– Criciúma x São Paulo: Pênalti diferente e legal em lance fácil de decisão surreal

Pênalti polêmico no jogo entre Criciúma x São Paulo. Um clássico lance de má-sorte de jogador após incompetência da arbitragem.

Nos segundos iniciais da partida (não tínhamos nem 1 minuto de jogo), a árbitra assistente Katiuscia Mendonça não viu Sueliton receber a bola em impedimento de quase 2 metros, fácil de ser marcado. A moça estava bem posicionada, e provavelmente sua falha se deu por desatenção de início de jogo. Acreditem: os minutos iniciais de uma partida são ruins para a arbitragem, pois ela tem que estar ligada no jogo na mesma intensidade do que os jogadores. E, como se viu, o Criciúma entrou “pilhado”, “mordendo”, num ritmo intenso, maior do que a atenção da bandeira (no 2o tempo, a dificuldade do árbitro no início da partida é maior, pois ele tem que se desacostumar a marcar lances para o lado do primeiro tempo, já que se muda o campo; e para os bandeiras, mais ainda – repare na quantidade de erros fáceis de arremessos laterais invertidos que acontecem nesse período).

Na sequência, Sueliton é desequilibrado por Lucas Evangelista. E, mesmo sem intenção, é a chamada falta por imprudência, sendo que dentro da área é pênalti. Lucas não quis fazer a falta, mas corre tanto atrás do adversário que tropeça e o atinge. É azar e ao mesmo tempo infração.

Voltei 17 anos no tempo ao assistir esse lance. Me recordei de 1996, uma jogada parecida na partida Cruzeiro x Portuguesa no Mineirão, válido pela semifinal do Brasileirão da época. Duas coisas me marcaram nesse jogo: o árbitro Sidrack Marinho apitou a partida sem aplicar nenhum cartão amarelo (mesmo em lances que deveria dar), poupando jogadores pendurados das duas equipes; a outra, é que um atleta cruzeirense corria para roubar a bola do adversário luso, e com tanta velocidade, caiu, deu uma cambalhota e atropelou o adversário. Falta bem marcada.

Na época, me recordo que o Prof da Escola de Árbitros da FPF, Gustavo Caetano Rogério, chamou a atenção para essa jogada numa reunião que participei com outros árbitros e disse: “se alguém tiver dúvida sobre o que é falta sem intenção e azar ao mesmo tempo, lembre desse lance”.

Lembrei. E anotei no meu caderno, tanto que compartilho com os amigos leitores. E reitero uma idéia antiga: e se tivéssemos a possibilidade de antes da cobrança do pênalti o árbitro tirar a dúvida em um monitor? Já é tempo de discutir mais a tecnologia no futebol…

5xBA8.jpg

2 comentários sobre “– Criciúma x São Paulo: Pênalti diferente e legal em lance fácil de decisão surreal

  1. Caro Porcari, respeito suas opiniões, sempre bem embasada mais devo discordar de você sobre a arbitra assistente, ela errou feio demonstrou não ter capacidade de estar em um jogo de nível A, assistente deste nível que está desatenta ou falta de conhecimento não pode estar ai, o técnico do são Paulo foi muito feliz ao comentar que ela deveria volta para a escola e eu concordo. agora sabe o que vi acontecer com ela nada, o campeonato se encerra na próxima semana, e ano que vem ai estará ela novamente com seus belos cabelos,
    sorriso que aliais quem comanda a arbitragem adora de volta com os mesmos erros e só fazer uma pesquisa, esta mesma assistente
    há três anos atras em Guaratinguetá, pela copa do brasil , jogo guara x atlético mineiro fez tanta lambança que jamais deveria voltar ao cenário esportivo
    um forte abraço.

    Curtir

  2. Olá Sérgio, você não discorda de mim não, pois concordamos juntos. O jogo era maior que a bandeira. O erro foi grave e o Muricy tem razão.
    Há bandeiras bonitas e competentes. Mas na CA-CBF, parece que qualquer rosto bonito já é motivo para escala na série A. Beleza não é sinônimo de competência (e nem de incompetência)…
    Abração, Porcari.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.