Vejam que interessante: Jamil Chade, correspondente internacional da Agência Estado, divulgou em seu blog as 4 medidas importantes que os catalães se nortearão para o convívio adequado e negócios rentáveis com Neymar.
São elas (extraídas de: http://blogs.estadao.com.br/jamil-chade/2013/06/03/os-planos-do-barcelona-para-neymar/):
- ADAPTAÇÃO – A primeira meta do Barcelona é o de garantir que o jovem de 21 anos não entre em campo já com a responsabilidade de levar o time já na primeira temporada à conquista da Europa. Um tempo de adaptação será dado ao brasileiro e, tendo isso em vista, o Barcelona fez questão de assinar um contrato de cinco anos, o período máximo autorizado pela Fifa. Nesse período de adaptação, que pode durar toda a primeira metade do campeonato espanhol Neymar será blindado. Em campo, o Barça logo deixará claro a Neymar que ele sai da situação de ser o pilar de um time para aterrizar num clube que já tem dois dos três melhroes do mundo – Messi e Iniesta. A ideia do jogo coletivo será reforçada desde o primeiro treinamento e, segundo pessoas que vivem perto dos vestiários do Barça, Neymar logo se dará conta que não há espaço para individualidades.
- COMPORTAMENTO – A direção não esconde que não quer mais uma estrela, e sim um jogador que entre no esquema do club, dentro e também fora de campo. Não por acaso, a festa de hoje para Neymar, ainda que grandiosa, deverá ser a primeira e última em que ele é o único protagonista no Camp Nou. A vida privada de Neymar já chama a atenção da imprensa catalã. Em sua edição de ontem, o El Periódico apontou como Neymar “muda tanto de namorada como de penteado” e que sua vida parece mais a de uma “estrela de rock que de um esportista de elite”. O jornal admite que o fator que o salva é que o futebol é sua prioridade. Mas o clube já sabe do impacto que isso pode ter no vestiário e num grupo em que Messi, Xavi e Iniesta raramente são fotografados em iates ou momentos de extravagância. A direção já mandou seus recados, para que evite penteados exóticos e que, hoje em sua apresentação, não tente ser mais estrela que a própria camisa que vestirá.
- FÍSICA – O Barça também espera uma certa transformação física em Neymar. Não se trata de o fazer mais forte ou pesado, perfis que não tem sido privilegiados no Barcelona. O objetivo é garantir maior resistência ao brasileiro diante de um futebol mais veloz e mais intenso na Europa. O Barça garante que não quer nem transformar as características do jogador e nem sua capacidade técnica. Mas o temor é de que, acostumado a um campeonato mais lento no Brasil, Neymar possa ter dificuldades nos primeiros momentos. Pellegrini, na semana passada, alertou que Neymar teria de “disputar posição”.
- MARKETING – Por fim, e não menos importante, o Barça prevê colocar Neymar dentro de sua ampla estratégia mundial de marketing. Permitá que o jogador mantenha seus contratos privados. Mas quer garantias de que ele também estará à disposição das ações do clube. Nesse caso, o Barça quer mostrar que todos ganham com isso. O clube, que justamente tira desse segmento grande parte de sua receita, o jogador e mesmo os patrocinadores brasileiros do atleta. No Barça, ninguém duvida que, se vingar em campo, Neymar em pouco tempo será um “astro global”.
E aí, você considera que o Barcelona está no caminho certo, tratando Neymar dessa forma? Deixe seu comentário:

