– Atemporalidade na Política

Alguns pensamentos de mentes brilhantes são verdadeiramente atemporais; sobrevivem e existem pelas verdades e percepções observadas e sabiamente interpretadas. Admiro esses gênios!

Um deles, Eça de Queiroz, o grande escritor, há muito tempo disse inteligentemente:

Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente. E pelo mesmo motivo

Algo a contestar? Do século XIX ao XXI, tal mensagem é pertinente.

url.jpg

– Bussaca no RJ e a Boataria Fadada à Verdade!

Os árbitros que participarão da Copa das Confederações 2013 aqui no Brasil já estão no Rio de Janeiro treinando. Sem brasileiros apitando o torneio, já que nosso possível árbitro da Copa-14 (Sandro Meira Ricci) está se preparando para o Mundial Sub 20 da Turquia.

No lugar de Ricci, a FIFA chamou para participar da preparação Heber Roberto Lopes. Calma, nada determinante para que o paranaense (agora apitando por Santa Catarina) esteja na Copa de 2014, tampouco que seja escalado para algum jogo da Copa das Confederações 2013. Sua presença se deve ao fato da política da boa vizinhança, além de ser importante ter um árbitro local junto aos demais estrangeiros para ajudar na ambientação ao país. Lembrando que, caso Sandro Meira Ricci sofra algum contratempo até a Copa do Mundo, Heber será seu substituto.

O problema é: o árbitro da Copa seria Seneme, mudou para Vuaden, agora Ricci, talvez seja Heber… estamos tão mal assim no apito hoje, outrora respeitado no exterior?

A resposta é: sim!

Nesta semana, surgiu um boato de que Oscar Ruiz, ex-árbitro FIFA e atualmente instrutor de arbitragem, houvera declarado que:

O quadro FIFA do Brasil é um dos piores do mundo, muitos deveriam sair

Alguns sites de arbitragem repercutiram a suposta afirmação. Como não se declarou “onde, quando e como”, ou seja, ninguém assumiu ser verdade e sim fofoca, descarto que seja uma declaração verídica.

Mas e se fosse verdade? Se realmente Ruiz disse isso, seria mentira?

Pior é que ele teria razão… Há tempos a política ruim de renovação não atendeu à competência e o trabalho das Comissões de Arbitragem foi mal feito. Caímos absurdamente de nível.

E você, o que pensa sobre isso? Deixe seu comentário:

Visite outros posts também no Google+ , busque as hastags #centraldofutebol #juizporcari

Outros artigos no Blog do Rafael Porcari na Rede Bom Dia / Diário de São Paulo, em:

http://www.redebomdia.com.br/blog/lista/109/Rafael+Porcari

url.jpg

foto: apitodobicudo.blogspot.com

– Os Refundadores da América Surgirão?

Enquanto aguardamos a Copa das Confederações começar, vemos a Libertadores da América chegar às suas semifinais.

Mas o que dizer da principal competição do Hemisfério Sul? Uma lástima em termos de organização, se comparada a Liga dos Campeões da Europa. Durante os jogos, vimos selvageria, má educação, erros crassos de arbitragem e jogos fracos.

Exemplos ruins: a pancadaria de Arsenal x Atlético Mineiro (e no jogo de volta na fase de grupos também)? Ou da morte por sinalizadores de San José x Corinthians? Sem contar a eliminação na fase de quartas-de-final das equipes brasileiras por assustadores erros dos árbitros em Corinthians x Boca Juniors e Olímpia x Fluminense? No mesmo nível está a Copa Sulamericana, a competição menos badalada da Conmebol: lembram-se de São Paulo x Tigre?

Jogadores cobrando escanteios debaixo de escudos policias, gandulas que somem, agressões não punidas em campo, hostilidades mil… Quase igual a Bayern x Borussia, não?

A verdade é: ou os clubes se unam e refundem a Confederação Sulamericana de Futebol (Conmebol), tirando os dirigentes vitalícios que lá se encontram, mudando os vícios e negociatas de hoje, ou aguentem por mais anos todas essas auguras.

