Ontem, o jornalista Fernando Sampaio, da Rádio Jovem Pan, conseguiu uma brilhante entrevista com o árbitro carioca Gutemberg de Paula Fonseca, retirado da relação de árbitros do quadro da FIFA para 2012. Dias atrás, o árbitro havia dito ao site ‘Voz do Apito’ que abandonaria a carreira, caso fosse excluído sem explicação da lista (matéria em: http://is.gd/MR98LP). E, o agora ex-árbitro não só falou, como fez importantes revelações na matéria veiculada na Rádio Jovem Pan.
Em aproximadamente 10 minutos de entrevista, Gutemberg abalou o meio esportivo com denúncias fortes, firmes, e segundo ele, embasadas. Mas e os quase 40 minutos gravados, o que teriam de mais surpreendente?
Quem ouviu o Jornal de Esportes, programa esportivo da emissora paulistana, ficou impressionado. Hoje, a Jovem Pan colocou a entrevista inteira em sua programação, onde Sampaio aborda outros temas pertinentes e Gutemberg responde a todos os questionamentos sem titubear.
Confesso que me impressionou a firmeza nas respostas, teor das queixas e a certeza garantida pelo árbitro das provas a serem apresentadas. Gostem ou não da arbitragem ou da pessoa de Gutemberg de Paula, inegavelmente sua atitude pode ser classificada como corajosa. Claro, pois assumiu a responsabilidade de tudo o que falou.
O link da reportagem pode ser acessado via Jovem Pan, em seu site, ou pelo caminho abaixo:
1 – clique em http://is.gd/gutembergdenunciaafsampaionajp
2- clique, abaixo da imagem do vídeo, em PodCast (o vídeo, que abre automaticamente, tem a apresentação de 3 minutos. Feche-o. O Podcast, na barra em cor verde, possui a íntegra, com 38 minutos e 02 segundos.
3- clique em, Play no Podcast.
Abaixo, 15 tópicos relevantes da longa e bombástica entrevista, divididos pelos minutos do aúdio do link:
1) CRITÉRIOS DA CBF (00:00 a 01:30)
Gutemberg questionou o por quê, com notas altas e acima da média proposta pela CBF, foi excluído. Qual o critério que levaria um árbitro a ser FIFA ou não?
(Transparência em critérios é algo difícil em algumas relações. Se levarmos em conta exclusivamente as notas, um mesmo avaliador pode fazer a nota de um árbitro ir de 0 a 10 com muita facilidade. Entretanto, certamente não são só as notas que levam um árbitro a ser FIFA. André Castro-GO teve atuações muito melhores do que Chicão de Alagoas, mas o segundo entrou para a FIFA em 2012…)
2) ACUSAÇÕES (01:30 a 01:40)
“Mentiroso, mariquinha e corrupto”.
Esses foram alguns adjetivos dirigidos ao presidente da Comissão de Árbitros, Sérgio Correa da Silva. Ao longo dos tópicos, entenderemos as queixas.
3) INTERESSES PESSOAIS (01:40 a 02:00)
“Quando faz algo pelos anseios pessoais, não precisa dar dinheiro. Corrupção pode ser por presente também”.
Fala em referência a supostas vaidades, interesses pessoais e questionamentos da ética do presidente da Comissão.
4) RELAÇÕES POLÍTICAS E DESRESPEITO AOS ÁRBITROS (02:00 a 05:20)
“Os árbitros atuais sabem da sacanagem da comissão atual”.
Gutemberg defendeu o ato de Sálvio Spínola encerrar a carreira, por não concordar com a retirada do nome dele do quadro internacional. Falou sobre o desrespeito à figura do árbitro de futebol, onde os mesmos são usados e descartados pelas comissões. Aqui, não tenho como não me solidarizar com Gutemberg. Corretíssimo.
5) LIGAÇÕES PÓS-ESCALA E RECOMENDAÇÕES (05:20 a 08:20)
“Sérgio inventou a situação de quando receber a escala, ligar para ele para receber recomendações”.
Falou sobre a constrangedora necessidade de, após a escala, ouvir conselhos. Citou ainda que logo após ter sido escalado para Corinthians X Goiás (5X1), Sérgio disse: “Vai lá, boa sorte. Vai apitar o jogo do Timão, hein?”
