– Recursos Naturais do Planeta para 2013 já se exauriram!

Quer dizer que os recursos naturais para 2013 já foram consumidos?

Veja: (enviado por Reinaldo Oliveira).

TERRA PRECISARIA TER 50% MAIS RECURSOS PARA SUSTENTAR PADRÃO DE CONSUMO ATUAL

Esgotamento foi registrado mais cedo do que em 2012 (22 de agosto)

O planeta Terra teria que “fechar as portas” na terça-feira, 20 de agosto, caso a humanidade se comprometesse a consumir a cada ano só os recursos naturais que pudessem ser repostos no mesmo período. A estimativa é da Global Footprint Network, organização não governamental que calcula o “Dia da Sobrecarga”. Para sustentar o atual padrão médio de consumo da humanidade, a Terra precisaria ter 50% mais recursos Em 2013, o esgotamento foi registrado mais cedo do que em 2012 (22 de agosto), e a piora tem sido uma constante. “A cada ano, temos o Dia da Sobrecarga antecipado em dois ou três dias”, destacou Juan Carlos Morales, diretor regional da entidade na América Latina. A Global Footprint Network promove o uso do conceito de “pegada ambiental”, uma medida objetiva do impacto do consumo humano sobre recursos naturais. No Dia da Sobrecarga, porém, expressa-o de outra maneira: para sustentar o atual padrão médio de consumo da humanidade, a Terra precisaria ter 50% mais recursos. Para fazer a conta, a ONG usa dados da ONU, da Agência Internacional de Energia, da OMC (Organização Mundial do Comércio) e busca detalhes em dados dos governos dos próprios países.

Critérios considerados

O número leva em conta o consumo global, a eficiência de produção de bens, o tamanho da população e a capacidade da natureza de prover recursos e biodegradar/reciclar resíduos. Isso é traduzido em unidades de “hectares globais”, que representam tanto áreas cultiváveis quanto reservas de manancial e até recursos pesqueiros disponíveis em águas internacionais. A emissão de gases de efeito estufa também entra na conta, e países ganham mais pontos por preservar florestas que retêm carbono. Apesar de ter começado a calcular o Dia da Sobrecarga há uma década, a Global Footprint compila dados que remontam a 1961. Desde aquele ano, a sobrecarga ambiental dobrou no planeta, e a projeção atual é de que precisemos de duas Terras para sustentar a humanidade antes de 2050. A mensagem é que esse padrão de desenvolvimento não tem como se sustentar por muito tempo. “O problema hoje não é só proteger o ambiente, mas também a economia pois os países têm ficado mais dependentes de importação, o que faz o preço das commodities disparar”, ressaltou Morales. “Isso ocorre porque os serviços ambientais [benefícios que tiramos dos ecossistemas] já não são suficientes”.

Brasil credor ambiental

No panorama traçado pela Global Footprint Network, o Brasil aparece ainda como um “credor” ambiental, pois oferece ao mundo mais recursos naturais do que consome. Isso se deve em grande parte à Amazônia, que retém muito carbono nas árvores, e a uma grande oferta ainda de terras agricultáveis não desgastadas. Mas, segundo a WWF-Brasil, que faz o cálculo da pegada ambiental do país, nossa margem de manobra está diminuindo e exibe grandes desigualdades regionais. “Na cidade de São Paulo, usamos mais de duas vezes e meia a área correspondente a tudo o que consumimos”, justificou Maria Cecília Wey de Brito, da WWF. O número é similar ao da China, um dos maiores “devedores” ambientais. Entre os principais devedores ambientais (consomem mais do que repõem) estão: Japão, Qatar, Suíça, Itália, Reino Unido, Grécia, China, Egito e Estados Unidos. Já entre os principais credores (consomem menos do que repõem) destacam-se: Indonésia, Suécia, Austrália, Madagascar, Canadá e Brasil. (Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2013/agosto/dia-da-sobrecarga-planeta-esgota-hoje-cota-natural?tag=biodiversidade#ixzz2d4zOWvpn)
url.jpg

– 3 coisas que incomodaram na vitória do SPFC

O São Paulo enfim venceu e respirou na luta contra o rebaixamento. Mas 3 coisas que incomodaram muito:

