– Bergoglio na Cova dos Leões

Na Bíblia, Daniel estava envolto a Leões, e Deus o salvou.

No Rio de Janeiro, o Papa Francisco foi recebido por Dilma Roussef, Michel Temer, Renan Calheiros, Henrique Alves e Sérgio Cabral!

Que diferença e que contraste!

Fico pensando o que os políticos pensaram (se é que pensaram) no discurso de Francisco ao embarcar ao Brasil: “o poder é instrumento para servir os pobres“. Ou ainda na sua fala já no RJ: “não venho com ouro ou prata, mas trago o que tenho de mais precioso: Jesus Cristo”.

Os políticos deveriam refletir profundamente sobre tudo isso.

url.jpg

– Pitacos da Rodada Futebolística

Na Vila Belmiro, um jogo legal para se assistir com boa arbitragem de Leandro Pedro Vuaden: Santos e Coritiba jogaram para frente, nada de retranca e bom futebol mostrado. O placar de 2 x 2 foi justo. Alex, mesmo veterano, mostra que está em forma, e a garotada do Santos também foi bem, embora, sejamos justos: tirando a defesa, o ataque do time ainda está muito verde.

Verde? Lembrei do Palestra: o Palmeiras ganhou do Figueirense lá em Santa Catarina, e o chileno Valdívia mais uma vez jogou bem. Foi a sua terceira partida seguida e o Verdão mostrou bom futebol, tendo ainda perdido um pênalti (que não deveria ser marcado pelo árbitro capixaba Marcos da Penha, pois Valdívia se jogou). Para a série B, está bom. Mas se estivesse na série A, esse time faria água.

Citei “água” e, por causa dela, temos que fazer a observação: e o lago criado no Durival Brito (Estádio do Paraná Clube), onde jogaram Atlético Paranaense x Corinthians? Ricardo Marques Ribeiro, o árbitro da partida, não teve peito para suspender o jogo. Quanto custou o passe do Alexandre Pato? Imaginaram se ele torce o pé num buraco em meio as poças? Prejuízo na certa. E nem precisa preservar jogador por ele custar caro – a saúde dos demais atletas, a qualidade do espetáculo e o respeito ao torcedor: tudo isso tem que ser levado em conta. É claro que o juizão não adiou a partida pois a orientação da CBF é que se realize o jogo na marra, pois não há datas disponíveis na tabela.

Falando em datas disponíveis, daqui a alguns dias o São Paulo irá excursionar na Europa e jogará contra o Bayern Munich! Na draga que o Tricolor do Morumbi está, pode ser goleado impiedosamente. Lembrando do vexame de sábado: perdeu de 3 x 0 do Cruzeiro (ótima atuação de Heber Roberto Lopes, que está bem magrinho). Aliás: a diretoria do SPFC realizou um churrasco na sede social com a Torcida Independente e outros sócios para amenizar a crise. Duas observações: a primeira irônica- “agora vai fugir do rebaixamento” e a segunda: “de Independente, só o nome da Organizada…”.

Já que citamos o rebaixamento, o Vasco com elenco de salário atrasado ganhou do Fluminense de salário milionário. Destaque positivo para o árbitro Marcelo de Lima Henrique, que expulsou corretamente Fred, que foi o destaque negativo. Para quem não viu, o centroavante da Seleção Brasileira deu uma cotovelada no adversário. Que coisa feia!

Feio mesmo é o público dos jogos da Copa Paulista. Caramba… futebol deficitário, feio, capenga e sem entusiasmo. E o que fazer?

Por fim: e o Paulista FC na Copa de nome homônimo? Que pena… o Galo Ituano ganhou do Galo Jundiaiense. Tomara que se recupere, torço muito para o treinador Ricardo Diabo Loiro. E confesso aqui: eu tinha 9 anos quando, na década de 80, o Paulista disputava o acesso para a 1a divisão e contra o Palmeiras de São João da Boa Vista (que apesar do nome joga com o uniforme das cores do Corinthians), o centroavante do tricolor da Terra da Uva marcou um gol nos acréscimos do 2o tempo, levando o lotado Jayme Cintra à loucura e passando de fase. Foi esse o meu primeiro jogo inesquecível!

