– Muricy: Herói ou Vilão?

Não tenho dúvida que no futebol tudo é cíclico. Parece que foi ontem que o Corinthians caiu para a 2a divisão, e hoje é o atual Campeão do Mundo.

Também me recordo do celeiro de bons garotos que o Paulista de Jundiaí revelava. Hoje, nem na série D o time está (mas Nenê, Rever, Victor e outros continuam fazendo sucesso).

Ainda escuto a torcida do Santos FC aplaudir Muricy Ramalho pelo tricampeonato da Libertadores. E hoje ele é indesejado na Vila Belmiro.

Futebol é incrível. De besta a bestial (e vice-versa) em alguns jogos. Aliás, também parece que foi ontem que Muricy jogava no São Paulo e era vendido ao México! Você tinha essa figurinha?

url.jpg

– CBF, Bayern e Maracanã: as Confusões Pré-Copa das Confederações

A semana não foi boa para a preparação da Seleção Brasileira visando a Copa das Confederações. Não é que o Bayern não queria liberar os jogadores Dante e Luís Gustavo, devido a final da Copa da Alemanha?

Entendo o clube: o jogo deles vale título, é o Bayern quem arca com o salário, mas… a convocação é para uma competição oficial da FIFA; portanto, a CBF tem razão em reclamar, já que desejava os atletas visando o amistoso do próximo domingo contra a Inglaterra.

E falando nos ingleses… não é que o jogo que será (ou seria) no Maracanã corre risco de não ser realizado? A Justiça suspendeu a partida pois considera o estádio inseguro. As obras no entorno não acabaram e levariam riscos.

Lembrando: estamos há praticamente 15 dias da Copa das Confederações. Há quanto tempo as obras já deveriam estar prontas, não?

Eu acho que ainda teremos jogo. Ou será que o avião com o English Team, que já deve estar chegando, terá que dar “marcha-a-ré”?

url.jpg

Visite outros posts também no Google+ , busque as hastags #centraldofutebol #juizporcari

Outros artigos no Blog do Rafael Porcari na Rede Bom Dia / Diário de São Paulo, em:

http://www.redebomdia.com.br/blog/lista/109/Rafael+Porcari

– Atemporalidade na Política

Alguns pensamentos de mentes brilhantes são verdadeiramente atemporais; sobrevivem e existem pelas verdades e percepções observadas e sabiamente interpretadas. Admiro esses gênios!

Um deles, Eça de Queiroz, o grande escritor, há muito tempo disse inteligentemente:

Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente. E pelo mesmo motivo

Algo a contestar? Do século XIX ao XXI, tal mensagem é pertinente.

url.jpg

– Bussaca no RJ e a Boataria Fadada à Verdade!

Os árbitros que participarão da Copa das Confederações 2013 aqui no Brasil já estão no Rio de Janeiro treinando. Sem brasileiros apitando o torneio, já que nosso possível árbitro da Copa-14 (Sandro Meira Ricci) está se preparando para o Mundial Sub 20 da Turquia.

No lugar de Ricci, a FIFA chamou para participar da preparação Heber Roberto Lopes. Calma, nada determinante para que o paranaense (agora apitando por Santa Catarina) esteja na Copa de 2014, tampouco que seja escalado para algum jogo da Copa das Confederações 2013. Sua presença se deve ao fato da política da boa vizinhança, além de ser importante ter um árbitro local junto aos demais estrangeiros para ajudar na ambientação ao país. Lembrando que, caso Sandro Meira Ricci sofra algum contratempo até a Copa do Mundo, Heber será seu substituto.

O problema é: o árbitro da Copa seria Seneme, mudou para Vuaden, agora Ricci, talvez seja Heber… estamos tão mal assim no apito hoje, outrora respeitado no exterior?

A resposta é: sim!

Nesta semana, surgiu um boato de que Oscar Ruiz, ex-árbitro FIFA e atualmente instrutor de arbitragem, houvera declarado que:

O quadro FIFA do Brasil é um dos piores do mundo, muitos deveriam sair

Alguns sites de arbitragem repercutiram a suposta afirmação. Como não se declarou “onde, quando e como”, ou seja, ninguém assumiu ser verdade e sim fofoca, descarto que seja uma declaração verídica.

Mas e se fosse verdade? Se realmente Ruiz disse isso, seria mentira?

Pior é que ele teria razão… Há tempos a política ruim de renovação não atendeu à competência e o trabalho das Comissões de Arbitragem foi mal feito. Caímos absurdamente de nível.

E você, o que pensa sobre isso? Deixe seu comentário:

Visite outros posts também no Google+ , busque as hastags #centraldofutebol #juizporcari

Outros artigos no Blog do Rafael Porcari na Rede Bom Dia / Diário de São Paulo, em:

http://www.redebomdia.com.br/blog/lista/109/Rafael+Porcari

url.jpg

foto: apitodobicudo.blogspot.com

– Os Refundadores da América Surgirão?

Enquanto aguardamos a Copa das Confederações começar, vemos a Libertadores da América chegar às suas semifinais.

Mas o que dizer da principal competição do Hemisfério Sul? Uma lástima em termos de organização, se comparada a Liga dos Campeões da Europa. Durante os jogos, vimos selvageria, má educação, erros crassos de arbitragem e jogos fracos.

Exemplos ruins: a pancadaria de Arsenal x Atlético Mineiro (e no jogo de volta na fase de grupos também)? Ou da morte por sinalizadores de San José x Corinthians? Sem contar a eliminação na fase de quartas-de-final das equipes brasileiras por assustadores erros dos árbitros em Corinthians x Boca Juniors e Olímpia x Fluminense? No mesmo nível está a Copa Sulamericana, a competição menos badalada da Conmebol: lembram-se de São Paulo x Tigre?

Jogadores cobrando escanteios debaixo de escudos policias, gandulas que somem, agressões não punidas em campo, hostilidades mil… Quase igual a Bayern x Borussia, não?

A verdade é: ou os clubes se unam e refundem a Confederação Sulamericana de Futebol (Conmebol), tirando os dirigentes vitalícios que lá se encontram, mudando os vícios e negociatas de hoje, ou aguentem por mais anos todas essas auguras.

Aliás, já que a Conmebol é uma entidade de direito privado, por que os dirigentes dos principais clubes não montam uma Liga Sulamericana? Ou convidem o pessoal da Concacaf e criem a Liga das Américas de Futebol!

O que será feito (se será), não sei. Mas precisa ser feito.

E você, o que pensa sobre isso? Deixe seu comentário:

Visite outros posts também no Google+ , busque as hastags #centraldofutebol #juizporcari

Outros artigos no Blog do Rafael Porcari na Rede Bom Dia / Diário de São Paulo, em:

http://www.redebomdia.com.br/blog/lista/109/Rafael+Porcari

url.jpg

– Ambientes de Trabalho Descontraídos

Vejam só: escritório com mesa de sinuca, guitarra e cerveja!

Regalias?

Não, liberdade para pensar e agir! Um modismo positivo.

Veja, extraído de: http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/180/noticias/o-preco-da-descontracao

O PREÇO DA DESCONTRAÇÃO

Oferecer benefícios descolados virou moda nas empresas brasileiras, mas isso atrai um tipo específico de profissional. Resta saber se esse é o seu perfil

Mesa de sinuca, guitarra, baixo, bateria, teclado e uma geladeira recheada de cerveja. Poderia ser um bar, mas é um escritório. Poderia estar no Vale do Silício, nos Estados Unidos, mas fica em Salvador, na Bahia.

Na sede do JusBrasil, site de informação na área de direito do trabalho, ninguém anda de terno. Além do kit roqueiro, a empresa oferece jogos eletrônicos e happy hour às sextas-feiras.

“Desde o começo, queríamos que fosse uma empresa com pouca hierarquia, onde os estagiários tivessem acesso aos chefes sem problemas”, diz Rodrigo Barreto, de 30 anos, sócio e diretor financeiro e operacional. “A autonomia é tudo para nós”, afirma Rafael Costa, de 30 anos, CEO da companhia.

A oferta de ambientes descontraídos tornou-se tendência nas empresas de tecnologia no Brasil e costuma despertar o interesse de jovens profissionais. Só em 2012, o arquiteto Edo Rocha, dono de um dos principais escritórios de arquitetura corporativa do Brasil, desenvolveu 26 projetos de escritórios descolados.

Empresas que colocam esse tipo de benefício à disposição do funcionário visam passar a mensagem de que se preocupam com o bem-estar de todos. Mas, conforme esses ambientes se popularizam, cresce a percepção de que nem todo profissional sente-se confortável neles.

A coach Taynã Malaspina, mestre em psicologia social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, investigou em sua dissertação de mestrado quatro grupos distintos de profissionais, sendo um deles de jovens que trabalham em agências de comunicação e empresas de tecnologia. Para esses trabalhadores, o principal valor é a liberdade para pensar e agir.

“Companhias de tecnologia vendem uma possibilidade de autonomia, como personalizar seu horário e tocar seu projeto com independência”, diz Taynã. Mas, se à primeira vista a decoração cria uma atmosfera de liberdade, num segundo momento a sensação provocada é de frustração.

Segundo Taynã, os profissionais se ressentem de não aproveitar os benefícios divertidos. Como resultado, muitos acabam se desapontando e deixando o emprego após um tempo. “A proposta se torna incoerente, e eles preferem sair”, afirma Taynã. “Eles querem trabalhar num lugar onde haja identificação de valores.”

Para uma ex-gerente do Buscapé, site de comparação de preços, produtos e serviços, se não for feito um trabalho com os gestores para que eles estimulem o clima de liberdade, não adianta oferecer opções de descontração.

A sede do Buscapé, em São Paulo, tem pebolim, pingue-pongue, cesta de basquete, redes para descanso e até um boneco de boxe para socar nas horas de estresse. A executiva diz que não regulava sua equipe, mas se lembra de ouvir outros gerentes criticando quando um funcionário deles descansava na rede. “Muitos achavam improdutivo usar a área de descompressão”, afirma a gestora.

Uma das consequências mais comuns dessa política de manter muitos atrativos na empresa é que as pessoas ultrapassam o horário regular do expediente. De acordo com Christian Barbosa, especialista em gestão de tempo e produtividade e fundador da Triad PS, de São Paulo, se por um lado os benefícios trazem felicidade ao escritório, por outro são uma maneira velada de a empresa manter os funcionários por perto.

“O intuito é que isso se traduza em produtividade, o que nem sempre acontece”, diz Christian. “Queremos tirar qualquer impressão do trabalho como um lugar ruim ou hostil. Os profissionais se sentem bem e nem querem sair daqui”, diz Rafael Costa, do JusBrasil.

Ambiente informal, jogos e alimentação saudável amenizam o peso das tarefas e a pressão por resultados e fazem o profissional passar mais tempo no escritório, restringindo as relações pessoais aos colegas da empresa. Quem opta por essa rotina acaba se esquecendo de que a vida não é só trabalho.

size_590_destaque1.jpg

– Já Somos Primeiro Mundo?

O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, está no Brasil. E como programa oficial de toda celebridade estrangeria que vem ao nosso país, visitou favela, falou de futebol, foi a uma churrascaria e tomou caipirinha.
Porém, num evento no Rio de Janeiro, disse que somos:

O líder global do Hemisfério Sul, que não se pode mais chamar de emergente, mas sim de País Desenvolvido”.

Viramos país de 1o mundo?

Que bom! No discurso é legal, mas na prática… vide os índices de violência, a péssima situação da Saúde Pública e os maus tratos aos professores.

Você tem a sensação de que vive num país desenvolvido, emergente ou subdesenvolvido?

Acho que ele discursou sobre forte efeito das bebidas brasileiras que não conhecia…

url.jpg

– Central do Futebol no Google

Amigos, neste período de festa do futebol, com a Copa das Confederações em nosso país, estaremos debatendo sobre os jogos, escrevendo sobre arbitragem e postando muita coisa na “Central do Futebol no Google”.

Será uma ação de promoção de futebol do G+ (Google Plus), onde diversos especialistas escreverão sobre o evento.

Convido você a discutindo conosco. É só procurar pelas hastags #centraldofutebol e #juizporcari .

Participe, procure por esse selo em nossas páginas:
276.png

Outros artigos no Blog do Rafael Porcari na Rede Bom Dia / Diário de São Paulo, em:

http://www.redebomdia.com.br/blog/lista/109/Rafael+Porcari

– O Significado de Corpus Christi e o Milagre de Lanciano

Amigos, como nesta quinta-feira celebramos uma das mais magníficas festas cristãs, compartilho esse texto sobre origens e significado do dia de Corpus Christi.

Extraído de: http://franciscamalarranha.wordpress.com/2008/05/22/o-milagre-de-lanciano/ ehttp://www.portaldafamilia.org.br/datas/corpus/corpuschristi1.shtml

Significado- O MILAGRE DE LANCIANO

Por volta dos anos 700, na cidade italiana de Lanciano, viviam no mosteiro de S. Legoziano os monges basilianos e, entre eles, havia um cuja fé parecia vacilante, e ele era perseguido todos os dias pela dúvida de que a hóstia consagrada fosse o verdadeiro Corpo de Cristo e o vinho o Seu Verdadeiro Sangue.

Foi quando, certa manhã, celebrando a Santa Missa, mais do que nunca atormentado pela dúvida, após proferir as palavras da Consagração, ele viu a hóstia converter-se em Carne viva e o vinho em Sangue vivo.

Sentiu-se confuso e dominado pelo temor diante de tão espantoso milagre.
Até que em meio a transbordante alegria, o rosto banhado em lágrimas, voltou-se para as pessoas presentes e disse:

Ó bem-aventuradas testemunhas diante de quem, para confundir minha incredulidade, o Santo Deus quis desvendar neste Santíssimo Sacramento e tornar-se visível aos vossos olhos. Eis aqui a Carne e o Sangue do nosso Cristo muito amado!”

A estas palavras os fiéis se precipitaram para o altar e começaram também a chorar e a pedir misericórdia. Logo a notícia se espalhou por toda a pequena cidade, transformando o Monge em um novo Tomé.

Aos reconhecimentos eclesiásticos do Milagre, veio juntar-se o pronunciamento da Ciência Moderna através de minuciosas e rigorosas provas de laboratório.
Após algum tempo de trabalho, exatamente a 4 de março de 1971, os pesquisadores publicaram um relatório contendo o resultado das análises:

– a Carne é verdadeira carne e o Sangue é verdadeiro sangue;

– a Carne é do tecido muscular do coração (miocárdio);

– a Carne e o Sangue são do tipo AB e pertencem à espécie humana;

– a conservação da Carne e do Sangue, deixados ao natural por 12 séculos e ex-postos à ação de agentes atmosféricos e biológicos, permanece um fenômeno extraordinário.
Outro detalhe inexplicável: pesando-se as bolotas de sangue coagulado (e todas são de tamanho e forma diferentes) cada uma delas tem exatamente o mesmo peso das cinco bolotas juntas.

Deus parece brincar com o peso normal dos objetos.

Depois que foram conhecidas as conclusões dessa pesquisa científica, os peregrinos vêm de toda parte venerar a Hóstia que se tornou Carne e o Vinho consagrado que se tornou Sangue.

É bem uma prova direta de que Jesus Cristo ressuscitou verdadeiramente, de que a Eucaristia é o Corpo e o Sangue de Cristo glorioso, assentado à direita do Pai e que, tendo saído do túmulo na manhã de Páscoa, não pode mais morrer.

É assim que o Milagre de Lanciano, desafiando a ação do tempo e toda a lógica da ciência humana, se apresenta aos nossos olhos como a prova mais viva e palpável de que o “COMEI TODOS E BEBEI…”, mais do que uma simples simbologia como possa parecer, é o sinal Divino de que no Sacramento da Eucaristia está o alimento do nosso espírito, da nossa fé e da nossa esperança nas promessas de Cristo para a nossa Salvação.

******
CORPUS CHRISTI

A Festa de Corpus Christi, celebrada desde o século XIII, expressa a fé do povo católico, que enfeita as ruas para a procissão do Corpo de Jesus Cristo.

Corpus Christi é uma festa popular, na qual a comunidade se empenha em criar enormes extensões de tapetes coloridos, nos quais a fé é traduzida em arte.

História — A celebração de Corpus Christi teve início na diocese de Liège, na Bélgica, onde a festa começou a ser comemorada em 1246.

O dia dedicado ao Santíssimo Sacramento é a Quinta-feira Santa, quando Cristo celebrou a Santa Ceia com os Apóstolos e instituiu a Eucaristia.

“Não há tempo para darmos aquelas homenagens que Cristo merece, porque, logo em seguida, vem o luto da Sexta-feira Santa e toda a atenção dos fiéis é dirigida à Morte de Jesus na cruz e sua Ressurreição na Páscoa.

Então, a festa de Corpus Christi, é uma complementação da instituição da Santíssima Eucaristia na Quinta-feira Santa.

******

ORIGENS

A tradição de fazer o tapete com folhas e flores vem dos imigrantes açorianos. Essa tradição praticamente desapareceu em Portugal continental, onde teve origem, mas foi mantida nos Açores e nos lugares onde chegaram seus imigrantes, como por exemplo Florianópolis.

O barroco enriqueceu esta festa com todas as suas características de pompa. Em todo o Brasil esta festa adquiriu contornos do barroco português. Corpus Christi é celebrado desde a época colonial com uma profusão de cores, música expressões de grandeza. No Brasil, a tradição de se fazer os tapetes de ruas acontece em inúmeras cidades, geralmente com voluntários que começam os preparativos dias antes da solenidade e varam a noite trabalhando.

url.jpg

– Força, Oscar!

E o maior jogador brasileiro de basquete de todos os tempos, Oscar, passou pela segunda vez por uma operação para combater o câncer no cérebro.

Força Mão-Santa!

imgres.jpg

– Papa Chicão e o Carinho para as Crianças

Coisas de Francisco: não é que o novo Papa realmente se faz diferenciado? Já pensou recebê-lo em sua comunidade para a 1a Eucaristia, e ele se dedicar a fazer uma celebração exclusiva às crianças?

