por Reinaldo Oliveira
A 5ª Semana Social Brasileira foi lançada oficialmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em seminário realizado nos dias 16, 17 e 18 de março, na Casa de Retiro São Paulo Apóstolo em Embu das Artes/SP. Esta edição da SSB, traz como reflexão no seu texto base: “Um novo Estado, caminho para uma nova sociedade do bem viver” e “Estado para que e para quem?”. Ele está dividido em quatro capítulos: I. As origens do estado. II. O Estado que temos. III O Estado que queremos e, IV Teoria e pastoral em busca dos sinais dos tempos nos processos de democratização do Estado.
O seminário teve a participação de mais de 80 agentes de pastorais, movimentos sociais e eclesiais, que tiveram a assessoria do articulador da 5ª SSB e assessor das Pastorais Sociais da CNBB, padre Nelito Dornelas. Dentre os trabalhos, destaque para a “Motivação sobre a sociedade do Bem Viver”, onde colocou que a idéia do Estado que queremos passa pela valorização dos povos de culturas tradicionais como os indígenas, quilombolas e povos ribeirinhos, que viviam de modo sadio, feliz e harmonioso entre eles, com outros humanos e todos os seres vivos. Destacou a importância da divulgação em todo o Brasil da 5ª SSB, através da promoção de eventos comuns nas dioceses, paróquias e comunidades, através de debates, seminários, celebrações em comum, com envolvimento dos movimentos eclesiais, pastorais sociais, formadores de opinião, CEBs, lideranças comunitárias e políticas, numa grande mobilização para discussão sobre o Estado.
Também destacou a importância de levar a mobilização para alguns acontecimentos nacionais como a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que acontece no mês de junho, o Grito dos Excluídos no mês de setembro, o seminário da 5ª SSB de 23 a 25 de novembro em Jundiaí, e outros eventos. O resultado destas discussões durante todo o ano de 2012 serão conhecidas num grande encontro nacional que será nos dias 20, 21, 22 e 23 de maio de 2013, do qual sairão as propostas de um novo Estado que esteja a serviço do bem comum. A 5ª SSB será este espaço de reconstrução de um novo Estado onde sejam destruídos os sete pecados capitais dos tempos modernos, segundo Mahatma Gandhi:
1- Riqueza sem trabalho;
2- Prazer sem escrúpulo;
3- Comércio sem ética;
5- Conhecimentos sem harmonia;
6- Política sem idealismo, e;
7- Religião sem sacrifício.
A construção de uma sociedade justa e solidária passa por este momento forte e significativo, e conclama a sua participação neste processo de democratização do Estado; “Estado para que e para quem?”
