Paulo César de Oliveira é um daqueles árbitros que, pela idade, apesar dos inúmeros clássicos apitados mundo afora, infelizmente ficará sem o ápice: apitar uma Copa do Mundo.
Dois motivos: a idade (já tem 38 anos e estaria com 44 para a Copa da Rússia, número indesejado para a FIFA) e a pouca sequência de jogos na carreira no exterior.
PC deveria ter ido em 2002 ou 2006 para uma Copa do Mundo. Estava no topo da carreira, com inquestionável respeito pelos jogadores, imprensa e torcedores. Era o seu momento.
Entretanto, nas últimas apresentações Paulo César tem sido infeliz. Apita muito bem os jogos, mas sempre há algum problema ou “senão” nas suas partidas. Além de azar: vide a suspensão que levou pelo jogo Grêmio Prudente X Palmeiras no ano passado, em lance de extrema dificuldade no Paulistão.
Suas escalas minguaram em 2011, pois o universo não conspirou a ele para que sua bolinha caísse com muita frequência no último Brasileirão. E quando atuou, teve certas infelicidades, como o fatídico lance do jogador Bolivar (Internacional) em que machucou gravemente seu adversário do Bahia e PC se equivocou não o expulsando.
Na última rodada da Copa do Brasil, no jogo Botafogo x Vitória, Loco Abreu disputa a bola com um zagueiro bahiano, simula a falta (PC entra na do uruguaio) e a bola sobra em vantagem aplicada para um atacante botafoguense, que marca o gol. Lance de erro crasso, que certamente Paulo César deve ter se lamentado ao ver no VT, em casa. Ainda bem que não decidiu o jogo, pois o erro nada ajudou o Fogão que foi eliminado da competição.
Neste domingo, novo erro, não determinante para o título paulista, que já estava praticamente decidido em favor do Santos: o lance do pênalti que resultou no segundo gol santista. Não foi nada, a bola bate involuntariamente no peito do adversário.
Para marcar uma falta ou pênalti por uso indevido das mãos na bola, o árbitro deverá levar em consideração as seguintes circunstâncias (extraídas da Regra 12):
– o movimento da mão em direção à bola, e não da bola em direção à mão (intenção ou não de usar a mão para pegar ou parar a bola);
– a distância entre o adversário (dá tempo da mão “desaparecer” da jogada para que ela não bata);
– e a bola que chega de forma inesperada (bateu no susto?).
Portanto, esqueça alguns ditos de que é necessário verificar a posição das mãos ou braços: a posição da mão não pressupõe necessariamente uma infração (braço colado, braço aberto, mão em punho ou riste… tudo bobagem e folclore!). Esqueça também ditos populares de que a bola ía para o gol ou impediu um cruzamento, entre outras crendices (Importante – é a única infração em que você exclusivamente avalia INTENÇÃO, pois não há a possibilidade de avaliar as outras nuânces da regra, que são a imprudência, temeridade ou uso de força excessiva).
Paulo César de Oliveira talvez tenha sido o melhor árbitro brasileiro da década passada. Além de sempre estar bem fisicamente, tecnicamente ter uma qualidade apurada, seu ponto forte sempre foi a disciplina. Seu caráter e carisma entre os árbitros são indiscutíveis. PC é um daqueles cidadãos exemplares, sujeito que orgulha qualquer um de ser seu amigo. Poucos sabem das atitudes dignas dele fora de campo, pois nunca quis se promover por elas. Porém, como qualquer atleta, também pode viver fases ruins ou de azar.
Com 18 anos de sucesso na carreira, que esse período passe logo, a fim de que ninguém crucifique injustamente um árbitro de qualidades incontestáveis e acima da média dos demais.

CAROS COLEGAS..
PARABENS PELA EXPLANACAO NOBRE COLEGA.
CONCORDO EM GRAU/GENERONUMERO, PAULO EXELENTE ARBITRO E POR SER ASSIM EH INADMISSIVEL UM ARBITRO FIFA SE EQUIVOCAR EM UM LANCE CLARO DE BOLA NAMAO E NAO MAO NA BOLA.
NADA ALTERARIA O RESULTADO MAS ATENCAO POIS ELE EH REFERENCIA E EXEMPLO.
