– Natal Comercial versus Natal Verdadeiro

Feliz Dia da Ceia da Árvore?

Caramba, há coisas que assustam pelo apetite feroz ao consumismo. E um deles é o comercial que visa “impor” um dia oficial para se montar a árvore de Natal. Esta data, segundo a Sadia, é 01 de Dezembro, o “Dia da Ceia da Árvore“, onde as crianças e seus pais devem comer Peru para comemorar o sucesso da montagem.

Já viu o comercial? Está em: http://www.youtube.com/watch?v=dcdRDtz7jXo#t=18

Puxa, já não basta ter o apelo de comprar presentes (sacrificando até quem não pode) ao invés do sentido espiritual da coisa, agora se gasta para “os festejos de montar a árvore”? Claro que a Sadia quer vender mais peru e tenta criar uma data impactante. No ano que vem, teremos de novo tal mensagem. E isso cansa! O escritor Walcyr Carrasco, dias atrás, disse algo interessante:

Dezembro é o mês da síndrome natalina, aquela obrigação de exalar felicidade. Dá para se libertar dela?

Você que gosta do Natal, me desculpe, mas concordo com o Walcyr. Celebrar e ser feliz deve ser todo dia; reunir os amigos e a família, sempre. E, muitas vezes, escolhemos uma data para nos juntarmos com pessoas que muitas vezes nem mais convivem conosco ou que não temos afinidade. E surgem os sorrisos amarelos e a necessidade de se gastar com presentes.

Ora, temos que presentear o ano inteiro? Aniversário, Dia das Crianças, Natal, Páscoa, dia disso e daquilo…

Sem ser hipócrita: clima natalino é diferente de clima comercial. DETESTO ESSA ÉPOCA COMERCIAL DO ANO, com as ruas lotadas e pessoas histéricas comprando e se estressando.

Natal, pra mim, é tempo de relembrar o nascimento de Cristo, seus motivos de vir ao mundo (para nos salvar) e a necessidade de buscarmos a conversão pessoal (que deve ser diária, não só no final de ano). Papai Noel é só um personagem bem pequeno, e que os mais estudiosos sabem, foi criado pela Coca-Cola para campanhas de marketing no final do ano nos EUA há muito tempo atrás, bem como o tal do “Dia da Ceia da Árvore”.

O tempo do Natal deve ser festa religiosa, não desespero comercial. Nossos bolsos que o digam em janeiro…

1452586_557048661046752_843951935_n.png

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.