Aliás, já que a Conmebol é uma entidade de direito privado, por que os dirigentes dos principais clubes não montam uma Liga Sulamericana? Ou convidem o pessoal da Concacaf e criem a Liga das Américas de Futebol!

O que será feito (se será), não sei. Mas precisa ser feito.

E você, o que pensa sobre isso? Deixe seu comentário:

Visite outros posts também no Google+ , busque as hastags #centraldofutebol #juizporcari

Outros artigos no Blog do Rafael Porcari na Rede Bom Dia / Diário de São Paulo, em:

http://www.redebomdia.com.br/blog/lista/109/Rafael+Porcari

url.jpg

– Ambientes de Trabalho Descontraídos

Vejam só: escritório com mesa de sinuca, guitarra e cerveja!

Regalias?

Não, liberdade para pensar e agir! Um modismo positivo.

Veja, extraído de: http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/180/noticias/o-preco-da-descontracao

O PREÇO DA DESCONTRAÇÃO

Oferecer benefícios descolados virou moda nas empresas brasileiras, mas isso atrai um tipo específico de profissional. Resta saber se esse é o seu perfil

Mesa de sinuca, guitarra, baixo, bateria, teclado e uma geladeira recheada de cerveja. Poderia ser um bar, mas é um escritório. Poderia estar no Vale do Silício, nos Estados Unidos, mas fica em Salvador, na Bahia.

Na sede do JusBrasil, site de informação na área de direito do trabalho, ninguém anda de terno. Além do kit roqueiro, a empresa oferece jogos eletrônicos e happy hour às sextas-feiras.

“Desde o começo, queríamos que fosse uma empresa com pouca hierarquia, onde os estagiários tivessem acesso aos chefes sem problemas”, diz Rodrigo Barreto, de 30 anos, sócio e diretor financeiro e operacional. “A autonomia é tudo para nós”, afirma Rafael Costa, de 30 anos, CEO da companhia.

A oferta de ambientes descontraídos tornou-se tendência nas empresas de tecnologia no Brasil e costuma despertar o interesse de jovens profissionais. Só em 2012, o arquiteto Edo Rocha, dono de um dos principais escritórios de arquitetura corporativa do Brasil, desenvolveu 26 projetos de escritórios descolados.

Empresas que colocam esse tipo de benefício à disposição do funcionário visam passar a mensagem de que se preocupam com o bem-estar de todos. Mas, conforme esses ambientes se popularizam, cresce a percepção de que nem todo profissional sente-se confortável neles.

A coach Taynã Malaspina, mestre em psicologia social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, investigou em sua dissertação de mestrado quatro grupos distintos de profissionais, sendo um deles de jovens que trabalham em agências de comunicação e empresas de tecnologia. Para esses trabalhadores, o principal valor é a liberdade para pensar e agir.

“Companhias de tecnologia vendem uma possibilidade de autonomia, como personalizar seu horário e tocar seu projeto com independência”, diz Taynã. Mas, se à primeira vista a decoração cria uma atmosfera de liberdade, num segundo momento a sensação provocada é de frustração.

Segundo Taynã, os profissionais se ressentem de não aproveitar os benefícios divertidos. Como resultado, muitos acabam se desapontando e deixando o emprego após um tempo. “A proposta se torna incoerente, e eles preferem sair”, afirma Taynã. “Eles querem trabalhar num lugar onde haja identificação de valores.”

Para uma ex-gerente do Buscapé, site de comparação de preços, produtos e serviços, se não for feito um trabalho com os gestores para que eles estimulem o clima de liberdade, não adianta oferecer opções de descontração.

A sede do Buscapé, em São Paulo, tem pebolim, pingue-pongue, cesta de basquete, redes para descanso e até um boneco de boxe para socar nas horas de estresse. A executiva diz que não regulava sua equipe, mas se lembra de ouvir outros gerentes criticando quando um funcionário deles descansava na rede. “Muitos achavam improdutivo usar a área de descompressão”, afirma a gestora.