Se fosse Corinthians X Grêmio, FlaXFlu, ou outro grande clássico, entendo normal o fato da Comissão de Árbitros ligar e dizer: “Atenção, boa sorte, você está em um jogo importante”. Mas o árbitro ter que ligar? E se fosse São Paulo X Paulista de Jundiaí? Ligaria?
Tal frase, pela experiência de árbitro, não soa bem. Parece intimidação, assédio moral ou qualquer outra coisa indevida. O Goiás lutava na época contra o rebaixamento. Não deveria dizer para ter atenção com o time goiano também?
Agora, não podemos dizer que o campeonato foi encomendado. Teria que combinar com todos os árbitros do quadro que apitaram o Corinthians e os times que brigavam diretamente pelo título. O problema é: sugestionar uma atenção, um privilégio ou um carinho maior com o time grande ou afinado politicamente. Se isso ocorreu, é antiético.
6) PAULO JORGE ALVES E A LAN HOUSE (08:20 a 13:32)
Gutemberg contou um assustador episódio onde Paulo Jorge Alves, ex-bandeira e atual membro da CA-CBF, forjou de maneira cinematográfica certidões negativas contra ele, descobertas em investigação policial! Tudo virou ação criminal e com o depoimento na Polícia por parte do Sérgio Correa de que Paulo seria afastado, o que não houve. Segundo Gutemberg, Paulo continua firme em seu cargo até hoje. As acusações atingiram inclusive Pablo dos Santos Alves, filho de Paulo, que é aspirante à FIFA e que tivera feito as consultas sobre certidões criminais.
Medonho o caso, não?
7) SANTA CRUZ DENUNCIANTE (13:32 a 14:20)
Lembrou-se de uma denuncia do Santa Cruz/PE contra uma suposta atitude de corrupção de Paulo Jorge Alves, onde curiosamente o caso foi encerrado quando o presidente da equipe pernambucana assumiu um cargo diretivo.
Seria o famoso cala-boca?
8) MOTIVAÇÕES (14:20 A 15:24)
“Contribuir para que toda a sujeira seja lavada”. Esse foi o mote de Gutemberg, segundo ele próprio.
9) CRIAÇÃO DE SITE CHAPA BRANCA (15:24 A 19:30)
Algo delicado foi a denúncia de que um site chapa branca levantou suspeitas sobre uma negociação do escudo FIFA. Tal site, segundo Gutemberg, dizia que o escudo FIFA foi oferecido a ele em troca de um CT de excelência à arbitragem. E que o mesmo fez inúmeras denúncias falsas e caluniosas.
O árbitro lembrou que é assessor de vereador no Rio de Janeiro, e que solicitado pelo Sindicato dos Árbitros, negociou dentro dos trâmites legais a doação de um terreno para os árbitros, com aproveitamento para toda a categoria, respeitando todos os processos burocráticos. O site teria levantado suspeitas e, segundo Gutemberg, ameaçado sobre questões “hierárquicas”.
Se verdade a negociação, Sérgio Correa seria o negociante? Claro, se há corruptor, há corrupto também.
10) FORTALEZA X CRB (19:30 a 24:48)
Num jogo denunciado pela grande imprensa, onde supostamente as equipes teriam combinado o resultado, e numa contenção de despesas num momento impróprio, bandeiras locais foram escalados no jogo decisisvo para o não-rebaixamento do time do Fortaleza. Foi a partida onde Carlinhos Bala pediu para o zagueiro ajudar (e parece que ajudou…). E se a partida tivesse erro a favor da equipe cearense? Gutemberg era o árbitro escalado nesse jogo.
No mais, a partida foi ao TJD e o árbitro também. As equipes foram absolvidas, junto com o próprio árbitro, Mas a CA manteve-o na geladeira.
11) SAÍDA ANUNCIADA ANTECIPADAMENTE (24:48 a 27:17)
Sua saída foi avisada primeiramente por Ubiraci Damásio, que alertou que ele sairia de qualquer forma. Gutemberg falou de vários colegas de arbitragem que tiveram a carreira encerrada prematuramente.