Extraído de: http://papa.cancaonova.com/homilia-do-papa-francisco-na-visita-a-paroquia-de-roma-260513/

PAPA EXPLICA ÀS CRIANÇAS QUEM É A SANTÍSSIMA TRINDADE

Francisco faz primeira visita pastoral a uma comunidade de sua diocese

Kelen Galvan
Da Redação, com Rádio Vaticano

Papa Francisco realizou neste domingo, 26, a primeira visita pastoral a uma comunidade de sua diocese: a paróquia de Santa Isabel e Zacarias, na zona norte de Roma.

O Santo Padre foi acolhido de forma calorosa, com um longo aplauso dos fiéis, toque dos sinos e canto do coro da paróquia. Depois de saudar os enfermos em cadeiras de rodas e as famílias dos recém-batizados, Francisco celebrou uma Missa ao ar livre e administrou a primeira comunhão a 16 crianças.

Acesse :: Homilia na íntegra

Na homilia, o Papa se entreteve com uma conversa com as crianças, fazendo-lhes perguntas e convidando-as a responder. Para explicar a Santíssima Trindade, Solenidade deste domingo, Francisco perguntou à elas: quem é Deus, Jesus e o Espírito Santo.

E a partir das suas respostas, o Papa explicou resumidamente: “O Pai cria, Jesus nos salva, o Espírito Santo nos ama. Esta é a vida cristã: falar com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo”, explicou resumidamente.

Prosseguindo, em tom divertido, Papa Francisco fez uma pergunta que definiu ‘difícil’: “O que Jesus faz ao caminhar conosco?. Primeiro, nos ajuda, respondeu. “Jesus nos orienta, nos ensina a seguir, nos dá a força para caminhar, nos sustenta nas dificuldades e até nas tarefas do colégio… Mas como? Na comunhão nos dá força, vem ao nosso encontro. O que é a comunhão? É pão, mas não é pão, é o corpo de Jesus, que vem ao nosso coração. Vamos pensar nisso e pedir à Maria que nos ensine bem como é Deus, como é o Pai, como é o Filho e o Espírito Santo”.

O Papa também recordou o episódio, narrado na Bíblia, da visita de Maria à Isabel (cf. Lc1,39), ao saber que ela estava grávida.

Francisco destacou que Maria foi depressa porque tinha vontade de ajudar, ela não foi lá para se gabar e dizer ‘eu sou a mãe de Deus’, mas foi para ajudar Isabel.

“Ela [Maria] vai sempre depressa, ela não se esquece de seus filhos. E quando seus filhos estão com problemas, têm alguma necessidade e a invocam, ela vai imediatamente. E isso nos dá a segurança, a segurança de ter a Mãe ao lado, sempre ao nosso lado. Caminhamos melhor na vida quando temos a mãe perto”, explicou.

O Santo Padre orientou os fiéis a pensarem nesta graça de Nossa Senhora: “de estar perto de nós, sem nos fazer esperar. Sempre! Ela está – tenhamos confiança nisso – para nos ajudar. Maria que sempre vai depressa, por nós”.

Depois da Missa, o Pontífice se deteve com as crianças da Primeira Comunhão, que o circundaram, e lhes dedicou alguns minutos de carinho e conversa.

papa_missa.jpg

– A Logo da Pepsi em Lata da Coca-Cola?

A Coca-Cola lançou novas latinhas para comemorar a Copa das Confederações da FIFA, evento que ela patrocina, numa campanha intitulada “Vamos colorir o Brasil”. As embalagens receberam as cores da bandeira brasileira, divididas pelo tradicional vermelho da marca.

E não é que um espertalhão descobriu que em um dos modelos – o azul sem querer aparece a logomarca do seu concorrente, a Pepsi?

Alguém recortou uma folha de sulfite e sobrepôs na latinha, aparecendo exatamente a marca do rival.

Veja abaixo e diga: é uma Coca-Cola, mas não parece uma Pepsi?

pepsi_lata_coca_rep_619.jpg

– Irã anuncia que Cristianismo vai acabar com a descoberta do Evangelho de Barnabé

Vejam que coisa: autoridades islâmicas do Irã descobriram um documento supostamente do século V, chamado de “Evangelho de Barnabé”, no qual Cristo não ressuscitou e durante sua vida, o próprio Jesus houvera dito: “Só existe um Deus que é Alá e Maomé é seu profeta

Claro que o mundo não reconhece esse documento e o achado foi contestado mundo afora. Nítida propaganda iraniana anti-ocidental…

Extraído de: http://www.istoe.com.br/reportagens/302293_JESUS+NAO+FOI+CRUCIFICADO+DIZ+LIVRO+DO+SECULO+5?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

“JESUS NÃO FOI CRUCIFICADO”, DIZ LIVRO DO SÉCULO 5

Para iranianos, alegações devem abalar a política mundial; críticos apontam “risível” propaganda anticristã na divulgação

Um texto religioso encadernado em couro – provavelmente datado do século 5, porém descoberto há apenas 13 anos – vai causar o colapso do cristianismo no mundo inteiro, alega uma agência de notícias do Irã. O livro, escrito sobre pele curtida, aparentemente afirma que Jesus nunca foi crucificado e que Cristo previu a vinda do profeta Maomé. Escrito em siríaco (um dialeto do aramaico), o evangelho vaticinaria inclusive a chegada do último messias islâmico. As informações são da iraniana Basij Press e foram divulgadas pelo site conservador americano WorldNetDaily (WND).

Autoridades turcas acreditam que essa possa ser uma versão autêntica do evangelho escrito pelo discípulo Barnabé, e a imprensa iraniana afirmou que seu conteúdo vai desencadear a queda do cristianismo ao provar que o Islã é a verdadeira religião. Outras fontes, no entanto, julgaram as alegações improcedentes e a consideraram uma “risível” propaganda anticristã. A Basij Press informa que o texto foi escrito nos séculos 5 ou 6 e previu o surgimento de Maomé e da religião islâmica. Segundo a agência, o mundo cristão nega a existência de tal evangelho.

No capítulo 41 do Evangelho de Barnabé, estaria escrito: “Deus se escondeu enquanto o Arcanjo Miguel os levou (Adão e Eva) para fora do céu, (e) quando Adão se virou, ele notou que sobre a porta de entrada para o céu estava escrito La elah ela Allah, Mohamad rasool Allah”, que significa “Alá é o único Deus e Maomé é seu profeta”.

O texto teria sido confiscado em 2000 por autoridades turcas durante um trabalho de repressão sobre gangues acusadas de contrabando de antiguidades, escavações ilegais e posse de explosivos. A descoberta, contudo, só atraiu a atenção do mundo em fevereiro deste ano, quando foi informado que o Vaticano fez uma requisição oficial para ver o livro. Ainda não se sabe se o pedido foi atendido.

As origens do suposto evangelho são desconhecidas, mas o site National Turkafirmou naquele mês que o livro foi mantido no palácio da Justiça da capital turca, Ancara, e seria transferido sob escolta policial armada para o Museu Etnográfico da cidade. Para a Basij Press, a descoberta é tão importante que vai abalar a política mundial.

”A descoberta da Bíblia original de Barnabé vai agora comprometer a Igreja e sua autoridade e revolucionar a religião no mundo”, escreveu a Basij Press em seu site. “O fato mais significativo, porém, é que essa Bíblia previu a vinda do profeta Maomé e comprovou a religião do Islã.”

Apesar de autoridades turcas acreditarem que o texto é verdadeiro, outros questionaram sua autenticidade. Erick Stakelbeck, um analista de terrorismo e observador próximo dos assuntos iranianos, afirmou à WND que “o regime iraniano está empenhado em erradicar o cristianismo por qualquer meio necessário, ainda que isso signifique executar cristãos convertidos, queimar Bíblias ou invadir igrejas”.

Escrevendo para o site Catholic Culture, o jornalista católico Phil Lawler descreveu o conjunto de alegações como “um risível desafio iraniano ao cristianismo”. Ele afirmou que “se o documento foi escrito no século 5 ou 6, não pode muito bem ter sido escrito por alguém que estava viajando com São Paulo cerca de 400 anos antes. Deve ter sido escrito por alguém reivindicando representar São Barnabé. Devemos aceitar essa alegação?”, indaga Lawler. “Tenha em mente que a datação do documento é fundamental. Por volta do século 7, não era necessária muita clarividência para ‘prever’ a aparição de Maomé.”

mi_3369758914171814.jpg

– Net Maltrata seus Clientes!

Véspera de feriado, horário de pico e meu comércio sem poder aceitar os cartões devido a falta de Internet da NET.

Fiquei 16 minutos para passar todos os dados que o atendente pedia (que molenga, falava com má vontade e roboticamente). E após isso, simplesmente: “desligue os cabos e ligue novamente“.

Ora, fiz isso diversas vezes, senão não toparia passar o suplício de discar ao atendimento deles.

Sofria com a péssima Telefonica e seu Speedy. Agora, sofro com a maldita NET. Ambas sinônimo de péssimo atendimento.

imgres.jpg

– Deputado quer Protesto contra Erros de Arbitragem!

Deu na coluna De Prima, do jornalista Marcelo Damato, no Diário Lance de ontem 28/05: o hoje deputado Fernando Capez (o mesmo que quando promotor se aproximou das torcidas organizadas de futebol) resolveu inovar: no próximo dia 18 de junho (será uma 3a feira), vai realizar um ato público a favor dos torcedores de futebol que se sintam lesados por erros de arbitragem!

