Definiu-se as equipes de arbitragem dos primeiros jogos do Paulistão-2012. São eles:
Corinthians x Mirassol – Márcio Henrique de Gois
Portuguesa x Paulista – Rodrigo Bragheto
Ituano x Guaratinguetá – Júnior César Lossavaro
XV Piracicaba x Santos – Thiago Duarte Peixoto
Guarani x Oeste – Marcelo Aparecido R. de Souza
Comercial x Linense – Vinicius G. Dias Araújo
Bragantino x Palmeiras – Leandro Bizio Marinho
São Paulo x Botafogo – Robério Pereira Pires
São Caetano x Ponte Preta – Cássio Luiz Zancopé
Catanduvense x Mogi Mirim – Flávio Rodrigues Guerra
Fico feliz por ver vários amigos escalados. Em especial, vejo o Junior Cesar Lossavaro estreando em seu primeiro jogo na série A1. Parabéns a todos e boa sorte.
Entretanto…
Tenho sido crítico de muitas ações da condução da arbitragem. Em especial, vejo árbitros categoria “Prata” que lutam uma vida inteira e não tem oportunidades; debato sobre a incompatibilidade de cargos nas relações entre as instituições patronais e de defesa dos árbitros; defendo a meritocracia e critico o modelo atual de ranking. Porém, quando é para se elogiar, sejamos justos e elogiemos: houve coragem para lançar novos árbitros e novos bandeiras. Parabéns! Mas, alguns questionamentos também são necessários:
– Serão trios fixos? Mas por que não se aproveitou todo o tempo de pré-temporada para entrosar os trios?
– Irão até o fim com árbitros estreantes? Ouro tem que ser Ouro. Se está na A1, tem que ir ao globinho no dia da final. A Comissão de Árbitros irá levar os nomes até o fim da competição?
– Terão respaldo? Se outros árbitros não escalados forem reclamar, poderão usar as instituições, como Sindicato e Cooperativa? Estarão isentos e descomprometidos?
– Por fim: onde está a relação do Ranking 2012, que deveria ser divulgado em dezembro e ainda não foi?
Vamos torcer para um ótimo Campeonato, sem contratempos e com boas atuações. E, quem sabe, com manifesto de árbitros buscando a profissionalização, pois, afinal, desde Outubro estão gastando muito dinheiro com treinos, viagens e reuniões, que sai do próprio bolso do apitador.
Hoje, sem dúvida, se apita por prazer, não por dinheiro. Quem for pobre, estará fora da elite da arbitragem.
Torçamos para que a renovação dos árbitros ocorra, pois os nomes dos novos árbitros são bons. Pena que não ocorra com os dirigentes. Esses, nem em âmbito estadual ou nacional… Triste!

Que bom ver caras novas na arbitragem. Tomara que eles atuem bem e possam renovar a cara da arbitragem paulista.
Tenho acompanhado as denúncias aqui e ali e tenho algumas dúvidas:
1 – O que tem no tal dossiê de mil páginas contra o presidente da Conaf? Por que este dossiê não pode ser divulgado?
2 – Se eu fosse o juiz, na época dos fatos iria ao MP (Ministério Público) e a PF (Policia Federal), pediria sigilo como ocorre em vários casos e eles fariam os grampos.
3 – O que o presidente da Conaf disse sobre o tal dossiê. Mil páginas contra uma pessoa é muita coisa. Divida as páginas pelo número de dias que ele tá lá e veja quantas lambanças.
4 – E os outros da FIFA não falam nada? Será que ele somente falou com um deles?
Tem que apurar tudo e punir os culpados.
CurtirCurtir
Li agora no site Voz do Apito que todas as provas foram apresentadas ao auditor do STJD, Dr. Alexandre Quadros. O juiz disse confiar na Justiça Desportiva e que muitos juizes e ex-juizes serão ouvidos. Pelo menos as provas ficarão a disposição de todos os interessados. Ufa! que novela!
CurtirCurtir