– Quem foi a Revelação do Apito em 2013?

E estamos chegando quase ao fim do Campeonato Brasileiro e começaram as listas dos destaques: quem foi o melhor jogador; e a revelação do torneio?

As relações sempre trazem polêmicas, pois, afinal, ninguém consegue assistir aos 380 jogos do torneio e fazer comparações e julgamentos de todos. Dito isso, vem uma discussão maior ainda: quem foi o melhor árbitro e a o juiz-revelação de 2013?

Se perguntado a um torcedor fanático, talvez ele responda de bate-pronto: “meu voto é nulo“.

Será que ele não tem um pouquinho de razão?

A arbitragem sempre é a mal vista e rigorosamente avaliada. Mas a fase dos árbitros brasileiros, sejamos justos, não é boa. Culpa do mau trabalho de renovação feito pelos dirigentes, indubitavelmente. Assim, os melhores de 2013 foram Seneme (que apitou pouco no começo/meio do ano), Sandro Meira Ricci (que ficou um período fora do país), Marcelo de Lima Henrique (talvez o mais regular do ano) e Leandro Vuaden (que manteve um alto nível). Heber, outro FIFA, cometeu alguns deslizes e ficou mais abaixo. Paulo César de Oliveira e outros “árbitros de nome” tiveram um ano comum. E os demais do quadro FIFA, como Péricles Bassols, Francisco do Nascimento e Ricardo Marques, poderiam ter ido melhor. Wilton Sampaio, o mais novo árbitro internacional, não teve grandes desafios.

Destaque – não pelas atuações mas pelo número de escalas – ao goiano André Luís Castro, que venceu no sorteio quase 20 jogos. Muitos dizem que isso se deve ao fato do presidente da Comissão de Árbitros, Antonio Pereira da Silva, ser de Goiás. Bobagem. Acho que é uma aposta do Pereirão, que, coincidentemente, escolheu um “compatriota” e o coloca em boa parte dos jogos. O problema é: os outros árbitros têm as mesmas oportunidades?

Alguns falam que o paraense Dewson de Freitas poderia ir para a FIFA e é o “cara”. Discordo totalmente. Acho cedo dar o escudo tão desejado a ele; precisa ganhar a honraria depois de se consagrar num São Paulo x Corinthians ou num FLA x FLU. Apitar jogos de porte médio e já subir meteoricamente não pode.

Assim, considero que não tivemos nenhuma revelação no apito em 2013 (infelizmente) e que os 3 melhores do Brasileirão: Leandro Pedro Vuaden, Marcelo de Lima Henrique e Wilson Luís Seneme.

E você, a quem daria seu voto de melhor árbitro e revelação? Deixe seu comentário:

juiz.gif

4 comentários sobre “– Quem foi a Revelação do Apito em 2013?

  1. Gostei muito dos gaúchos, O Anderson, que apareceu no Globo Esporte e o Márcio Chagas. O Paraense eu deixo de comentar porque não vi. Vc citou 3 melhores: Leandro, Marcelo e Seneme, mas tem o Sandro, o Luiz Flávio, o Rafael Clauss e outros. Gosto de pesquisar e no site da CBF tem o ranking parcial. Veja se ele esta adequado professor.

    Clique para acessar o 1998621727.pdf

    Curtir

  2. Pedro, respeito critérios, mas cá entre nós: a fórmula do ranking da CBF é um monstregngo, hein? Einstein ficaria feliz… kkk Abraços!

    Curtir

  3. Professor, pelo que vi no tal documento, a soma do nr de jogos, com as notas de alguns itens define o ranking.

    O sr. que foi juiz e atuou em SP sabe dizer como se chega ao ranking da Fed. Paulista?

    Curtir

  4. Pedor, no link “Arbitragem” tem o Ranking e Regulamento. Eu, sinceramente, não confio nessas metodologias dos cartolas.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.