A ideia é de que os torcedores são consumidores que não podem ser prejudicados por decisões equivocadas dos juízes de futebol.

Recordando: foi o próprio Fernando Capez que já discursou a favor da devolução do dinheiro aos torcedores pelos erros de Carlos Amarilla (foto) no jogo entre Corinthians e Boca (ARG).

Fica a dúvida: quem vai pagar a conta e quem interpretará se a decisão do árbitro, por exemplo, em marcar ou não um suposto e duvidoso pênalti foi errada ou não?

Se a moda pega… aliás: 2014 está chegando, né?

url.jpg

– Empreendedor à Flor da Pele: da Kaiser aos Petiscos de Insetos

Há certas pessoas que têm o espírito empreendedor aflorado. O que dizer: o inovador Luiz Possas criou a cerveja Kaiser, a água-de-coco Kero Coco e agora pretende criar Petiscos de Inseto!

Será que ele vencerá a barreira cultural?

Inovador ele é…

Extraído de: Revista Época, Ed 676, pg 78-80

QUER BEM OU MALPASSADO?

Por Daniella Cornachione

O empresário mineiro Luiz Otávio Pôssas Gonçalves, de 69 anos, já criou uma marca de cerveja, outra de água de coco e uma terceira de cachaça. A cerveja é a Kaiser, a água de coco é a Kero Coco e a cachaça é a Vale Verde. Em cada mercado de que participam, essas bebidas ocupam posição de destaque. Por maior que seja o talento de Pôssas para os negócios, é difícil imaginar, porém, que ele vá obter a mesma popularidade com seu recente empreendimento, a Nutrinsecta. Trata-se de uma produtora de insetos. Em março, a empresa deu um passo inédito no Brasil – pediu ao governo de Minas Gerais, ao Ministério da Agricultura e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) certificação de que seus insetos podem ser consumidos por seres humanos. Gilberto Schickler, zootecnista e um dos sócios da empresa, espera que a decisão saia até junho. Ele explica que a produção de insetos para ração continuará como negócio principal da empresa. A autorização do governo para consumo humano serviria como atestado de qualidade para os produtos da empresa – mas pode ser usada para prospectar o novo mercado. “Eu não seria capaz de comer uma barata, mas já experimentei larvas de besouro fritas e achei gostoso”, afirma Pôssas. Quanto a levar baratas à mesa, ele concede que há uma “barreira cultural”.

Pode parecer estranho atribuir apenas a uma “barreira cultural” a opção por não comer baratas. Mas a verdade é que, no mundo dos insetos produzidos para alimentação, já caíram as barreiras nutricionais ou sanitárias. Os bichos em criação não têm contato com sujeira e comem legumes, frutas e farelo de trigo. Mortos, podem ser processados a ponto de virar uma discreta farinha de proteína para ser usada como suplemento alimentar.

Pôssas chegou aos insetos por causa de seu interesse por aves. Em 2000, ele começou a financiar o trabalho de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais em busca de novas formas de alimentar sua criação. Nesse processo, conheceu a proteína originada dos insetos. “Adicionar insetos na alimentação dos animais aumenta o bem-estar da criação. É uma das melhores fontes de proteína”, afirma a veterinária Flávia Saad, professora da Universidade de Lavras e uma das participantes dos estudos. Com 26 receitas em mãos, Pôssas fundou em 2006 a fabricante de rações MegaZoo. Para abastecer a linha de produção, resolveu criar os insetos ali mesmo, em Betim, Minas Gerais, em sua antiga fazenda. Três anos depois, abriu a Nutrinsecta, que fornece mensalmente 1.400 quilos de moscas, besouros, baratas e grilos, vivos ou processados, para sua empresa-irmã MegaZoo. Há clientes também entre zoológicos e criadores de animais. Os sócios esperam quintuplicar a produção a partir de junho, com a inauguração de uma segunda fábrica. Eles dizem que o aumento de escala permitirá a redução dos preços. Hoje, 1 quilo de inseto custa, em média, R$ 100, embora a empresa tenha apenas sete funcionários. Para ganhar mercado, esses preços precisam cair. Vender insetos como comida para gente seria, nesse contexto, um atestado de limpeza e qualidade, mais do que uma fonte de receitas importante.

Com o mesmo consumo de vegetais, os grilos produzem quatro vezes mais proteína que vacas

Embora o Brasil não enfrente nenhuma crise de produção de alimentos, a demanda do planeta por proteína animal cresce de modo preocupante. No ano passado, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) começou a incentivar, oficialmente, a inclusão de insetos na dieta, hábito chamado de entomofagia. Segundo a FAO, até 2050 o consumo global de carne deverá dobrar, mas esse alimento se tornará mais caro e raro, a ponto de ganhar status de item de luxo. A criação de animais de corte tradicionais já ocupa dois terços das terras disponíveis para produzir alimentos, mas bois, porcos e carneiros não são os sistemas mais eficientes para converter vegetais em proteína. Para produzir 1 quilo de proteína animal, os grilos consomem 1,7 quilo de alimento, bem menos que o frango (2,2 quilos), o porco (3,6 quilos), o carneiro (6,3 quilos) e a vaca (7,7 quilos). Por outro lado, grelhar um filé de grilo deve ser extremamente trabalhoso… Os insetos superam as criações tradicionais também pela concentração de proteínas. “Os insetos têm vantagens sobre animais convencionais, incluindo um alto nível de proteína, vitaminas e minerais. Além de um sabor único”, afirma Arnold van Huis, entomologista da Universidade Wageningen, na Holanda, e um dos principais defensores do consumo de insetos por gente. Junto com outros cientistas, Van Huis publicou em dezembro um artigo demonstrando que, por quilo de proteína produzido, porcos liberam na digestão entre oito e 12 vezes mais amônia do que grilos e 50 vezes mais amônia do que gafanhotos. A amônia é um dos gases responsáveis pelo efeito estufa.

De acordo com a bióloga mexicana Julieta Ramos Elorduy, autoridade mundial no assunto, 3 mil grupos humanos em mais de 120 países comem insetos. A tendência é que o hábito se torne mais difundido. Mas isso não significa que a entomofagia seja para todos. Assim como seus primos crustáceos, insetos podem provocar fortes alergias. Aos que têm alergia a camarão, recomenda-se evitar as novas iguarias.

imgres.jpg

– Novo “Rei do Século XXI”. Profecia ou Marketing?

Neymar finalmente concretizou sua transferência ao futebol europeu. E o departamento de marketing do seu novo clube, o Barcelona, caprichou. Via Twitter, deu as boas-vindas ao “Novo Rei do Século XXI”.

Ora, no futebol sabidamente o título de Rei pertence ao Pelé, atleta do século. É evidente que se faz alusão ao fato do jogador ser oriundo do Santos e ser uma promessa valiosa, com possibilidades de ser eleito o melhor do mundo.

Mas fica a instigante questão: no século XXI, o atual “Rei do Futebol” é o argentino Lionel Messi (pelos números e prêmios recebidos). Neymar o desbancará, sendo o título dado pelo clube catalão uma visão profética do sucesso da Jóia Santista, ou apenas uma bela e otimista recepção?

Em tempo: das diversas homenagens recebidas neste final semana, ouvimos rasgados e justos elogios. Mas um me pareceu ufanista e exagerado: ao término de Santos x Flamengo, um narrador citou Neymar como “maior jogador brasileiro depois de Pelé”.

No Santos, pode realmente ser. Mas e dos brasileiros: Neymar já superou Romário, Ronaldo Nazário e Ronaldinho Gaúcho?

Aliás, taí um exercício dificílimo: comparar atletas! Minha memória futebolística remete a Zico. Antes dele, não assisti os craques que conheço. Pelé, só em vídeo (e cada vídeo…). Hoje, a tecnologia e a globalização permitem maiores possibilidades e mais gente vê os craques atuais. Fico perguntando: e se Zizinho, Arthur Friedenreich, Leônidas da Silva e tantos outros tivessem as mesmas mídias que Messi e Cristiano Ronaldo tem hoje? Estendo a Puskas, Di Stefano…

Enfim: Neymar destronará Messi ou não? Como não tenho bola de cristal, não ousarei palpitar.

imgres.jpg

– Segunda Triste

O Ceú ganha mais uma pessoa especial nesta 2a feira. Quis o Criador alegrá-lo, e levou até ele a nossa estimada tia Zaira. Na verdade, tia-avó, irmã da minha Vó Nória Barroca e mãe da querida Maria Isabel (a Tata), por tanto tempo diretora da escola Rafael de Oliveira.

A tia Zaira foi uma das pessoas mais simpáticas e doces que conheci na vida. Há tempos não a via, e por tempos não a esqueceremos.

Que descanse em paz na Glória de Deus!

5-20-11-frisco-tx-3-rainbow.jpg

– La Piú Bella Festa

Estivemos festejando ontem com vários amigos um dos mais prazerosos eventos da colônia italiana de Jundiaí: a tradicionalíssima Festa Italiana (no Bairro da Colônia), onde confraternizamos com outros italo-jundiaienses.

Participe, ela continua neste domingo!

