“Mateus 6:24 – Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro.”
Não gosto de usar palavras sagradas em meio a ocasiões profanas indevidas. Mas é curioso como em algumas situações a incompatibilidade de funções/ações gera vítimas.
Digo isso pois o amigo Marcelo Marçal foi destituído de suas funções como responsável do site da Cooperativa de Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo. Em nota, disse que a decisão foi dos cooperados.
Ué, eram quantos cooperados? Numerosos?
Marcelo Marçal possui há anos o site Apitonacional.com , onde o foco são notícias do mundo da arbitragem de futebol. Evidentemente, não seria espantoso imaginar que em alguma oportunidade, caso seu site abordasse algum tema que desagradasse a Cooperativa de Árbitros, fosse questionado. Seria exagero imaginar que as críticas a um árbitro sul-matogrossense que vem trabalhando em SP motivaram a sua demissão? Talvez. Não importa. É de direito da Cooperativa dos Árbitros, que é uma empresa privada, e ela não deve nenhuma satisfação à sociedade (mas aos seus cooperados). E como os cooperados gostam e participam da instituição, deve estar tudo bem.
E aqui vai a observação: por mais que o site Apitonacional.com buscasse a isenção, o comprometimento com a outra empresa poderia ser nocivo, pelo fato do site não poder blindar alguém (e nem deve!). Uma hora ou outra, isso poderia acontecer. E se aconteceu, é porque quís mostrar independência.
Marçal é um trabalhador, sujeito esforçado e inteligente. E aqui, nada de solidariedade ou caridade pois ele não precisaria disso, graças a sua competência, mas sim uma palavra de quem entende tais incompatibilidades: pensar pelo lado positivo– agora, não há impedimento algum para a discussão sobre outros temas, como a necessidade de tantas entidades de árbitros (custosas a eles próprios), como descontos de Cooperativas e Sindicatos, além de, quando ocorrerem, possíveis casos de subserviência à FPF poderem ser abordados com maior profundidade.
Boa sorte nesse momento novo. Tenho certeza de que não fará falta aquele trabalho.

Sem contar que o presidente do sindicato acumulando a diretoria de arbitros, e da comissao de arbitragem e da cooperativa… o cara se acha o “the champ” . Ainda bem que nao e musico e toca em uma orquestra, senao iria querer tocar no minimo 5 instrumentos ao mesmo tempo… RIDICULO
CurtirCurtir
Prezado Rafael Porcari, obrigado pelas palavras.
Peço permissão para fazer alguns esclarecimentos.
Você já me conhece há algum tempo, assim como eu, você também viveu o mundo da arbitragem e agora melita no campo das noticias e das informações. Sendo assim, você sabe o quanto sofremos quando criticamos algum amigo ou companheiro de jornada, é como cortar a própria carne, mas essa é nossa função.
Assim como o jogador quer fazer o gol, o árbitro marcar aquele pênalti consagrador, nós queremos publicar a informação e infelizmente nem sempre ela é boa na visão do arbitro ou do dirigente da arbitragem. Ai, o erro, a culpa deixa de ser dele e passa a ser nossa que descobrimos e informamos aos demais. A primeira reação do criticado é que somos fracassados, que o perseguimos e que nunca fomos nada, não atentando para o fato que devemos ser julgados pelas informações, se ela esta correta ou não, e não pelo que fizemos dentro das quatro linhas como árbitro de futebol.
Em relação à saída da cooperativa, como você foi muito feliz em dizer, era inevitável que isso acontecesse e eu acho correto, não pela maneira que foi e mais abaixo eu explico, mas sim pelo entendimento mutuo entre eu e a diretoria. Desde que montei o site http://www.apitonacional.com.br e o Blog do Marçal, eu não me sentia bem no cargo. Por diversas vezes coloquei o cargo a disposição do presidente Silas Santana, a quem respondia e devo respeito, porém, ele sempre ignorou meu pedido me mantendo na função.
Com a eleição de Arthur Alves Junior no Safesp, passei a me sentir pior ainda, pois sempre fui contra dirigente de sindicato ser membro de comissão de arbitragem e já antevia minhas criticas e cobranças com a forte reação do Arthur. Critiquei muito Sérgio Corrêa quando esse tinha as duas funções, pelo menos por esse não fui perseguido, pois para ele, a critica faz parte e engrandece a função, entendimento totalmente contrário de Arthur Junior por quem fui perseguido desde o primeiro dia de seu mandato no Safesp.