Uma das consequências mais comuns dessa política de manter muitos atrativos na empresa é que as pessoas ultrapassam o horário regular do expediente. De acordo com Christian Barbosa, especialista em gestão de tempo e produtividade e fundador da Triad PS, de São Paulo, se por um lado os benefícios trazem felicidade ao escritório, por outro são uma maneira velada de a empresa manter os funcionários por perto.

“O intuito é que isso se traduza em produtividade, o que nem sempre acontece”, diz Christian. “Queremos tirar qualquer impressão do trabalho como um lugar ruim ou hostil. Os profissionais se sentem bem e nem querem sair daqui”, diz Rafael Costa, do JusBrasil.

Ambiente informal, jogos e alimentação saudável amenizam o peso das tarefas e a pressão por resultados e fazem o profissional passar mais tempo no escritório, restringindo as relações pessoais aos colegas da empresa. Quem opta por essa rotina acaba se esquecendo de que a vida não é só trabalho.

size_590_destaque1.jpg

– Já Somos Primeiro Mundo?

O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, está no Brasil. E como programa oficial de toda celebridade estrangeria que vem ao nosso país, visitou favela, falou de futebol, foi a uma churrascaria e tomou caipirinha.
Porém, num evento no Rio de Janeiro, disse que somos:

O líder global do Hemisfério Sul, que não se pode mais chamar de emergente, mas sim de País Desenvolvido”.

Viramos país de 1o mundo?

Que bom! No discurso é legal, mas na prática… vide os índices de violência, a péssima situação da Saúde Pública e os maus tratos aos professores.

Você tem a sensação de que vive num país desenvolvido, emergente ou subdesenvolvido?

Acho que ele discursou sobre forte efeito das bebidas brasileiras que não conhecia…

url.jpg

– Central do Futebol no Google

Amigos, neste período de festa do futebol, com a Copa das Confederações em nosso país, estaremos debatendo sobre os jogos, escrevendo sobre arbitragem e postando muita coisa na “Central do Futebol no Google”.

Será uma ação de promoção de futebol do G+ (Google Plus), onde diversos especialistas escreverão sobre o evento.

Convido você a discutindo conosco. É só procurar pelas hastags #centraldofutebol e #juizporcari .

Participe, procure por esse selo em nossas páginas:
276.png

Outros artigos no Blog do Rafael Porcari na Rede Bom Dia / Diário de São Paulo, em:

http://www.redebomdia.com.br/blog/lista/109/Rafael+Porcari

– O Significado de Corpus Christi e o Milagre de Lanciano

Amigos, como nesta quinta-feira celebramos uma das mais magníficas festas cristãs, compartilho esse texto sobre origens e significado do dia de Corpus Christi.

Extraído de: http://franciscamalarranha.wordpress.com/2008/05/22/o-milagre-de-lanciano/ ehttp://www.portaldafamilia.org.br/datas/corpus/corpuschristi1.shtml

Significado- O MILAGRE DE LANCIANO

Por volta dos anos 700, na cidade italiana de Lanciano, viviam no mosteiro de S. Legoziano os monges basilianos e, entre eles, havia um cuja fé parecia vacilante, e ele era perseguido todos os dias pela dúvida de que a hóstia consagrada fosse o verdadeiro Corpo de Cristo e o vinho o Seu Verdadeiro Sangue.

Foi quando, certa manhã, celebrando a Santa Missa, mais do que nunca atormentado pela dúvida, após proferir as palavras da Consagração, ele viu a hóstia converter-se em Carne viva e o vinho em Sangue vivo.

Sentiu-se confuso e dominado pelo temor diante de tão espantoso milagre.
Até que em meio a transbordante alegria, o rosto banhado em lágrimas, voltou-se para as pessoas presentes e disse:

Ó bem-aventuradas testemunhas diante de quem, para confundir minha incredulidade, o Santo Deus quis desvendar neste Santíssimo Sacramento e tornar-se visível aos vossos olhos. Eis aqui a Carne e o Sangue do nosso Cristo muito amado!”

