– Paulista X XV de Piracicaba: Tropeção que Valeu um Pênalti

Só hoje de manhã pude ver o polêmico pênalti assinalado no começo da partida ao Nhô Quim, no confronto de ontem a noite no Jayme Cintra. Ali, não há polêmica: errou o árbitro, pois o atacante piracicabano tropeçou na própria perna. Lance pastelão! Nada de dúvida sobre os “porquês” que levaram o bom árbitro Rodrigo Braguetto a apitar tiro penal. Simplesmente se equivocou, e na imagem da TV, claramente foi induzido ao erro por estar com a visão encoberta.

Isso é comum aos árbitros de futebol: atento ao lance, de repente… alguém lhe cruza a frente! E nesse ínterim o jogador cai, sem o árbitro ver o motivo. Aí, a marcação vai pela sensibilidade, experiência e sorte.

Neste lance, a falha grave foi do árbitro adicional Flávio Guerra, que deveria ter avisado ao árbitro sobre sua marcação equivocada. Ele estava melhor posicionado, e poderia ter ajudado. Não o fez!

Curiosidade: sabe como se reiniciaria o jogo, caso o adicional avisasse o árbitro que não foi pênalti? Com um bola ao chão! Como a paralisação foi errada, voltaria-se atrás na marcação do pênalti com o bola ao chão no local do tropeção (onde a bola estava), já que nem o Paulista e nem o XV de Piracicaba são culpados por tal erro.

Sensacional a regra, não? Ainda bem (para o bem do esporte), que o lance não foi determinante no resultado da partida.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.