O pior é que quando o encontrava em ocasiões distintas ou o procurava para esclarecer fatos para realizar matérias, o mesmo sempre me elogiava e para minha surpresa, eu sempre era alertado por terceiros que longe de mim, ele falava outra coisa.
Na ultima vez que o encontrei, na sexta feira (23), dois dias antes da assembléia soberana arquitetada por ele que foi na segunda, tive uma áspera discussão com ele, onde disse tudo que relato acima olhando nos olhos dele, inclusive que ele me perseguia e que tinha me tirado do site do sindicato (era direito dele escolher com quem trabalharia, mas tinha que ter dito isto e não que eu continuaria e no dia da posse ter revelado ao contrario como eu já tinha sido alertado) e que eu tinha a informação que ele tentaria me tirar do site da cooperativa na assembléia dos cooperados, pois tentou varias vezes através do Silas Santana e não conseguiu, sendo que o Silas, esse sim, um homem de palavra, sempre me brindou contra as perseguições dele. Como sempre, ele negou e disse que se quisesse, falaria com o Marco Polo que forçaria o Silas a me tirar da Coafesp. Só por ai da para perceber quem manda de fato na Cooperativa e no Safesp, não é mesmo!
Claro que por um lado fiquei triste com a saída da Coafesp, as coisas tem que acontecer naturalmente e quando alguém mexe os pauzinhos para que ela aconteça sempre tem uma reação que sabemos como começa, mas nunca como termina. Mas, se por um lado fiquei triste, por outro fiquei aliviado e livre para, a partir de agora ser mais atuante na fiscalização da arbitragem paulista. Policiarei-me para não ser revanchista, ouvir todos os envolvidos e apurar com isenção tudo que me é informado e repassado.
Por outro lado, espero que o presidente do sindicato dos árbitros de São Paulo, o maior e mais importante do país, me trate com respeito e profissionalismo como ele mesmo afirmou no ultimo encontro.
Bem, é isso.
Porcari, desculpe o longo comentário, mas acho devido à importância, o canal apropriado para esses esclarecimentos.
Atenciosamente.
Marcelo Marçal
CurtirCurtir
Éh… Marçal, Porcari, PPJ… quando os caras perdem a boquinha aí metem a boca na internet.
Tá virando pastor ? Falando de jesus no site do jesus? falando do marçal no nacional?
Éh por isso que nunca apitaram a1.
CurtirCurtir
Já disse e repito: naum dá para aceitar que os árbitros aceitem esses dirigentes ligados com a federação paulista trabalhando como se fosse defensores dos árbitros. Isso naum existe. esse é só mais um caso
CurtirCurtir
Professor, boa noite!
Isso só escancara o que todos nós falamos a muito tempo. Não existe como trabalhar para a Cooperativa, Sindicato e FPF sem a tão famigerada incompatibilidade de cargos.
O Webmaster foi visivelmente tolhido do seu emprego por represálias. Se são capazes de fazer isso com alguém que era um mero funcionário, o que se poderá fazer dentro dos escritórios?
Dentro desse saco impoluto de dirigentes, vemos que não há forças novas surgindo. Onde estão Abade, Sálvio, que agora deslgados poderiam oxigenar as entidades? Pq Seneme, PC e outros não levantam uma bandeira de renovação?
É claro que a dificuldade em novos nomes é natural. Mas a omissão maior ainda.
A lição desse episódio: nunca confie em promessa de dirigente.
E em certa reunião ainda ouvi um mandatário-mor qualquer se referir ao Blog do Frentista, Blog do Tenista… Imagine quanta coisa o Marcelo Marçal deve saber.
Aproveitando: poderíamos discurtir quanto custa para um árbitro bancar Cooperativa e Sindicato. Que tal?
CurtirCurtir
E DEPOIS QUANDO A GENTE RECLAMA TEM NEGUINHO QUE XIA.
CADÊ OS CARAS QUE ELOGIAVAM PRA DEFENDER O CARA AGORA?
TODO MUNDO É AMIGO DOS OUTROS PRA SE GARANTIR NAS ESCALAS. E AÍ, CUMÉ QUE FICA?
