– Pitacos da Rodada Futebolística

Na Vila Belmiro, um jogo legal para se assistir com boa arbitragem de Leandro Pedro Vuaden: Santos e Coritiba jogaram para frente, nada de retranca e bom futebol mostrado. O placar de 2 x 2 foi justo. Alex, mesmo veterano, mostra que está em forma, e a garotada do Santos também foi bem, embora, sejamos justos: tirando a defesa, o ataque do time ainda está muito verde.

Verde? Lembrei do Palestra: o Palmeiras ganhou do Figueirense lá em Santa Catarina, e o chileno Valdívia mais uma vez jogou bem. Foi a sua terceira partida seguida e o Verdão mostrou bom futebol, tendo ainda perdido um pênalti (que não deveria ser marcado pelo árbitro capixaba Marcos da Penha, pois Valdívia se jogou). Para a série B, está bom. Mas se estivesse na série A, esse time faria água.

Citei “água” e, por causa dela, temos que fazer a observação: e o lago criado no Durival Brito (Estádio do Paraná Clube), onde jogaram Atlético Paranaense x Corinthians? Ricardo Marques Ribeiro, o árbitro da partida, não teve peito para suspender o jogo. Quanto custou o passe do Alexandre Pato? Imaginaram se ele torce o pé num buraco em meio as poças? Prejuízo na certa. E nem precisa preservar jogador por ele custar caro – a saúde dos demais atletas, a qualidade do espetáculo e o respeito ao torcedor: tudo isso tem que ser levado em conta. É claro que o juizão não adiou a partida pois a orientação da CBF é que se realize o jogo na marra, pois não há datas disponíveis na tabela.

Falando em datas disponíveis, daqui a alguns dias o São Paulo irá excursionar na Europa e jogará contra o Bayern Munich! Na draga que o Tricolor do Morumbi está, pode ser goleado impiedosamente. Lembrando do vexame de sábado: perdeu de 3 x 0 do Cruzeiro (ótima atuação de Heber Roberto Lopes, que está bem magrinho). Aliás: a diretoria do SPFC realizou um churrasco na sede social com a Torcida Independente e outros sócios para amenizar a crise. Duas observações: a primeira irônica- “agora vai fugir do rebaixamento” e a segunda: “de Independente, só o nome da Organizada…”.

Já que citamos o rebaixamento, o Vasco com elenco de salário atrasado ganhou do Fluminense de salário milionário. Destaque positivo para o árbitro Marcelo de Lima Henrique, que expulsou corretamente Fred, que foi o destaque negativo. Para quem não viu, o centroavante da Seleção Brasileira deu uma cotovelada no adversário. Que coisa feia!

Feio mesmo é o público dos jogos da Copa Paulista. Caramba… futebol deficitário, feio, capenga e sem entusiasmo. E o que fazer?

Por fim: e o Paulista FC na Copa de nome homônimo? Que pena… o Galo Ituano ganhou do Galo Jundiaiense. Tomara que se recupere, torço muito para o treinador Ricardo Diabo Loiro. E confesso aqui: eu tinha 9 anos quando, na década de 80, o Paulista disputava o acesso para a 1a divisão e contra o Palmeiras de São João da Boa Vista (que apesar do nome joga com o uniforme das cores do Corinthians), o centroavante do tricolor da Terra da Uva marcou um gol nos acréscimos do 2o tempo, levando o lotado Jayme Cintra à loucura e passando de fase. Foi esse o meu primeiro jogo inesquecível!

Enfim: Torcedores organizados da “La Doce”, a Organizada do Boca Juniors, brigaram entre si com saldo de mortes. Tudo em busca da chefia da facção portenha… triste, são imbecis que levam a violência e o ódio ao esporte. Em tempos de visita Papal, com um sucessor argentino de Pedro, poderiam ter outro comportamento…

url.gif

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.