O site para informações é: www.festaitalianadejundiai.com.br

imgres.jpg

– Brasil ajudará a Saúde Mundial. Mas e a saúde dos brasileiros?

Parece piada, mas não é: Brasil vai dar dinheiro para a OMS, a fim de ajudar a Saúde Mundial. E a do nosso país?

Estão até querendo importar médicos, faltam leitos e os hospitais são arcaicos. Enquanto estamos a beira da falência dos hospitais públicos, resolve-se fazer média com os estrangeiros?

Extraído de: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,brasil-vai-dobrar-contribuicao-para-a-oms-em-2014,1034996,0.htm

BRASIL VAI DOBRAR CONTRIBUIÇÃO PARA A OMS EM 2014

Em meio à falta de médicos, País se compromete a doar mais de US$ 26 milhões à entidade.

Por Jamil Chade

GENEBRA – Apesar de viver uma falta de médicos e de ainda registrar dezenas de hospitais pelo País com sérias dificuldades para materiais básicos, o governo brasileiro irá quase dobrar suas contribuições financeiras para a Organização Mundial da Saúde a partir de 2014, numa nova divisão da conta da saúde mundial.

Dados obtidos com exclusividade pelo Estado revelam que, já no ano que vem, o Brasil será obrigado a aumentar em 82% suas contribuiçõs à entidade que se ocupa da Saúde no mundo, destinando mais de US$ 26 milhões. Apesar do salto, o Brasil ainda contribui com apenas 10% do que o bilionário Bill Gates dá a cada ano para a OMS para programas de saúde pelo mundo.

O novo orçamento foi aprovado ontem em Genebra, durante a Assembléia Mundial da Saúde, depois de meses de negociações. Passando por uma séria crise financeira, a OMS foi obrigada a promover uma reforma de suas contas. De um lado, cortou gastos e fixou um orçamento para 2014 e 2015 num valor de US$ 929 milhões e demitiu quase mil funcionários.

Mas a reforma também envolveu uma intensa batalha interna em relação a quem pagaria a conta. Países ricos alertaram que, por conta da crise, não tinham mais como bancar sozinhos o orçamento. Já os emergentes vinham alertando que queriam um peso cada vez maior nas decisões da OMS.

O resultado foi um acordo que eleva as contribuições de países emergentes e, de outro, reduz a dependência da OMS aos governos europeus.

Até 2013, o Brasil contribuia com 1,6% do orçamento da entidade. A partir de 2014, essa taxa chega a 2,9%, uma elevação de 82%. Em termos absolutos isso significará o envio de US$ 26 milhões aos programas da OMS nos próimos dois anos e colocará o Brasil como o décimo maior contrbuinte do orçamento ordinário da organização, praticamente empatado com Espanha e Canadá.

Técnicos da OMS explicaram ao Estado que o aumento segue o padrão estabelecido na ONU, calculando o volume de dinheiro com base no PIB do país e outros critérios sociais. “A nova divisão é um espelho do novo cenário internacional”, explicou um dos negociadores da entidade.

O governo brasileiro já deixou claro que está disposto a contribuir mais pela saúde mundial. Mas deixa claro que irá também cobrar da OMS um posicionamento mais aberto aos países em desenvolvimento e uma redução da influência das grandes farmacéuticas mundiais.

Outros países emergentes também tiveram de aumentar suas doações. A China ficará responsável por 5,1% do orçamento da OMS, um aumento de 61%. A Rússia terá uma elevação de 52% nos pagamentos, contra 25% no caso da Índia.

Já os ricos reduziram seu peso. O Canadá cortará suas contribuições em 7%, contra uma redução de 9% da cota da França.A Alemanha reduzirá seu financiamento em 11%, contra um corte de 14% noJapão em 14% e 22% no caso do Reino Unido.

O maior doador continuará sendo os EUA, arcando com 22% do orçamento da OMS. O Japão, com 10%, vem na segunda posição. A Alemanha responde por 7,14%.

A NOVA DIVISÃO NA OMS

EUA – 22%, Japão 10,83%, Alemanha 7,14%, França 5,59%, Reino Unido 5,17%, China 5,14%, Italia 4,44%, Canadá 2,98, Espanha 2,97%, Brasil 2,93%. (Fonte: OMS)

imgres.jpg

– E o Presidente da República Renan Calheiros?

Quer dizer que ontem, sexta-feira, tivemos como Presidente da República o senador Renan Calheiros?

MEEEEUUUU DEEUUUS!!!

Dona Dilma estava na Etiópia. O Vice, Temer, no Equador. Henrique Alves, Presidente do Congresso, nos EUA. E se Renan Calheiros estivesse fora do país, pela linha sucessória, teríamos o Presidente do Judiciário, Joaquim Barbosa!

De Renan a Barbosa, ou de 8 a 80.

Mas cá entre nos: com tantos aparatos tecnológicos, não é possível a presidente Dilma continuar a governar em viagem? Precisa mesmo passar o cargo?

imgres.jpg

– Bye, bye, Neymar

É oficial. O Santos FC venderá Neymar. E tem que fazer isso, pois ele quer ir para a Europa e se não for agora, irá de graça pois estará com o passe livre em 2014.

O clube confirmou que tem duas propostas: a do Real Madrid e a do Barcelona, e que ambas agradam. Fica a cargo do Neymar escolher. Pensou que moral a do menino: dar-se ao luxo de escolher os catalães ou os madrilhenhos?

Eu não tenho dúvida que, pelo andar da carruagem e pelo pronunciamento dos envolvidos, ele irá para o Barça. E é bom que ele vá, pois ganhará maturidade e vai aprender a ficar mais em pé. O meu medo é que perca a genialidade, como aconteceu com Robinho. Aliás, a novela é quase a mesma, não? Wagner Ribeiro o empresário, clubes espanhóis, vende-ou-não-vende…

Boa sorte ao garoto. Perde o Campeonato Brasileiro, pois será uma estrela a menos.

imgres.jpg

– O que tem no Cigarro!

Compartilho matéria da SuperInteressante (texto de Fernanda Salla, ed ME Abril 2013, pg 34-35) sobre as 5.315 substâncias que contém no Cigarro. Destas, mais de 4.700 são nocivas!

A mais letal é a Nicotina, responsável pela dependência química. A mais abundante é o Monóxido de Carbono, que se liga às hemácias do sangue de forma permanente. A mais radioativa é o Plutônio, que colabora para o câncer do pulmão. Há também veneno para animais em doses menores, como Cianeto de hidrogênio, que costuma ser usado para combater cupins e baratas. Claro que há os cancerígenos tradicionais, como a Nitrosamina (câncer de língua).

Uma dúvida que as autoridades de saúde têm é: quanto é a dosagem verdadeira de amônia utilizada pela indústria do tabaco, usada para potencializar o efeito da Nicotina?

E aí, tá com vontade de fumar ainda?

imgres.jpg

– Dia da Liberdade dos Impostos

Ontem, muitos empresários resolveram protestar contra a altíssima carga de impostos. Em SP, um posto resolveu radicalizar: o preço normal da Gasolina (R$ 2,699) caiu para R$ 1,267.

E aí, paganos ou não muito dinheiro para o Governo? Enfim… recebemos esse dinheiro de volta, em bons serviços públicos.

Abaixo, extraído de: http://migre.me/eIFYu

DIA SEM IMPOSTOS

Em protesto contra altos impostos, movimento vende 5 mil litros de gasolina ao preço de R$ 1,26 em SP. Motoristas enfrentaram até duas horas de fila para abastecer:

5881908979788278738.jpg

– Protesto com Sóbria Reivindicação!

Professores da Rede Municipal foram até o prefeito Fernando Haddad e pediram:

Menos Dinheiro para o Itaquerão e mais para a Educação

Perfeito. É justamente o que eu penso. A pessoa que bolou a frase acertou em cheio!

5881650638296586162.jpg

(foto de José Patrício – Estadão)

– Dia de Nossa Senhora Auxiliadora

Neste 24 de maio, é dia de alegria aos devotos marianos: celebra-se o título de Senhora Auxiliadora à Virgem Maria!

Extraído de: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=232472

DIA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Esta invocação mariana encontra suas raízes no ano 1571, quando Selim I, imperador dos turcos, após conquistar várias ilhas do Mediterrâneo, lança seu olhar de cobiça sobre toda a Europa. O Papa Pio V, diante da inércia das nações cristãs, resolveu organizar uma poderosa esquadra para salvar os cristãos da escravidão muçulmana. Para tanto, invocou o auxílio da Virgem Maria para este combate católico.
A vitória aconteceu no dia 7 de outubro de 1571. Afastada a perseguição maometana, o Santo Padre demonstrou sua gratidão à Virgem acrescentando nas ladainhas loretanas a invocação: Auxiliadora dos Cristãos.

No entanto, a festa de Nossa Senhora Auxiliadora só foi instituída em 1816, pelo Papa Pio VII, a fim de perpetuar mais um fato que atesta a intercessão da Santa Mãe de Deus: Napoleão I, empenhado em dominar os estados pontifícios, foi excomungado pelo Sumo Pontífice. Em resposta, o imperador francês seqüestrou o Vigário de Cristo, levando-o para a França. Movido por ardente fé na vitória, o Papa recorreu à intercessão de Maria Santíssima, prometendo coroar solenemente a imagem de Nossa Senhora de Savona logo que fosse liberto.