USARAM O MARÇAL E AGORA DESCARTAM???
BOA SORTE PRA VC. MAS ACHO QUE DEVERIA FALAR ISSO NO SEU SITE. NUM VI NADA ESCRITO LÁ, SÓ PUDE SABER PELOS MILHÕES DE SPAMS QUE O PORCARI(A) MANDA.
CurtirCurtir
Bom artigo do Porcari e ótima resposta do Marcelo. Ótimo nível o blog, parabéns.
O problema é que eles são muito poderosos e essas críticas nem fazem cócegas. Mas e quanto ao (>>>)
CurtirCurtir
“árbitro fpf”,
Sobre “apitar A1”: Júnior, lateral esquerdo do Flamengo, poderia tranquilamente jogar numa Seleção Mundial de Futebol de todos os tempos. Seu reserva Wanderlei Luxemburgo, era muito inferior. Porém, pós-carreira, Júnior durou 2 rodadas como treinador, já Luxa… Árbitro funciona mais ou menos do mesmo jeito.
Sobre “virar pastor”: sou formado em iniciação teológica por ter estudado 4 anos no Centro Catequético Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, instituição seríssima da Igreja Católica na Diocese de Jundiaí. Não tenho vergonha da minha religião, nem faço proselitismo barato.
Sobre “Marçal/PPJ”: sim, escrevo no site Voz do Apito, onde o editor é o jornalista Pedro Paulo de Jesus. Qual o problema? Nunca tive ingerência nos meus artigos, tanto que, se der uma lida na minha coluna que está hoje no ar no Voz do Apito, ela critica dirigentes paulistas e cariocas, sem qualquer propósito de apologia ou critica pré-determinada. NÃO EXISTE CENSURA ALGUMA, NEM MÁ INTENÇÃO EM TEXTOS QUE PUBLICO.
Você é quem deve estar acostumado a esse tipo de coisas… Sai pra lá, chapa-branquismo!
CurtirCurtir
Rubão, obrigado pelo comentário. O senhor está meio sumido do meu blog!
Sobre a sugestão: permita-me discordar num propósito- se Cooperativa e Sindicato são organismos formados pelos árbitros para defendê-los, são eles, árbitros que devem discutir os rumos da entidade privada. Até por não fazer parte do meio deles, limito a discutir questões éticas (como cidadão e ex-militante do meio). As financeiras, não posso escrever pq não sei como anda… Mas gostaria de saber os dados, por curiosidade. Quem sabe o senhor poderia me fornecer, caso esteja por dentro?
CurtirCurtir
“Prata”,
Obrigado pela parte que me toca. rsrsrs
CurtirCurtir
“Árbitro”,
obrigado pelos elogios. Mas as partes onde acusa, no anonimato, foram excluídas. Não podemos publicar leviandades/acusações/fofocas sem identificação; bem como os palavrões.
Você começou tão educado o seu texto. Que tal reescrevê-lo?
CurtirCurtir
cARA, eSSE É O rETRATO DA aRBITRAGEM DE sÃO pAULO E DO bRASIL. e TEM GENTE QUE AINDA eLOGIA O ESTADO DE sp…
PARABÉNS POR vCS fALAREM ABERTAMENTE E DISCUTIR Os PROBLEMAS. Mais ACHO QUE O sITE PODERIA fICAR Só nos Assuntos DA aRBITRAGEM.
CurtirCurtir
“Observador”,
O Blog do Professor Rafael Porcari não é site de arbitragem, mas um blog de contemporaneidades que discute, entre tantos assuntos, a arbitragem.
Obrigado pelo comentário!
CurtirCurtir
Professor Porcari, valeu por mais essa brilhante consideração. Aqui na Fed bahiana a coisa funciona mais ou menos assim. Nosso mártir Deived Pacheco que o diga!
CurtirCurtir
E o mundo gira…
já percebeu que quando os caras encerram a carreira metem o pau em todo mundo?
Os cartolas falam que é árbitro frustrado…
E os ábitros falam que são defensores da ética…
Mas ninguém fala enquanto apita…
Será que o sistema não permite?
#democracianoapitojá!
CurtirCurtir
Algo contra algum dirigente?
CurtirCurtir
Nada contra ninguém. Boa sorte aos dirigentes. O único questionamento é sobre a incompatibilidade de cargos. Mas se os árbitros assim desejam, é direito deles. Que sejam todos felizes!
