“Amar é faculdade; cuidar é dever”
Essa consideração faz parte da decisão da Ministra do STJ, Nancy Andrigh, sobre o processo de uma filha que acusou o pai por abandono afetivo. Para a magistrada, o problema não é a falta de carinho, mas o dever que o pai tinha em cuidar da filha. Assim, pelo descuido, terá que pagar R$ 200 mil reais como indenização a ela, que já é maior de idade.
Fica a questão: pai não é por genética, mas por criação. Assim, a falta de carinho na criação poderia também levar à indenização?
Deixe seu comentário, e abaixo, mais sobre o caso:
Extraído do: Bom Dia Brasil (clique acima para link)
STJ CONDENA PAI POR ABANDONO AFETIVO
Em decisão inédita, o Superior Tribunal de Justiça condenou um pai por abandono afetivo da filha. Ele terá de indenizá-la em R$ 200 mil. A ministra Nancy Andrigh resumiu assim a decisão: “Amar é faculdade, cuidar é dever”.
A filha, após ter obtido reconhecimento judicial da paternidade, entrou com a ação contra o pai por ter sofrido, ela disse, abandono material e afetivo durante a infância e a adolescência. O pai negou o abandono.
Mas, para a ministra, a discussão no processo não era o amor do pai pela filha e, sim, o dever jurídico que ele tem de cuidar dela.

Acho que essa menina ta indo alem . Quem deveria Ter Corrido Atras de Pensão se é que o Pai pagava ou nao era a mae dela . Pelo Que eu Sei Ou nao sou tao Leigo Nesse assunto de lei . Qdo o filho(a) Atinge a maior idade tem que se virar . essa menina e uma vagabunda . por que o que ela deveria era se aproximar do pai e nao processa-lo .
CurtirCurtir
Juan acho que voce nao sabe mesmo o que esta falando quem e voce para chamar alguém de vagabunda. ela tem todo direito sim ..
CurtirCurtir
realmente não existe lei no brasil a favor do pai!!!então quer dizer que se o filho não quiser ir naa casa do pai o mesmo tera que pega-lo obrigado…isso não iria causar um dano maaior na cabeça dessa criança!!!e quem que disse que 200 mil reais vai pagar a falta desse amor…amor se constroi não se paga!!!então além de pagar a penssão todo mes esse pai ainda corre o risco de ir p cadeia!!!
é a cadeia vai realmente ficar lotada….vamos prender bandidos e não perder tempo com coisas que podem ser resolvidas pelas proprias familias e repito amor se da e não paga…amor não tem valor mas espero que essa moça conssiga ser feliz com o tamanho absurdo que ella fez porque se o pai não demonstrava afeto antes pioro agora!!!
CurtirCurtir
Logico, amei a causa muitos pais agora so por medo pensarão melhor em sair por ai sem uso camisinha, por filho no mundo é facil, cuidar e fazer desse um cidadao de bem com estrutura fisico e mental é que sao eles! concordo que deveriam ate criar uma nova lei, se nao de atençao vai pra cadeia!
CurtirCurtir
Isso é ridículo, se o api nunca deu nada, porque a MÃE não entrou na justiça enquanto a menina era uma criança? E além disso, a mãe, sempre passa muito mais tempo com os filhos pela lei. Na maior parte das vezes, o acordo feito na justiça, implica que a criança passe fim de semanas alternados com o pai e com a mãe, portanto, fica mais tempo com a criança geralmente é a mãe, o dever de cuidar da ciança é da mãe. O pai deve ajudar, mas a ajuda fincanceira depende do salário que o pai recebe. Em relação ao afeto, isso não se impõe, ninguém pode obrigar um pai ou uma mãe a gostar de seu(s) filho(s), ou um filho, de gostar de seus pais. Se o amor surgisse obrigatoriamente depois da chegada de um filho, não haveriam tantas crianças abandonadas. A única obrigação do pai, é pagar pensão! E DIANA, a mulher também tem obrigação de exigir o uso da camisinha, colocar a culpa só nos homens é fácil! A mulher é quem mais deveria se preocupar com o uso da camisinha, afinal, querendo ou não, é a mulher que mais sofre as consequências de ter um filho. E pra terminar, tem muita mulher ai filha-da-puta, que não deixa o filho ver o pai, ou que só deixa se ele der algo em troca, ou se ela não tiver opção, sei disso porque meu marido tem um filho, e a mãe dele só deixa ele ir pra casa dos avós se ela precisar sair e náo tiver com quem deixar! Mulher gosta muito de se fazer de vítima. Meu marido não paga pensão, mas só o planinho de saúde que a família paterna paga pra criança é o preço de uma pensão em cima de um salário mínimo, o que ele ganha. Sem contar com as coisinhas que os avós dão, roupas e etc. Mas a malandra da mãe da criança ainda quer mais, é muito cara-de-pau, isso sim!
CurtirCurtir
Só pasando por uma situação identica esse pessoal ai em cima vai pensar melhor no que está falando, o problema não é pensão e a penssão o pai não para de pagar ao término da maior idade, ele só para de pagar hoje em dia após o mesmo comprovar que o filho não necessita mais de seu auxilio e pode viver muito bem sem ele…para o propio juiz. O filho então responde se precisa realmente ou não e a situação.
Mas agora pensemos além, um “pai” que tem mais de 1 filho, em 2 casamentos, vive com outra familia em harmonia e pagando “penssão” de 3 salarios minimos para o filho do primeiro casamento e só, pois tem odio da sua ex-mulher e nem conhece o filho direito, isso não é economia onde investimos em uma cria e partimos para outra “ação” ele deve dividir as responsabilidades, apenas a penssão não basta, mas a justiça não tem como cobrar isso dele o afeto. A criança na casa de seu pai é destratada, se sente inferior, pois o pai mima os outros filhos ao extremo. Então a mãe cuida do filho e o pai, o pai não serve pra porra nenhuma.