O Santo Padre ficou cativo por cinco anos, sofrendo toda espécie de humilhações. Uma vez fracassado, Napoleão cedeu à opinião pública e libertou o Papa, que voltou a Savona para cumprir sua promessa. No dia 24 de maio de 1814, Pio VII entrou solenemente em Roma, recuperando seu poder pastoral. Os bens eclesiásticos foram restituídos. Napoleão viu-se obrigado a assinar a abdicação no mesmo palácio onde aprisionara o velho pontífice.

Para marcar seu agradecimento à Santa Mãe de Deus, o Papa Pio VII criou a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, fixando-a no dia de sua entrada triunfal em Roma.

O grande apóstolo da juventude, Dom Bosco, adotou esta invocação para sua Congregação Salesiana porque ele viveu numa época de luta entre o poder civil e o eclesiástico. A fundação de sua família religiosa, que difunde pelo mundo o amor a Nossa Senhora Auxiliadora, deu-se sob o ministério do Conde Cavour, no auge dos ódios políticos e religiosos que culminaram na queda de Roma e destruição do poder temporal da Igreja. Nossa Senhora foi colocada à frente da obra educacional de Dom Bosco para defendê-la em todas as dificuldades.

No ano de 1862, as aparições de Maria Auxiliadora na cidade de Spoleto marcam um despertar mariano na piedade popular italiana. Nesse mesmo ano, São João Bosco iniciou a construção, em Turim, de um santuário, que foi dedicado a Nossa Senhora, Auxílio dos Cristãos.

A partir dessa data, Dom Bosco, que desde pequeno aprendeu com sua mãe Margarida, a confiar inteiramente em Nossa Senhora, ao falar da Mãe de Deus, lhe unirá sempre o título Auxiliadora dos Cristãos. Para perpetuar o seu amor e a sua gratidão para com Nossa Senhora e para que ficasse conhecido por todos e para sempre que foi “Ela (Maria) quem tudo fez”, quis Dom Bosco que as Filhas de Maria Auxiliadora, congregação por ele fundada juntamente com Santa Maria Domingas Mazzarello, fossem um monumento vivo dessa sua gratidão.

Dom Bosco ensinou aos membros da família Salesiana a amarem Nossa Senhora, invocando-a com o título de AUXILIADORA. Pode-se afirmar que a invocação de Maria como título de Auxiliadora teve um impulso enorme com Dom Bosco. Ficou tão conhecido o amor do Santo pela Virgem Auxiliadora a ponto de Ela ser conhecida também como a “Virgem de Dom Bosco”.

Escreveu Dom Bosco: “A festa de Maria Auxiliadora deve ser o prelúdio da festa eterna que deveremos celebrar todos juntos um dia no Paraíso”.

ORAÇÃO À NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Ó Santíssima e Imaculada Virgem Maria,
terníssima Mãe nossa e poderoso Auxílio dos Cristãos,
nós nos consagramos inteiramente
ao vosso doce amor e ao vosso santo serviço.
Consagramo-vos a mente com seus pensamentos,
o coração com seus afectos, o corpo com seus sentidos
e com todas as suas forças,
e prometemos querer sempre trabalhar
para a maior glória de Deus e a salvação das almas.
Vós, entretanto, ó Virgem incomparável,
que fostes sempre a Auxiliadora do povo cristão,
continuai, por piedade, a mostrar-vos tal,
especialmente nestes dias.
Humilhai os inimigos de nossa Santa Religião
e frustrai seus perversos intentos.
Iluminai e fortificai os Bispos e os Sacerdotes,
e conservai-os sempre unidos
e obedientes ao Papa, mestre infalível;
preservai da religião e do vício a incauta mocidade;
promovei as santas vocações
e aumentai o número dos ministros sagrados,
a fim de que, por meio deles,
se conserve o reino de Jesus Cristo entre nós
e se estenda até os últimos confins da terra.
Suplicamo-vos também, ó dulcíssima Mãe nossa,
lanceis continuamente vossos olhares piedosos
sobre a incauta mocidade rodeada de tantos perigos,
sobre os pobres pecadores e moribundos;
sede para todos, ó Maria, doce esperança,
Mãe de misericórdia e Porta do Céu.
Mas também por nós vos suplicamos, ó grande Mãe de Deus.
Ensinai-nos a copiar em nós vossas virtudes,
e de um modo especial vossa angélica modéstia,
a fim de que, por quanto for possível, com nossa presença,
com nossas palavras e com nosso exemplo,
representemos ao vivo no meio do mundo
a Jesus, vosso bendito Filho,
vos façamos conhecer e amar,
e possamos por este meio salvar muitas almas.
Fazei mais, ó Maria Auxiliadora,
que estejamos todos unidos
debaixo do vosso maternal manto.
Fazei que nas tentações
vos invoquemos logo com toda a confiança.
Fazei, enfim, que o pensamento
de que sois tão boa, tão amável e tão querida,
a lembrança do amor que tendes aos vossos devotos,
nos conforte de tal modo que, na vida e na morte,
saiamos vitoriosos contra os inimigos de nossa alma,
e possamos depois unir-nos convosco no Paraíso. Amém.

Maria, Auxílio dos Cristãos, rogai por nós.

imgres.jpg

– Tetraplégica, Muda, Cega e… Doutora! Um exemplo a Nós.

Queridos amigos e alunos,

Quando reclamarmos das provas, dos estudos, das dificuldades em geral, recordemos o exemplo dessa moça que ontem terminou seu doutorado na USP: ela não anda, não fala, não enxerga, não mastiga e nem engole. Mas superou as barreiras e, com disposição, defendeu sua tese!

Abaixo, extraído de: Folha de São Paulo, Caderno Equilíbrio, pg E4

ARTISTA TETRAPLÉGICA E MUDA É PhD COM DISTINÇÃO E LOUVOR

Por Cláudia Collucci

O primeiro “obrigada” foi mais difícil e demorado. O nervosismo atrapalhava a doutoranda na escolha das letras. No entanto, depois de um “ops!” que arrancou gargalhadas da plateia, ela se soltou e respondeu com desenvoltura aos comentários da banca examinadora.

Ao final de três horas, Ana Amália Tavares Barbosa, 46, recebeu ontem, com “distinção e louvor”, o título de doutora em arte e educação pela USP. É a primeira pessoa na sua condição (tetraplégica, muda, deficiente visual e que não consegue mastigar e engolir) a receber o título lá.

Ana Amália escreveu sua tese usando um programa de computador desenvolvido para ela. Ela toca um sensor com o queixo para escolher cada letra e formar, assim, as palavras. No início da cerimônia, fez uma apresentação usando um programa que transforma o texto em voz.

Há dez anos, Ana Amália sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) no tronco cerebral, no dia da defesa da sua dissertação de mestrado. Como sequela, ficou com síndrome do encarceramento (”locked in”).

Sua tese, intitulada “Além do Corpo”, é fruto de três anos de trabalho com artes visuais, realizado com um grupo de seis crianças com lesões cerebrais atendidas na Associação Nosso Sonho.

A defesa da tese quebrou todos os protocolos. Teve choro, risos, aplausos fora de hora e fala que não estava prevista. “É um momento histórico não só para as pessoas com deficiências, mas para toda a sociedade. Deve levar a uma transformação do modelo educacional vigente”, disse a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Battistella.

A mãe de Ana Amália, Ana Mae Barbosa, professora aposentada da ECA (Escola de Comunicação e Artes), preferiu assistir à cerimônia de longe. “Estou nervosíssima e muito orgulhosa. Ela deixou de ser vítima da vida para conduzir a própria vida.”

As cinco examinadoras elogiaram a clareza, a objetividade e a concisão do texto de Ana Amália. E, principalmente, o caráter de “manifesto político” do trabalho.

“Ele mostrou que não sabemos nada de aprendizagem, de educação, de cognição, de percepção, de inteligência e de generosidade”, afirmou Sumaya Mattar, professora da ECA.

A orientadora de Ana Amália, Regina Stela Machado, resumiu: “A gente dá muita desculpa para o que não faz, vive muito na superficialidade e não vê as coisas importantes da vida.”

Ao final, já doutora, Ana Amália disse só uma palavra com os olhos: “Consegui”.

url.jpg

– Conexões de Wilma Flintstone a Dilma Roussef

Recomendo a Revista Superinteressante de janeiro / 2011 pela excepcional coluna Conexões, do ótimo jornalista Fábio Marton.

O autor fez uma abordagem interessante ligando Wilma Flintstone a Dilma Roussef! E ficou ótima!

CONEXÕES DE WILMA A DILMA

No desenho “os Flintstones”, criado em 1960, Wilma era a esposa sensata de Fred: um protagonista meio bronco, mas simpático. Essa fórmula viria a ser adotada muito tempo depois pelos sarcásticos Simpsons. Mas os Flintstones não eram politicamente incorretos, exceto por um detalhe: seu primeiro patrocinador foi uma marca de cigarros.

Nos comerciais das primeiras temporadas, Fred e Wilma apareciam fumando cigarros Winston, fabricados pela americana Reynolds.