  • 1- Luís Fabiano tomou o enésimo cartão na sua carreira e, pra variar, reclamou da arbitragem. Não se tornou cansativo? Eu apitei o Fabuloso quando era um ilustre desconhecido como Sub20 da Ponte Preta, e desde aquele tempo ele era chato. Ninguém ensinou ou orientou ele sobre bom comportamento?
  • 2- Aloíso, também de novo, recebeu cartão amarelo. E com o time vencendo e no final do 2o tempo! Junto com Luís Fabiano, não jogará a próxima partida por ser suspensão automática.
  • 3- Alguém jogou sal grosso nos degraus da saída do vestiário. Quer dizer que não adianta contratar jogador famoso, ter goleiro campeão, pagar salários altos pois quem resolve é a superstição? Parafraseio Paulo Autuori, que disse: “respeito a crença, mas a vitória veio como fruto do trabalho“.

E você, o que acha da vitória do Tricolor Paulista contra o Fluminense? É o marco da recuperação ou ainda é cedo para os sãopaulinos respirarem mais aliviados?

url.jpg

(foto: Gazeta Esportiva)

– 24 anos sem o Maluco Beleza?

Puxa, passou meio que batido: dia 21 passado fez 24 anos que Raul Seixas morreu!

Um gênio, poeta e doido. Se as drogas não tivessem acabado com ele…

url.jpg

– A Crueldade Síria

Quando vi no jornal, mudei de página, tamanho o horror: crianças estendidas no chão, vítimas de Gás Sarin.

Meu Deus, o que é isso? O que aqueles pobres inocentes têm a ver na briga entre Governo e Rebeldes?

Gente, o mundo está deixando um país se extinguir à sua frente, por culpa de um ditador sanguinário, Bashar Al-Assad. Alguém (a ONU, os EUA, OTAN, sei lá) precisa agir!!!

Como não tive coragem de ver os corpos dos coitadinhos, não publico aqui as fotos. Triste demais.

url.jpg

– E que tal discutir a Redução da Maioridade?

Um pertinente assunto: a maioridade penal no Brasil deve ser reduzida ou não? Valerá a pena? É o caminho?

Abaixo, o convite para hoje sobre a discussão desse importante tema:

ENCONTRO REGIONAL SOBRE REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

A Pastoral Fé e Política da Diocese de Jundiaí e o Fórum das Pastorais Sociais, convidam V.Sª., para participar de um “Encontro Regional Sobre a Redução da Maioridade Penal”, que será realizado no dia 28 de agosto, às 19h30, no salão da Igreja Santo Antonio, em Itupeva.

O motivo deste encontro que tem as importantes parcerias da OAB, CEDECA, Conselhos Tutelares, Pastoral do Menor, SEMADS, Coordenadoria da Juventude, CMDCA e outras entidades parceiras, que desenvolvem trabalhos com menores em situação infracional, é de uma reflexão e esclarecimento de alguns pontos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), bem como refletir esse tema à Luz da Doutrina Social da Igreja.

Num momento em que existem 41 PEC’s – Proposta de Emenda à Constituição em tramitação no Congresso Nacional que tratam dessa matéria, mas que falta informação para grande parcela da população sobre o assunto, a sua participação no encontro é de relevante importância para a discussão do tema..

Como a idéia básica dos defensores da redução da idade penal gira em torno do encarceramento, é importante conhecer alguns dados da situação no Brasil, que segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a população carcerária passou de 514 mil presos em dezembro de 2011, para 550 mil em dezembro de 2012.

Quanto aos adolescentes presos o quadro é bastante preocupante. Em 2011, segundo dados do CNJ, havia cerca de 17.500 adolescentes reclusos em sistema de internato. A maioria deles, em torno de 60%, com idades entre 15 e 17 anos. Como podemos observar, esta amostra conclui, que o Brasil já tem muita gente presa.

Logo a discussão e esclarecimentos sobre a redução da maioridade penal, que pode elevar e muito este índice, se faz necessário onde são importantes idéias colaborativas que atinjam a raiz do problema, como a imediata aplicação de políticas públicas de melhor qualidade, educação e inclusão destes jovens, em estado de infração, na sociedade.

url.jpg