– Racismo no Futebol e Copa do Mundo

Minha coluna impressa do Jornal Bom Dia:
#Racismo no #Futebol e Matriz de Responsabilidade da #WorldCup.
Compartilho em:http://www.redebomdia.com.br/blog/lista/109/Rafael+Porcari

LIBERTE-NOS DO PRECONCEITO
No Equador, na Colômbia ou no Brasil, todos são brancos de olhos azuis? Claro que não.
Nos países bolivarianos predominam indígenas miscigenados com europeus e alguns negros. No Brasil, a mistura das raças é ainda maior. Peles vermelhas com amarelos, negros, brancos ou de qualquer outra raça aqui se encontram e convivem harmoniosamente, representando bem o brasileiro.
Porém, mais um odioso episódio de racismo em plena América do Sul, em partida da Libertadores: no predominantemente indígena Peru, jogaram Real Garcilaso x Cruzeiro/MG. E não é que a torcida local ironizou o brasileiro negro Tinga com gritos, cânticos e performance de macaco?
Preconceituosos raciais que não conseguiram ainda entender: só existe uma raça: a humana. O Racismo é o cúmulo do desprezo humano.
Quer acabar com o Racismo no Futebol? Prenda o torcedor na arquibancada (sejam quantos forem) e eliminem o clube da competição que esteja disputando.
Rigoroso? Sim, afinal, racismo é crime contra a humanidade.
Fico imaginando o quão vazia é a vida e quão baixos são os princípios de quem chama seu semelhante de macaco. Qual a graça em ironizar seu próximo? E tento (mas não consigo) imaginar o sentimento de dor de quem sofre com o preconceito.
Não sei o que é pior: entristecer-se por ver a escória humana que é o racista ou o desprezo sentido pelo negro atingido por essa covarde agressão moral.

E TEM GENTE QUE ACREDITAVA EM UM MUNDIAL PRIVADO…
Quando a FIFA anunciou que o Brasil sedaria a #CopadoMundo em 2014, Ricardo Teixeira bradou que o evento seria privado, sem dinheiro público, a não ser para as obras que beneficiariam a população.
E não é que a grana gasta na maior parte dos estádios veio dos cofres do povo?
Pior: das 41 obras oficiais de infra-estrutura no Programa Oficial da WorldCup14, apresentados pelo Governo #Lula, somente 5 estão concluídas!
Segundo a ONG Contas Abertas (que fiscaliza os gastos do Mundial) originalmente seriam 56 importantes obras prometidas no documento chamado de “Matriz de Responsabilidade” ao custo de R$ 15,6 bilhões.
Eu nunca quis Copa do Mundo no Brasil, pois certamente o dinheiro público gasto para financiar estádios (lembre-se: foi prometido financiamento privado), as garantias dadas à FIFA e o tempo desperdiçado poderiam ser canalizados em investimentos sociais em Saúde e Educação.
O legado será qual? Estádios e Estradas? Não deveriam construir Hospitais e Escolas? Não me venha com o papo de que a mobilidade urbana com obras em aeroportos e metrôs serão os grandes benefícios, já que tais realizações independem de uma Copa do Mundo.
Ah, quanto a Economia, vale calcular: quem lucra mais durante um Mundial: o Governo, a População ou a #FIFA?

#centraldofutebol #juizporcari

1800183_724056034301728_754037344_n.jpg

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.