Há certas coisas que trazem à tona grande discussão: uma delas é a punição aos clubes que perdem seus mandos de jogos.
Atualmente, vemos um sem-número de punições a clubes cujas torcidas arranjarem confusões na arquibancada. Justo, pois é necessário que os dirigentes que tanto ajudam suas organizadas sejam responsabilizados por fomentá-las, sejam tais ajudas por ingressos cedidos, dinheiro doado ou passagens arranjadas.
O problema é: impedir o clube de jogar em sua praça é a medida adequada? Veja o seguinte caso: Corinthians x Santos jogarão no estádio Fonte Luminosa, em Araraquara.
Será que os torcedores que há tempos promovem arruaça não viajarão até lá? Apenas se transferiu o jogo de lugar, e, possivelmente, realocaram as brigas no Interior do Estado (levando aos oficiais da PM desses lugares à loucura, já que não estão acostumados com esses baderneiros profissionais).
Veja ainda o caso do Santos FC: se jogasse no Pacaembú, a logística seria mais simples e as despesas menores. Agora, a equipe santista tem que viajar mais longe, gastar mais tempo e mais dinheiro.
Quem de fato foi punido? Até financeiramente o clube pode levar vantagem, pois como o Corinthians não joga clássicos por lá, poderá aumentar o valor das entradas e se dar bem.
Para mim, a punição mais sensata é jogar com portões fechados. Os torcedores que causaram confusão não entrariam, o time seria punido financeiramente e o clube adversário não se sentiria afetado por tal medida.
E para você, qual o tipo de punição mais justa?