CurtirCurtir
não vi ninguém defender a cartolage. entao é pq os árbiros estao contentes mesmo.
CurtirCurtir
A última coisa do mundo que eu quero é discutir política. Se já é foda apitar sem apoio, e imagine com oposição. Se candidata aí Porcari. Filie-se ao sindicato e se eleja.
CurtirCurtir
Brilhantes e pontuais palavras como sempre.
O nível da discussão é excelente e ajuda a engrandecer a categoria.
Todavia, vejo muitos questionando a postura que os árbitros adotam quando estão apitando, qual seja a de se manter calado para garantir as escalas. E este ponto eu vou esclarecer!
Inicialmente, eu critiquei a postura dos dirigentes quando apitava, e quem me conhece sabe o que eu fiz, quem não conhece também sabe pois essas notícias correm de boca em boca em alta velocidade nos bastidores do apito.
Em verdade todos sabem que critiquei fortemente o sistema de “escalas escravas” onde o árbitro é submetido a apitar jogos de baixo nivel técnico, em campos com condições precárias para o exercicio da profissão, e com risco iminente de ser agredido. O resultado não poderia ter sido diferente, fui excluído do quadro da FPF arbitrariamente, sem chance de apresentar contraditório, defender o episódio ou até mesmo discutir sobre as mazelas da arbitragem, simplesmente excluem o árbitro como se este fosse um número, um mero “peão” do tabuleiro de xadrez que não fará falta se sacrificado para aa manutenção do Rei…
Aqui mesmo temos exemplo clássico dessa impotência da categoria, basta ver quantos árbitros se escondem no anonimato em suas mensagens, e pasmén alguns chegam até questionar o porque dos árbitros falarem apenas após a saída do quadro!
Caso decidam falar, a sentença estará dada, serão excluídos arbitrariamente do quadro da FPF, ou serão punidos com “boas” escalas no amador do estado de São Paulo…
CurtirCurtir
Este tal de presidente do safesp (em minuscula mesmo, que ele apequenou a entidade) é o maior cancro quer temos na arbitragem de sao paulo. o maior puxa saco que tem, e como todo cancro, deveria ser extirpado o mais rapidamente possivel. puxa saco de quem esta em cima e pisa em quem ele supoe estar abaixo. quandoe ste cretino sair da FPF a grande maioria dos arbitros bnem vao cumprimenta-lo. e quem o fizer deve ser farinha do mesmo saco. eu tb fui perseguido por este indiciduo, que quando o coronel sair da ciomissao ele vai ralo abaixo como a sujeira que é. desculpem o desabafo, mas este cara nao merece nem ter o nme dito….
CurtirCurtir
Bem feito pra ele. Péssimo profissional e a COAFESP acertou em não continuar vinculando a sua imagem com a dele.
Além de não saber fazer site, esse imbecíl tem vários processos nas costas, várias inimizades e só fala bem de quem o paga.
Agora como perdeu a boquinha, vai meter o pau no Silas e no Arthur.
O próximo site que ele vai deixar, será o dos treinadores.
A sua história na arbitragem vai acabar porque você é uma pessoa do mal!
CurtirCurtir
Uma pena, mas com ele fora da cooperativa o leitor terá a oportunidade de saber mais sobre os bastidores do apito.
Falando nisto, o STJD julgou o caso do chefe do apito e o árbitro da Fifa. Li o documento do Tribunal e o auditor processante, um nome bonito, ainda pede pena para o juiz.
Li na net que ainda tem processos correndo. O bicho deve pegar.
Pesquisando li também que o novo presidente da CBF vai colocar mais um para dividir as escalas. Resumo, ele vai aprender e em 2013, o Marin troca. Golpe de mestre.
Aproveitei para ver todos os documentos no site da CBF relativos a arbitragem e como tem controle lá. Para mim foi uma surptesa.
Vou acompanhar estes casos mais de perto.
CurtirCurtir
Esse Marçal (Apito Nacional) e Paulo Jesus (Voz do Apito) só publicam lixo naqueles sites horríveis e manipuladores. Não sei como você se submete a colaborar com isso.
CurtirCurtir
Anônimo,
os dois fazem o trabalho dentro da linha deles. Respeito.
CurtirCurtir