Enfim: Torcedores organizados da “La Doce”, a Organizada do Boca Juniors, brigaram entre si com saldo de mortes. Tudo em busca da chefia da facção portenha… triste, são imbecis que levam a violência e o ódio ao esporte. Em tempos de visita Papal, com um sucessor argentino de Pedro, poderiam ter outro comportamento…

url.gif

– A Vez dos Office-Velhos

Vejam que bacana: ao invés de office-boys, em São Paulo surge uma nova categoria: os office-velhos. Remuneração razoável, carteira registrada e alguns benefícios que os agradam são os atrativos. Abaixo:

Extraído de: http://is.gd/3lOj0w

FILA ESPECIAL E ÔNIBUS GRÁTIS SÃO ATRATIVOS PARA O AVANÇO DOS “OFFICE-VELHOS”

por Mariana Sallowicz

Apesar de estar aposentado há cinco anos, o auxiliar administrativo Nilson Lúcio, 64, não pensa em parar. Ele trabalha como “office-velho” -como vem sendo chamado o profissional da terceira idade que atua como contínuo. Ele vai a bancos no centro do Rio ao menos duas vezes por dia para pagar contas, fazer transferências e depósitos da empresa em que trabalha. Também faz outros serviços administrativos. A categoria vem crescendo na medida em que os idosos têm prolongado a permanência no mercado de trabalho. Segundo o IBGE, 40% dos homens com 60 anos ou mais estavam ocupados em 2011. Já as mulheres somavam 17%. Para as empresas, além da vantagem de ter um profissional mais experiente e responsável, os “office-velhos” representam economia de tempo e dinheiro já que, dependendo da idade, têm acesso à fila especial nos bancos e gratuidade no transporte público -válida a partir dos 65 anos em São Paulo e Rio. Em São Paulo, o benefício no ônibus começa aos 60 anos. “O número de empresas que contratam idosos para fazer serviços bancários tem aumentado. O problema é que muitas não empregam formalmente”, afirma João Batista Inocentini, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados. Não foi o caso de Lúcio. Ele foi registrado após ter ficado quase um ano desempregado. “Quando aposentei, não consegui me acostumar, fazia bicos. Até que me chamaram para fazer esse serviço.” Segundo ele, um dos pontos que contaram a seu favor foi a experiência. Quando vai ao banco, usa a fila especial. Um dia, conta, um rapaz ficou gritando quando ele entrou na fila de idosos. “Ele achou que eu não tinha 60 anos. Algumas pessoas não respeitam quem está na fila especial, olham feio, mas não me importo.” Inocentini confirma que há reclamações. “Já estamos discutindo a possibilidade de criação de outra fila, para idosos que trabalham.”

SAÚDE

A economista do IBGE Cristiane Soares diz que os profissionais têm prolongado a permanência no mercado devido ao envelhecimento com mais saúde. “A expectativa de vida vem aumentando com avanços na área de saúde.”

imgres.jpg

– Amanhã começará a JMJ

E amanhã se iniciará a JMJ.

Que São Francisco de Assis, servo de ‎Deus, humilde reformador da ‎Igreja e defensor da ‎Natureza, possa interceder por ‎Bergoglio, o Sucessor de ‎Pedro, (o Homônimo do chamado ‘irmão Sol’) que já irradia com seu carisma e simplicidade a todos os ‎fiéis e não-fiéis.

Assim, que o Espírito Santo ilumine mais ainda o ‎Papa Francisco na sua estadia em nosso Brasil durante a Jornada Mundial da Juventude, e que seus exemplos de despojamento e mansidão contagiem e fortaleçam aqueles que lutam por um mundo de ‎paz, mais ‎fraterno e ‎solidário.

ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO

Senhor: Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.

Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,

Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.

Onde houver Discórdia, que eu leve a União.

Onde houver Dúvida, que eu leve a .

Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.

Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.

Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.

Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!

Ó Mestre,

fazei que eu procure mais:

consolar, que ser consolado;

compreender, que ser compreendido;

amar, que ser amado.

Pois é dando, que se recebe.

Perdoando, que se é perdoado e

é morrendo, que se vive para a vida eterna!

Amém.

url.jpg