No Brasil, os cigarros dessa empresa são produzidos pela Souza Cruz, no RS. E, em meio aos tabacultores gaúchos, surgiu uma força política: o deputado Nestor Jost.

Descendente de fazendeiros do tabaco, Jost se tornou presidente do Banco do Brasil e ministro durante a ditadura militar, e até o final da vida atuou como lobista da indústria do tabaco – foi presidente da Abifumo, entidade que representa o setor. Mas começou a carreira bem mais à esquerda: Nestor foi um dos fundadores do PSB.

O Partido Socialista Brasileiro surgiu em 1947, como uma opção menos radical ao Partido Comunista Brasileiro. Mas, quando os militares extinguiram o partido, em 1965, alguns de seus integrantes decidiriam partir para a luta armada. E formaram o Comando de Libertação Nacional (Colina), onde se destacou Dilma Rousseff.

Depois de ser presa pela ditadura, em 1970, e libertada, em 1972, ela (Dilma) retomou sua atuação política: se filiou ao PDT de Leonel Brizola, em 1980, e em 2001 mudou-se para o PT – partido pelo qual se elegeu presidente do Brasil. Como Wilma Flintstones, Dilma teme a seu lado um homem de modos simples, mas carismático: Lula.

imgres.jpg

– Nem Começou o Brasileirão e a Arbitragem…

Há certas polêmicas que podem ser evitadas. Mas parece que a Comissão de Árbitros da CBF não entende assim, pois na semana de início do Campeonato Brasileiro, antes mesmo dos times entrarem em campo, já temos dois grandes temas levantando confusão.

Vamos a eles?

1- A primeira se refere às escalas das duas rodadas iniciais. Para Corinthians/SP x Botafogo/RJ, o árbitro assistente 2 será Dilbert Pedrosa, do RJ! E para Santos/SP x Flamengo/RJ, o árbitro assistente 1 será Emerson Augusto Carvalho, de SP!

Segundo Sérgio Correa da Silva (sim, ele mesmo que caiu da Comissão de Árbitros mas ressurgiu no Departamento de Árbitros), juízes do mesmo estado dos clubes envolvidos numa partida serão escalados (como experiência) para mostrar que a Comissão acredita na honestidade de todos e dar credibilidade e confiança a eles. O propósito é honroso, mas como explicar o seguinte:

– Divulgadas 20 escalas, apenas duas terão a experiência, envolvendo dois confrontos entre paulistas x cariocas. Mas o Santos terá um bandeira do seu estado em seu jogo, e o Corinthians terá um bandeira do estado do adversário? E ambos são mandantes… Ué, qual o critério e a justificativa dele? Lembrando que bandeira não é escalado por sorteio.

Recordam-se do episódio recente entre Inter/RS x Palmeiras/SP, onde o árbitro “Chicão de Alagoas” anulou um gol de mão do Barcos após um suposto aviso do quarto árbitro gaúcho Jean Pierre “Vin Diesel”? Na ocasião, se questionou muito o fato do quarto árbitro ser do mesmo estado da federação de uma das equipes...

Sendo assim, por que testar agora? Leve em conta o momento delicado da política da CBF. Já pensou se o bandeira carioca erra a favor do Botafogo contra o Corinthians? Xi…

2- A segunda polêmica se refere ao Ranking de Árbitros divulgado pela CBF. Ele pode ser acessado em: http://imagens.cbf.com.br/201305/1901869771.pdf e contém situações interessantes. Por exemplo: nele, Péricles Bassols é melhor do que Wilson Seneme, que é o penúltimo árbitro da relação FIFA. Ou que Ricardo Marques Ribeiro é melhor do que Marcelo de Lima Henrique. Compare, a lista traz:

  • 1) Leandro Vuaden (RS)
  • 2) Heber Roberto Lopes (SC)
  • 3) Sandro Meira Ricci (que figura na lista como árbitro de Brasília-PE !!!)
  • 4) Ricardo Marques Ribeiro (MG)
  • 5) Marcelo de Lima Henrique (RJ)
  • 6) Wilton Sampaio (GO)
  • 7) Paulo César de Oliveira (SP)
  • 8) Péricles Bassols (RJ)
  • 9) Wilson Seneme (SP)
  • 10) Francisco Carlos do Nascimento (AL).

Uma curiosidade: os melhores paulistas na sequência são: Luiz Flávio de Oliveira, Guilherme Ceretta (como Aspirantes FIFA), José Henrique de Carvalho (como Especial – há quanto tempo o bom José Henrique está licenciado) e Raphael Claus.

E aí, você concorda com a experiência da CBF em escalas de árbitros do mesmo estado de um dos clubes e com o ranking divulgado?

url.jpg

– Definindo “Orkutizar”

Li em algum lugar, mas não me recordo a fonte: cada vez mais o termo orkutizar tem sido usado, e sempre de maneira pejorativa. Basicamente, é quando alguém transforma algo com características recentes do Orkut, que sejam populares, sem exclusividades. É um termo preconceituoso, normalmente para ironizar a invasão digital da Classe C. Costuma ser usado por pioneiros de outras redes, como Facebook, Google+ e Foursquare.

E aí? Já ouviu esse termo ou não?

Eu não o usaria publicamente, por achar indelicado. Mas e você?

imgres.jpg

– A Nova Interpretação de Mão na Bola e Bola na Mão

Uma mudança na orientação de marcação de infrações em jogadas de “Mão na Bola” e “Bola na Mão” será colocada em prática na Copa das Confederações-13, a se realizar dentro em breve aqui no Brasil. Não será uma mudança na Regra do Jogo, mas Massimo Bussaca, o atual comandante da arbitragem mundial, alega ser uma nova interpretação aos árbitros sobre lances duvidosos dessa natureza.

Hoje, só se deve marcar infração por uso indevido das mãos na bola se for uma ação deliberada (proposital/intencional). É uma das poucas infrações onde o árbitro não deve avaliar imprudência, nem força excessiva (lembrando que em qualquer outra falta deve se considerar ação imprudente, temerária ou brutalidade). A Regra 12 (infrações e Indisciplinas) diz que:

Uma das faltas punidas com tiro livre direto é: tocar a bola com as mãos intencionalmente (exceto o goleiro dentro de sua área penal).

Tocar a bola com a mão implica na ação deliberada de um jogador fazer contato na bola com as mãos ou com os braços. O árbitro deverá considerar as seguintes circunstâncias:

– O movimento da mão em direção a bola (e não da bola em direção a mão);

– A distância entre o adversário e a bola (bola que chega de forma inesperada);

– A posição da mão não pressupõe necessariamente uma infração;

– Tocar a bola com um objeto segurado com a mão (roupa, caneleira etc.) constitui uma infração;

– Atingir a bola com um objeto arremessado (chuteira, caneleira etc.) constitui uma infração.

A novidade é: o árbitro deve avaliar se em determinados lances não houve movimento antinatural dos braços no momento do toque (uma intencionalidade disfarçada de falsa imprudência) ou um risco mal calculado do atleta em que a bola possa bater nos braços, em jogada que se poderia evitar.

Quer um exemplo perfeito para ilustrar? O cruzamento de Bruno Peres interceptado por Paulo André, no último domingo.

Teoricamente, hoje, não seria pênalti, pois Paulo André não faz um movimento deliberado de tocar as mãos e/ou os braços na bola. Portanto, no último domingo, acertou o árbitro. Mas se tal lance fosse durante a Copa das Confederações, deveria ser marcado pênalti, pois, afinal, Paulo André assume o risco da bola bater em suas mãos ao se atirar de tal forma imprudente, numa subjetiva intencionalidade (trocando em miúdos: o atleta sabe que pular daquele jeito pode sim bater em seu braço, e ele não se cuida para evitar o contato).

Para muitos, tal orientação ajudará a justificar alguns pênaltis. Para outros, trará mais confusão ainda!

Gostei do comentário do jornalista Maurício Noriega, que sobre tal orientação comentou no Diário de São Paulo de 21/03/2013, em sua coluna:

A regra não mudará, mas a interpretação será diferente. Talvez não descomplique, até complique ainda mais, porque a base de tudo continua sendo subjetiva”.

E você, o que você acha dessa mudança? Deixe seu comentário:

index.php.jpg

– A Nova Interpretação de Mão na Bola e Bola na Mão

Uma mudança na orientação de marcação de infrações em jogadas de “Mão na Bola” e “Bola na Mão” será colocada em prática na Copa das Confederações-13, a se realizar dentro em breve aqui no Brasil. Não será uma mudança na Regra do Jogo, mas Massimo Bussaca, o atual comandante da arbitragem mundial, alega ser uma nova interpretação aos árbitros sobre lances duvidosos dessa natureza.

Hoje, só se deve marcar infração por uso indevido das mãos na bola se for uma ação deliberada (proposital/intencional). É uma das poucas infrações onde o árbitro não deve avaliar imprudência, nem força excessiva (lembrando que em qualquer outra falta deve se considerar ação imprudente, temerária ou brutalidade). A Regra 12 (infrações e Indisciplinas) diz que:

Uma das faltas punidas com tiro livre direto é: tocar a bola com as mãos intencionalmente (exceto o goleiro dentro de sua área penal).