SEM NENHUMA DUVIDA QUE QUEM APITOU AS FINAIS ERA QUEM DEVERIA APITAR MAS QUE FICOU UMA SAIA JUSTA A ESTA FALIDA COMISSAO FICOU. AS REGRAS NAO FORAM CLARAS , PELO CONTRARIO FORAM SIM ARRUMADAS PARA CONSERTAR ESTA FALIDA PROCESSO DE PROMOCAO SEM QUALIDADE QUE SE FAZ SEM UM MINIMO DE RESPEITO A CATEGORIA.
QUE VENHAM NOVOS NOMES PARA ASSUMIR A COMISSAO E QUE NOVOS FRUTOS BROTEM POIS OS QUE SAO BOSN HOJE SAO FRUTOS MADUROS DE MAIS DE 10 ANOS DE UM TRABALHO QUE NAO FOI RECONHECIDO MAS SEM DUVIDA FOI O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS DO ILUSTRE E SIM CONHECEDOR E NAO FABRICANTE SR.; GUSTAVO CAETANO
FUI….
CurtirCurtir
Bom dia, Anselmo.
Recentemente tenho postado comentários aqui neste blog acerca da covardia de alguns árbitros em se omitir de lances que possam influenciar no resultado da partida.
Vi lances claros de expulsão que foram deixados de lado, e também lances de penalti que não foram marcados, durante todo o campeonato, mas que ficaram mais evidentes nessa fase final.
Contudo, quando o PC aplicou o penalti no lance, ele ao menos fez diferente dos demais, e chamou a responsabilidade para sí. Sob a ótica dos entendedores, como nós, não foi penalti, mas sabemos da dificuldade do lance dentro de campo, e por isso não crucificamos, no campo a velocidade é outra, o angulo de visão também, e naturalmente entendemos que na visão dele, pode ter dado a real impressão de que o jogador leva a mão na bola. Erro escusável.
O que me assusta é a falta de coragem de assumir lances como este durante o campeonato todo vista em outros árbitros e ocasiões. E por isso gostaria de ver a sua analise sob este aspecto.
Forte Abraço,
CurtirCurtir
CARO DAVI..
MUITO BEM COLOCADO POR VC, SEM DUVIDA O PAULO ASSUMIU O LANCE COMO EH DE SUA CARACTERISTICA ASSUMIR , MESMO PORQUE ELE EH CONHECEDOR DE CAUSA, POR TER UMA PROXIMIDADE QUE ELE TEVE QUE CONSIDERO QUE SE VC VER AS IMAGENS DE PERTO O PAULO NA MINHA OPNIAO POR PRECIPTACAO DE LEVAR O APITO NA BOCA E NAO DAR AQUELES MILESIMOS DE SEGUNDOS NESCESSARIOS PARA UMA ANALISE MENTAL E FOTOGRAFICA DO LANCE COMETEU O ERRO QUE NORMALMENTE ELE NAO COMETE.
E QUE FIQUE BEM CALRO AQUI Q NAO ESTOU E NEM POSSO CRUCIFICA-LO SOMENTE COMENTEI POIS ELE PAULO EH REFERENCIA A TODOS ARBITROS E PARA QUE OS OUTROS NAO ENTRE NO ENGODO DE COMETER O MESMO ERRO.
COM RELACAO A ERROS E EQUIVOCOCS DENTRO DO CAMPEONATO…O Q ESPERAR DE UMA COMISSAO DESQUALIFICADA COMO ESTA QUE NAO TEM PONDERANCIA E NEM INTELIGENCIA DE ANALISAR JOGO A JOGO QUAIS OS ARBITROS COM CAPACIDADE E QUALIDADE PARA O MESMO…ALIAS O NIVEL FOI BAIXISSIMOS DOS NOVOS ARBITROS, TIRE QUEM JA EH ARBITRO QUALIFICADO E TESTADO, A SOBRA EH QUASE ZERO.. ARBITRAGEM NAO EH EMPREGO E NEM CARGO . EH UM SACERDOCIO ONDE TEM QUE TER DOM PARA O MESMO E AMOR A PROFISSAO E NAO SOMENTE AO GANHO DA MESMA , PORQUE ULTIMAMENTE SO APARECE PESSOAS NAO CAPACITADAS PARA TAL.
MAS COMO A COMISSAO TEM Q NESCESSARIAMENTE MOSTRAR QUE TRABALHA DESDE A ESCOLA ATE A ESCALA , FICA PROMOVENDO MEROS VIDROS DE ENSAIOS SEM SABER O Q TEM DENTRO, REPITO OS ARBITROS NAO TEM CULPA , CULPADO EH QUEM OS COLOCOU LA.
FORTE ABRAÇO
CurtirCurtir