Ex: Minha faculdade está 1 semestre atrasada e nesse exato momento meu pai está bancando um churrasco em sua casa luxuosa bem avaliada para 100 convidados para uma irmã, e me diiz que não tem dinheiro pra pagar a faculdade, nem tinha pra escola…assim desrespeitando a sentença proferida dele de alimentos
CurtirCurtir
Isso mesmo ela esta certa qem foi criado so pela mãe qe sabe como um pai faz falta,êh ate hoje não terminei meus estudos e nem tenho um trabalho fixo tenho 21anos ja era pra eu estar trabalhando,mas não estou reclamando da minha mãe pq da forma dela ate hoje ela e uma boa mãe para min não posso cobrar muito dela pois ela e jovem tem 38 anos,meu pai e sargento da aero naltica aposentado,eu não via ela a mais ou menos uns 13 anos, ele paga pensão desdo méus 8 anos um salário mínimo dava pra comprar roupas e comer mas nos meus 16 anos ja era triste pra mim os pais dos meus amigos todos indo pra praia fds viagens durante o ano .quando eu estava na casa dos meus amigos tudo o pai deles deram computador novo eu nunca tive videogame tênis bom, foi muito triste essa faze quando eu via meus amigos aos 18 ganhando seu primeiro carro e eu nem recebia uma ligação .ai derrepende agora aos meus 21 anos chega uma intimação na minha casa pra min era do meu pai alegando qe ele estava com problemas de saúde e eu tinha q aparecer no dia e local e horário para um conciliação famíliar,eu fui certinho no dia q eles pediram imaginando qe ele ia falar oi filho, gente ele nem pergunto se eu estava bem se eu tinha comida na minha casa ele entrou com adivogado dele na sala e falou assim a minha parte eu ja fiz rindo feliz eu não to acreditando ate hj eu precisava falar isso,to pensando em processar meu próprio pai pocha se ele falasse André eu vou te ajudar com 20 reais por mês eu ja ia ficar feliz ele ia estar lembrando d min mas nem perguntou se eu terminei de estudar nada nade msmo falo dele so qe estava morando no interior eu com a Boa educação q minha mãe pode me dar sozinha comprimenteii ele a mulher dele e o advogado dele to mal de verdade não posso contar com meu pai nunca.e agora meu padrasto morreu a hum Ano minha mAe era casada em separação de bens ela ta mal ate hj, e eu quase não tnho forçar pra ajudar ela me surpriendi achei qe ia ser uma conciliação familiar não escutar um
Pãi falando fiz minha parte e assin vai lá faz hum filho paga pensão de um salário mínimo ate os 21anos pq o a basearia depositava certinho ai nunca liga pra ver se o filho ta bem na escola se precisa de uma bronca Do pai nada disso so fala bem assin fiz minha parte simples assin nossa
CurtirCurtir
Com 14 anos, eu acordava às 05h para ir para o SENAI e dormia às 23:30h porque também estudava à noite. Depois com meu sustento paqguei minha faculdade sozinho. Então esta história que o filhinho não pode isso ou aquilo é conversa.
Conheço um cidadão que está estudando por solicitação da mãe só para o pai ter que pagar pensão. Enfim, é triste…
CurtirCurtir
adorei a ideia tenho um pai q nunca me deu um real tentei me aproximar dele de todas as maneiras mais ele nunca me deu atencao e mentia todas as vezes q eu ligava p ele pedindo ajuda poucas vezes q procurei ele me falava nao eu so queria um pouco de atencao delecomo ele dava aos outros irmaos meus afalta q ele me fez durante minha infancia foi tremenda as coisas q eu escutava ela nao tem pai ela filha de mae solteira me sentia um lixo estouc 34 anos e vou procesalo por falta de amor sim pense o q quizerem
CurtirCurtir
eu sinceramente sofri pela falta de carinho da parte do meu pai.
ele deixou eu e minha minha quando tinha 2 anos e voltei a vê-lo com 16 anos.
desde os 9 recebi pensão e quando fiz 18,parei de receber.
Mas ele nunca entrou em contato comigo,mesmo tendo meu telefone e endereço.
hoje tenho 26 anos,moro na mesma cidade q ele e mando cartão de natal pra ele e pra familia dele (tenho 3 irmãos por parte de pai q desconhecem a minha existência,mas a mulher dele sabe q eu existo),e tbém mando cartão de dia dos pais e já desejando feliz aniversário q é em agosto tbém.Coloco os meus contatos nos cartões e nunca obtive resposta.
eu só queria saber o q eu fiz pra ser tão desprezada
um pai fez falta na minha infância,adolescência e ainda faz!
CurtirCurtir
Acredito que ninguém consegue por amor no coração daqueles que assim não queiram.
Entendo perfeitamente e estou de acordo com a filha que processou o pai por abandono afetivo. Sou mãe de três filhos e devido nosso casamento não ter dado certo, o pai simplismente resolveu desprezar as crianças. Fez sofrer, chegando ao ponto de sair de casa para não recebe-los. Educo meus filhos para serem pessoas do bem, altruistas e não para serem pessoas que não lutam por seus direitos. Ser pai, não é simplismente pagar pensão e sim cumprir com seu papel afetivo. Fica ai a dica para quem ama seus filhos e entendem o que causa em uma criança a falta do afeto.
CurtirCurtir