Tocar a bola com a mão implica na ação deliberada de um jogador fazer contato na bola com as mãos ou com os braços. O árbitro deverá considerar as seguintes circunstâncias:

– O movimento da mão em direção a bola (e não da bola em direção a mão);

– A distância entre o adversário e a bola (bola que chega de forma inesperada);

– A posição da mão não pressupõe necessariamente uma infração;

– Tocar a bola com um objeto segurado com a mão (roupa, caneleira etc.) constitui uma infração;

– Atingir a bola com um objeto arremessado (chuteira, caneleira etc.) constitui uma infração.

A novidade é: o árbitro deve avaliar se em determinados lances não houve movimento antinatural dos braços no momento do toque (uma intencionalidade disfarçada de falsa imprudência) ou um risco mal calculado do atleta em que a bola possa bater nos braços, em jogada que se poderia evitar.

Quer um exemplo perfeito para ilustrar? O cruzamento de Bruno Peres interceptado por Paulo André, no último domingo.

Teoricamente, hoje, não seria pênalti, pois Paulo André não faz um movimento deliberado de tocar as mãos e/ou os braços na bola. Portanto, no último domingo, acertou o árbitro. Mas se tal lance fosse durante a Copa das Confederações, deveria ser marcado pênalti, pois, afinal, Paulo André assume o risco da bola bater em suas mãos ao se atirar de tal forma imprudente, numa subjetiva intencionalidade (trocando em miúdos: o atleta sabe que pular daquele jeito pode sim bater em seu braço, e ele não se cuida para evitar o contato).

Para muitos, tal orientação ajudará a justificar alguns pênaltis. Para outros, trará mais confusão ainda!

Gostei do comentário do jornalista Maurício Noriega, que sobre tal orientação comentou no Diário de São Paulo de 21/03/2013, em sua coluna:

A regra não mudará, mas a interpretação será diferente. Talvez não descomplique, até complique ainda mais, porque a base de tudo continua sendo subjetiva”.

E você, o que você acha dessa mudança? Deixe seu comentário:

index.php.jpg

– Dia de Santa Rita de Cássia

Amigos, hoje é dia de Santa Rita de Cássia! Conheça um pouco a história dessa magnífica serva de Deus:

PERFIL HISTÓRICO DE SANTA RITA DE CÁSSIA

Santa Rita nasceu em 1381 e morreu aos 22 de maio de 1457. Estas duas datas tradicionais foram consideradas corretas pelo Papa Leão XIII quando a proclamou Santa no dia 24 de maio de 1900.

Rita, filha única de Antonio Lotti e Amata Ferri, nasceu em Roccaporena, a 5 km de Cássia, e foi batizada com o nome de Margarida (MargaRITA) em Santa Maria do Povo, também em Cássia. Seus pais eram “pacificadores de Cristo” nas lutas políticas e familiares entre os Guelfi e os Ghibelini. Deram o melhor de si mesmo na educação de Rita, ensinando-a, inclusive a ler e escrever.

Aos 16 anos Rita se casou com Paolo di Ferdinando Mancini, jovem de boas intenções, mas vingativo. Tiveram dois filhos. Com uma vida simples, rica de oração e de virtudes, toda dedicada à família, ela ajudou o marido a converter-se e a levar uma vida honesta e laboriosa. Sua existência de esposa e mãe foi abalada pelo assassinato do marido, vítima do ódio entre facções.Rita conseguiu ser coerente com o Evangelho perdoando plenamente todos aqueles que lhe causaram tanta dor.Os filhos, ao contrário, influenciados pelo ambiente e pelos parentes, eram inclinados à vingança. A mãe, para evitar que se destruíssem humana e espiritualmente, pediu a Deus que tirasse a vida deles, pois ela preferiu vê-los mortos que manchados com sangue da vingança.

Ambos, ainda jovens, viriam a falecer em conseqüência de doenças naturais.

Rita, viúva e sozinha, pacificou os ânimos e reconciliou as famílias com a força da oração e do amor; só, então, pôde entrar no mosteiro agostiniano de santa Maria Madalena, de Cássia, onde viveu por 40 anos, servindo a Deus e ao próximo com uma generosidade alegre e atenta aos dramas do seu ambiente e da Igreja do seu tempo.

Nos últimos 15 anos Santa Rita teve sobre a testa o estigma de um dos espinhos de Cristo, completando, assim, na sua carne os sofrimentos de Jesus.

Foi venerada como santa imediatamente após a sua morte, como atestam o sacófago e o Códex miraculorum, ambos documentos de 1457-1462. Seus ossos, desde 18 de maio de 1947, repousam no Santuário, na urna de prata e cristal fabricada em 1930. Recentes exames médicos informaram que sobre a testa, à esquerda, existem traços de uma ferida óssea (osteomielite). O pé direito apresenta sinais de uma doença sofrida nos últimos anos, talvez uma inflamação no nervo ciático. Sua altura era de 1,57m. O rosto, as mãos e os pés estão mumificados, enquanto que sob o hábito de religiosa agostiniana existe, intacto, o seu esqueleto.

AS MENSAGENS DE SANTA RITA

Não existem livros, cartas ou diários escritos por Santa Rita. A sua mensagem provém de sua vida simples e heróica. Santa Rita é uma grande evangelizadora. Ela não anuncia a si mesma, mas o Senhor Jesus e a força do seu Mistério Pascal de cruz e Ressurreição. Santa Rita é a manifestação vigorosa do Espírito Santo, que fala e age também na Igreja e no mundo de hoje.

1. MENSAGEM ÀS MULHERES

Santa Rita, antes de mais nada, quer transmitir sua mensagem às mulheres de todas as idades e condições, porque ela conhecer pessoalmente os papéis femininos de filha, esposa, mãe, viúva e religiosa.

Santa Rita anuncia à mulher, o evangelho da liberdade, liberdade der ser ela mesma, de defender a própria dignidade e a de quem é mais fraco.

Ela proclama o evangelho da interioridade, porque sem esta, não existe liberdade, e as coisas passageiras podem facilmente seduzir e escravizar o coração.

Santa Rita encarna o evangelho do serviço, porque somente quem perde a própria vida por amor a encontra verdadeiramente.

2. MENSAGEM AOS CÔNJUGES

Santa Rita anuncia aos esposos o evangelho da fidelidade ao próprio cônjuge.

Ela proclama o evangelho do perdão, porque quem erra anda errante e somente será ajudado se não for condenado por nós.

3. MENSAGEM AOS PAIS

Aos pais, Santa Rita anuncia o evangelho da coerência, porque, de fato, só se é educador pelo exemplo.

Ela anuncia o evangelho da confiança, para que, a família, egoisticamente, não se feche ao futuro e não destrua a vida.

Ela proclama o evangelho da oração, porque abrir-se a Deus, significa construir a própria família sobre a rocha.

4. MENSAGEM AOS JOVENS

Santa Rita se dirige aos jovens de hoje como uma mãe aos próprios filhos.

Ela anuncia aos jovens o evangelho da esperança, porque a vida tem sentido, porque Deus nos ama e não nos deixa sozinhos.

Ela proclama o evangelho da obediência, porque somente partindo da humildade se constroem grandes coisas

Santa Rita anuncia aos jovens o evangelho da generosidade, porque com esforço próprio pode-se superar a lógica do ódio e da violência.

5. MENSAGEM A QUEM SOFRE

A quem sofre Santa Rita anuncia o evangelho da proximidade do Deus Crucificado, Consolador e Salvador.

Ela proclama o evangelho da fortaleza em carregar a própria cruz junto a Cristo.

Santa Rita encarna o evangelho da compaixão, porque sofre com quem sofre e socorre todo sofrimento com a sua poderosa intercessão.

6. MENSAGEM AOS CONSAGRADOS

À pessoa consagrada (religiosos e religiosas) Santa Rita anuncia o evangelho da alegria que surge da doação total a quem vale muito mais do que o cêntuplo: o Senhor Jesus.

Ela proclama aos consagrados o evangelho da comunhão, porque na tensão em configurar-se a Cristo “não mais exista homem ou mulher, e todas as divisões sejam superadas”.

Enfim, a todas as pessoas que encontra, Santa Rita anuncia o evangelho da paz universal, para que sejamos todos sempre irmãos e irmãs, filhos e filhas do mesmo Pai.

Fonte: www.santarita-oar.org.br

imgres.jpg

– Virada Cultural Estadual será como a Paulistana?

Assustador os fatos ocorridos em São Paulo, durante o evento Virada Cultural. Arrastões, morte por overdose, drogas e brigas. Ah, e morte por assalto!

Na próxima semana, teremos a versão interiorana do evento, promovida pelo Governo do Estado. Que seja diferente…

A propósito: o povo está preparado para ações culturais assim? Ou melhor, a cidade de São Paulo está? Temo que o número de bandidos esteja superando o das pessoas de bem, infelizmente…

imgres.jpg

– Boatos da Bolsa Família: Parte do Brasil Parou! Ou Pirou?

Alguém soltou que seriam suspensos os pagamentos dos programas assistenciais do Governo. E era um boato difundido no Nordeste, onde há maior número de beneficiários.

Assustadas, as pessoas invadiram as agências da Caixa Econômica Federal, a fim de retirar a verba antes da “suposta suspensão”.

Fico pensando: o país ficou refém do assistencialismo?

imgres.jpg