– Lusa e a Tabacow

E a Portuguesa anunciou a Tabacow como seu patrocinador-master. Ela é a maior empresa de tapetes da América Latina, e, em tempos do pejorativo “Tapetão” no futebol, parece ser uma irônica jogada de marketing para provocar o Fluminense, que houvera sido rebaixado para a série B e permaneceu na A devido ao imbróglio da escalação do jogador irregular da Lusa que lhe valeu a perda de pontos.

Mas já que citamos o caso Heverton, essa é uma história suspeitíssima!

– Quem deu a dica?

– E as ligações que a Lusa recebeu sendo informada?

– Quem liberou para escalar?

– E a última: segundo Lauro Jardim, da Veja, na semana da confusão a Portuguesa pagou em dinheiro vivo (pela primeira vez no ano) os salários atrasados dos seus atletas.

Curioso… Fluminense e a própria diretoria da Lusa devem ser investigados. Cada vez mais cheira mal essa história!

Em tempo: e o jogo da Portuguesa x Bragantino suspenso para o outro dia por falta de energia elétrica? O árbitro Leandro Bizzio Marinho esperou, esperou, esperou… quase 2h20m? Pensei que a partida seria recomeçada na madrugada desta 4a feira!

tabacow-portuguesa2.jpg

– A Farra do Plano de Saúde do Senado Brasileiro

Veja só: Demóstenes Torres, senador cassado, ainda se beneficia do Plano de Saúde vitalício de quando estava no Congresso. Mesmo tendo perdido o cargo por corrupção, ele e a família continuam bancados por nós!

Funciona assim: cada senador tem direito a gastar R$ 32.958,12 por ano. Mas se você não usar, acumula para o ano seguinte. Se em 10 anos você não usar, está lá mais de 320.000,00 para serem gastos e que não têm prazo de validade.

Se o político for suplente e assumir o cargo por um dia apenas, ganha o benefício para o resto da vida. E se for cassado por corrupção ou crimes, não perde.

Sensacional, não?

Se precisar de dentista, a regra é a mesma, só mudam os valores: R$ 25.998,96;

Ô país de poucos privilegiados… enquanto isso o povão está se matando na fila do INSS.

(números extraídos de OESP, ed 10/03/14, pg A5).

farracomdinheirop%C3%BAbliconasespa_asconpa.jpg

– E a Democrática Copa do Brasil 2014 começa!

Quem diria que a mais inclusiva das competições nacionais, a Copa do Brasil, foi criada pelo conhecido nada democrático Eurico Miranda, quando trabalhou na CBF…

A ideia original de um torneio formado apenas pelos campeões estaduais modificou-se para uma competição maior. E nela o interior do país festeja!

A competição sempre traz suas surpresas: o XV de Novembro de Campo Bom/RS (que hoje não tem mais futebol profissional), na época treinado pelo iniciante Mano Menezes, foi 3o colocado numa edição. E o Baraúnas/RN, que eliminou diversos grandes? Sem contar o título dos pequenos Santo André/SP, Paulista/SP e Juventude/RS, com vitórias respectivamente contra os cariocas Flamengo, Fluminense e Botafogo.

Dela floresceram alguns treinadores de peso: desde o já citado Mano até Felipão no Criciúma, passando por Vágner Mancini no Paulista.

O legal da competição é que as cidades pequenas literalmente param quando há rodada: Vilhena/RO está há dias ansiosamente aguardando o Palmeiras/SP. E em todas elas os grandes são recebidos como atrações e com muita alegria. E o bom é que quem faz o jogo como visitante, em que pese as grandes distâncias, tem a possibilidade de eliminar o time pequeno num jogo só.

É esse outro atrativo: a Copa do Brasil é em mata-matas, “matando” a saudade daqueles que defendem o formato.

Só acho que a competição não deveria valer uma vaga direta para a Taça Libertadores da América, mas sim para a Pré-Libertadores ou para um confronto com o último time fora da classificação do torneio pelo Brasileirão. Penso que pelo nível de competitividade, o quarto e quinto colocado do Brasileirão passam por mais dificuldades do que o campeão da Copa do Brasil, pois nela se encontram ao longo do caminho equipes frágeis da série B, C e D (ou até fora delas!). Aliás, o grande detalhe: o único Campeão da Copa do Brasil que só enfrentou times da Primeira Divisão foi o Paulista de Jundiaí! Será que alguém repetirá o fato nessa próxima edição?

Por fim, a pergunta voltada ainda ao mérito da conquista: você acha justo o campeão da Copa do Brasil ter vaga garantida para a Libertadores?

Ficheiro-Copa_Sadia_do_Brasil_2014.jpg