Foram anunciadas mudanças na Comissão de Árbitros da FIFA, e de certa forma, elas são relevantes mundialmente e, talvez para nós, brasileiros, decepcionantes. Sairá o atual presidente da CA-FIFA, o espanhol Angel Maria Villar, além do seu vice Michael D’Hogge (eles eram os responsáveis pela escala dos árbitros nas competições internacionais). Para o lugar deles, foi anunciado o atual vice-presidente do Comitê Executivo da FIFA, o irlandês Jim Boyce, que esteve à frente da Internacional Board (o organismo que é o detentor maior das Regras do Jogo) por 12 anos.
Na prática, será Boyce quem escolherá os árbitros nos jogos da Copa do Mundo do Brasil em 2014. Mas aí vem as novidades: para auxiliar o trabalho da Comissão de Arbitragem da FIFA, ela designa outros representantes das confederações. E os membros da Conmebol escolhidos para ajudar Boyce serão:
– Carlos Alarcon (PAR), que há décadas escala os árbitros em competições da América do Sul;
– Jorge Romo (ARG), dirigente maior da arbitragem da AFA que ficou 17 anos no poder e foi retirado do cargo após severíssimas críticas locais em 2009;
– Jorge Larrionda (URU), ex-árbitro FIFA;
– Oscar Ruiz (COL), ex-árbitro FIFA.
Para quem esperava algum nome brasileiro, frustração. Nosso momento político e técnico na arbitragem internacional parece ser ruim. O que fazer?
Em tempo – Mássimo Bussaca, que tanto esteve em evidência em nosso país durante a Copa das Confederações (e foi responsável pela designação dos árbitros para a citada competição) continua a frente do RAP (Referreing Assistance Programme), o programa desenvolvido para treinar / preparar os árbitros.

Na verdade as funções de presidente e vice são apenas administrativas, por isso são ocupadas por dirigentes. Quem escolhe e designa os árbitros é a parte tecnica do comite, que é formada na maioria por ex-árbitros, que tem como chefe o suiço Massimo Busacca.
CurtirCurtir
Outra coisa, não existe presidente da IFBA, Jim Boyce foi presidente no periodo de 1995-2007 da IFA, que é a associação nacional da Irlanda do Norte
CurtirCurtir