– A lista dos árbitros da Copa do Mundo é formada pelos melhores?

Nem sempre os mais competentes são escolhidos. A FIFA divulgou a lista dos trios de arbitragem para a Copa do Mundo, composta por 25 trios fixos além de “16 árbitros de suporte”, como são chamados os “árbitros de espera / ajuda” pela entidade (8 árbitros e 8 bandeiras).

Na relação, veremos árbitros do Taiti, Panamá e Gâmbia. Também teremos bandeiras das Ilhas Fiji, Quirguistão e Burundi.

Se temos 2 ou 3 trios ingleses, alemães, italianos ou de qualquer outra parte do globo mais qualificados, por que se fazer média de 1 trio por país? Somente para prestigiar politicamente federações menores?

Ravsham Irmatov, árbitro do Uzbequistão, fez uma lambança na Copa das Confederações (partida Brasil x Itália), mas estará na Copa do Mundo. Já o uruguaio Roberto Silvera, um dos melhores da América do Sul, ficou fora do Mundial devido ao rigoroso Teste Físico. Será que perdeu a vaga pelo salvadorenho Joel Aguilar, que é ruim de apito mas ótimo como velocista?

Aqui no Brasil, deu a lógica: Sandro Meira Ricci, com Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Van Gassen irão representar a arbitragem brasileira.

Excelente e justa escolha!

Ricci é muito invejado por alguns colegas, talvez pelo fato de ser um árbitro bem estudado e esclarecido. Tem trabalhado com muita regularidade, e em especial apitou a final da Copa do Mundo de Clubes, vencida pelo Bayern. Emerson Carvalho é experiente, um dos melhores bandeiras com quem tive a oportunidade (e o prazer) de trabalhar. Foi muito criticado por um erro na partida Santos x Corinthians (erro que não costuma cometer e que foi pontual), e felizmente tal incidente não apagou os méritos da sua ótima carreira. E Marcelo Van Gassen é jovem e talentoso. Trabalhamos muitas vezes, a primeira há uns 12 anos, numa partida da Copa São Paulo de Futebol Jr (quando a Copinha ainda revelava árbitros). Foi prejudicado, e me recordo claramente, quando o então diretor de futebol do Corinthians Andrés Sanches invadiu o campo e prometeu que ligaria ao mandatário da CA-CBF Armando Marques pedindo punição, por não concordar com um gol anulado que estaria em impedimento, na partida Corinthians x Cianorte-PR pela Copa do Brasil (e que Van Gassen acertou). Mesmo com o acerto, “seu Armandinho” adorava fazer média e suspendeu injustamente Van Gassen.

Boa sorte aos árbitros da Copa, que terá potenciais nomes para apitar a final antes do torneio começar: o chileno Enrique Osses, o holandês Bjorn Kuipers, o japonês Yuichi Nishimura, o espanhol Carlos Vasques e o inglês Howard Webb. E fica o detalhe: Paraguai, Uruguai, França, entre outras nações, não terão árbitros na Copa do Mundo. Em compensação, teremos guatemaltecos, barenitas, quenianos…

A lista está disponível em: http://is.gd/WorldCup14Referee

2084968_FULL-LND.jpg

3 comentários sobre “– A lista dos árbitros da Copa do Mundo é formada pelos melhores?

  1. Caro Porcari, deu a logica na escolha dos arbitros brasileiros para a copa Ricci sem duvida e o mais regular deles, apenas seneme o valdivia da arbitragem, sempre esta contundido, mais tem prestigio nunca e cortado, Heber Lopes árbitro irregular pensava que era o dono do mundo, passou Paulo Cesar, me decepcionei muito com esse rapaz,achava ter personalidade, mostrou se medroso, incapaz de reclamar sempre do lado dos dirigentes, puxou o salvio , por isso esta fora e esquecido, se tem honra pede par sair, os assistentes ficou fácil para emerson e van gasse os demais assistentes são muitos fracos especialmente o incompetente Alessandro da Bahia, tanto emerson e van gasse substitui duas feras que foi o valter e o Corona, bem vindos a copa.

    Curtir

  2. O Servio lembrou bem do Válter José dos Reis, um dos grandes assistentes. Ele estava na Escola da FPF, mas sumiu de lá. Por onde anda este baluarte?
    Quanto ao juiz indicado, os demais deram sopa (menos Seneme que tem dificuldades físicas por conta de estar sempre lesionado).
    Discordo do comentário do PC e Sálvio, dois grandes árbitros.
    O que mais sinto falta é dos novos atuando na terra da garoa, mas isto é problema do modelo de sorteio.
    Sorte ao trio (um mineiro, candango e pernambucano – Sandro, um carioca, paulista e mineiro – Van Gasse e um caipira de Sampa – Emerson).
    Lamentei pelo Alessandro, um grande bandeirinha do futebol brasileiro.
    E gostei da Conaf cortar o bandeirinha que entrou pela pela porta dos fundos e sentou na janelinha por conta do tal Coronel do Apito Carioca, o Aristeu. Quem ia imagina que este faria política. Ainda bem que saiu logo e o que falou sobre manipularem resultados caiu junto com ele. Nunca mais falaram nada!

    http://cbn.globoradio.globo.com/programas/quatro-em-campo/2013/02/27/QUAL-E-A-VERDADE-DE-ARISTEU-TAVARES-EX-PRESIDENTE-DA-CONAF.htm

    Mais isto já havia ocorrido em anos anteriores, enfim, sem fim,

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.