– Conexões de Wilma Flintstone a Dilma Roussef

Recomendo a Revista Superinteressante de janeiro / 2011 pela excepcional coluna Conexões, do ótimo jornalista Fábio Marton.

O autor fez uma abordagem interessante ligando Wilma Flintstone a Dilma Roussef! E ficou ótima!

CONEXÕES DE WILMA A DILMA

No desenho “os Flintstones”, criado em 1960, Wilma era a esposa sensata de Fred: um protagonista meio bronco, mas simpático. Essa fórmula viria a ser adotada muito tempo depois pelos sarcásticos Simpsons. Mas os Flintstones não eram politicamente incorretos, exceto por um detalhe: seu primeiro patrocinador foi uma marca de cigarros.

Nos comerciais das primeiras temporadas, Fred e Wilma apareciam fumando cigarros Winston, fabricados pela americana Reynolds.

No Brasil, os cigarros dessa empresa são produzidos pela Souza Cruz, no RS. E, em meio aos tabacultores gaúchos, surgiu uma força política: o deputado Nestor Jost.

Descendente de fazendeiros do tabaco, Jost se tornou presidente do Banco do Brasil e ministro durante a ditadura militar, e até o final da vida atuou como lobista da indústria do tabaco – foi presidente da Abifumo, entidade que representa o setor. Mas começou a carreira bem mais à esquerda: Nestor foi um dos fundadores do PSB.

O Partido Socialista Brasileiro surgiu em 1947, como uma opção menos radical ao Partido Comunista Brasileiro. Mas, quando os militares extinguiram o partido, em 1965, alguns de seus integrantes decidiriam partir para a luta armada. E formaram o Comando de Libertação Nacional (Colina), onde se destacou Dilma Rousseff.

Depois de ser presa pela ditadura, em 1970, e libertada, em 1972, ela (Dilma) retomou sua atuação política: se filiou ao PDT de Leonel Brizola, em 1980, e em 2001 mudou-se para o PT – partido pelo qual se elegeu presidente do Brasil. Como Wilma Flintstones, Dilma teme a seu lado um homem de modos simples, mas carismático: Lula.

imgres.jpg

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.