumas verdades que doem (apesar de que a autora – a FIFA – não ter muita simpatia para ditar normas éticas)?


Os itens 5 e 6 não concordo.. o item 8 eu gostei, ao chegar em qualquer pais precisa-se falar pelo menos o basico da lingua nativa, a melhor parte é a deportação rsrsr
o Item 10 sem comentarios.. mas no geral, comentarios desnecessarios…
CurtirCurtir