A estas palavras os fiéis se precipitaram para o altar e começaram também a chorar e a pedir misericórdia. Logo a notícia se espalhou por toda a pequena cidade, transformando o Monge em um novo Tomé.

Aos reconhecimentos eclesiásticos do Milagre, veio juntar-se o pronunciamento da Ciência Moderna através de minuciosas e rigorosas provas de laboratório.
Após algum tempo de trabalho, exatamente a 4 de março de 1971, os pesquisadores publicaram um relatório contendo o resultado das análises:

– a Carne é verdadeira carne e o Sangue é verdadeiro sangue;

– a Carne é do tecido muscular do coração (miocárdio);

– a Carne e o Sangue são do tipo AB e pertencem à espécie humana;

– a conservação da Carne e do Sangue, deixados ao natural por 12 séculos e ex-postos à ação de agentes atmosféricos e biológicos, permanece um fenômeno extraordinário.
Outro detalhe inexplicável: pesando-se as bolotas de sangue coagulado (e todas são de tamanho e forma diferentes) cada uma delas tem exatamente o mesmo peso das cinco bolotas juntas.

Deus parece brincar com o peso normal dos objetos.

Depois que foram conhecidas as conclusões dessa pesquisa científica, os peregrinos vêm de toda parte venerar a Hóstia que se tornou Carne e o Vinho consagrado que se tornou Sangue.

É bem uma prova direta de que Jesus Cristo ressuscitou verdadeiramente, de que a Eucaristia é o Corpo e o Sangue de Cristo glorioso, assentado à direita do Pai e que, tendo saído do túmulo na manhã de Páscoa, não pode mais morrer.

É assim que o Milagre de Lanciano, desafiando a ação do tempo e toda a lógica da ciência humana, se apresenta aos nossos olhos como a prova mais viva e palpável de que o “COMEI TODOS E BEBEI…”, mais do que uma simples simbologia como possa parecer, é o sinal Divino de que no Sacramento da Eucaristia está o alimento do nosso espírito, da nossa fé e da nossa esperança nas promessas de Cristo para a nossa Salvação.

******
CORPUS CHRISTI

A Festa de Corpus Christi, celebrada desde o século XIII, expressa a fé do povo católico, que enfeita as ruas para a procissão do Corpo de Jesus Cristo.

Corpus Christi é uma festa popular, na qual a comunidade se empenha em criar enormes extensões de tapetes coloridos, nos quais a fé é traduzida em arte.

História — A celebração de Corpus Christi teve início na diocese de Liège, na Bélgica, onde a festa começou a ser comemorada em 1246.

O dia dedicado ao Santíssimo Sacramento é a Quinta-feira Santa, quando Cristo celebrou a Santa Ceia com os Apóstolos e instituiu a Eucaristia.

“Não há tempo para darmos aquelas homenagens que Cristo merece, porque, logo em seguida, vem o luto da Sexta-feira Santa e toda a atenção dos fiéis é dirigida à Morte de Jesus na cruz e sua Ressurreição na Páscoa.

Então, a festa de Corpus Christi, é uma complementação da instituição da Santíssima Eucaristia na Quinta-feira Santa.

******

ORIGENS

A tradição de fazer o tapete com folhas e flores vem dos imigrantes açorianos. Essa tradição praticamente desapareceu em Portugal continental, onde teve origem, mas foi mantida nos Açores e nos lugares onde chegaram seus imigrantes, como por exemplo Florianópolis.

O barroco enriqueceu esta festa com todas as suas características de pompa. Em todo o Brasil esta festa adquiriu contornos do barroco português. Corpus Christi é celebrado desde a época colonial com uma profusão de cores, música expressões de grandeza. No Brasil, a tradição de se fazer os tapetes de ruas acontece em inúmeras cidades, geralmente com voluntários que começam os preparativos dias antes da solenidade e varam a noite trabalhando.

url.jpg