12) PESSOAS DA CBF (27:17 a 28:20)
Uma lista de pessoas consideradas de bem e corretas foi citada: Manoel Serapião, instrutores e o Dr Edson Rezende.
13) VAGAS FIFA (28:20 a 32:00)
A briga de escudos e atendimento de pedidos políticos foi debatida, com a disputa da vaga de Carlos Simon, número de vagas para o Rio de Janeiro e a ascensão de Péricles, Sandro Ricci e ele próprio à categoria.
14) COMANDANTE CONTROLADOR (32:00 a 34:02)
Gutemberg ironizou a autoridade de Sérgio Correa, lembrando que
“se pudesse controlaria o árbitro por controle remoto, sentado em uma poltrona”.
Disse também – e aí concordo plenamente – que Ricardo Teixeira tem coisas muito mais sérias envolvendo Copa do Mundo do quese preocupar com a arbitragem. Ou seja, o mandatário-mor não está nem aí, desde que não se leve o problema a ele.
15) CORRUPÇÃO NO FUTEBOL (34:02 a 38:02)
A entrevista é finalizada com frases de efeito:
“Não se seduz por dinheiro apenas, mas por presentes.”
Ou:
”Árbitro não pode errar quando o interesse do dirigente é outro”. Ou ainda: “Árbitros são desmotivados pelos sistema atual”.
Mas a principal foi: “
Nas reuniões, não pode gravar, filmar e fotografar nada (…), estamos respirando com canudinho numa lagoa cheia de lama”.
Aí é complicado: tenho todas as ressalvas àqueles que proíbem registros. Por quê proibir? Há algo a esconder?
Recordo-me que um dia, Francisco Dacildo Mourão, então árbitro CBF pelo Ceará, gravou numa vexatória palestra Armando Marques, presidente da CA-CBF na ocasião, onde dava orientações absurdas e pedidos de vistas grossas a certos detalhes da regra e demais situações.
———————–
ACRÉSCIMO: Rubens Pozzi, da ESPN, conseguiu posteriormente falar com Gutemberg, ontem a noite. E, acrescentou algo a mais: Segundo Gutemberg, as escalas para os jogos mais importantes SÃO TODAS VICIADAS. O vídeo está disponível em: http://ht.ly/8ljxr
————————
Tudo o que foi relatado acima está registrado na entrevista nos links citados. Não tem nenhuma informação particular minha (até porque não sou jornalista, mas ex-árbitro). Em meio aos respeitosos pitacos, quero acrescentar uma opinião bem clara: Gutemberg está sendo criticado por denunciar somente agora, o quê, para muitos, levantaria-se suspeitas dos propósitos. A perda do escudo traria um misto de mágoa e vingança? Para muitos, sim. Ora, fui árbitro e digo: qualquer um que critique atuando, é engolido pelo sistema. Se faz necessário abdicar da carreira para fazê-las. Poucos se arriscaram a isso: os valorosos Cláudio Vinícius Cerdeira e Evandro Rogério Roman, em seus estados, conseguiram herculeamente denunciar e sobreviver.
Independente do momento, todas essas denúncias graves e críticas que são reveladas ao público são feitas com o lembrete de Gutemberg que há provas! Me parece bem fundamentado e embasado para corajosamente vir ao público e fazê-las. Ademais, aquilo que é denunciado é mais grave do que a discussão sobre o valor do momento de quem a faz.
Conheço inúmeros ex-árbitros que nunca reclamaram pois sabem que há a necessidade de comprovação das queixas, que muitas vezes são difíceis de serem obtidas. O assédio moral não deixa rastros e é subjetivo. Não posso citar nenhum nome, claro, pois não tenho autorização. Mas falo por mim: a arbitragem e os dirigentes têm o seu encanto. Sobre o caso, Arnaldo César Coelho disse que “o árbitro acha que dirigente de arbitragem é bonito quando tem escala, quando sai fica feio”. Não é bem assim. Você pode ser confundido com a beleza exterior da categoria, e descobrir a feiúra interior com a convivência, suportando-a por um tempo limitado.
————————-
Por fim, encerro com a reflexão: apurando-se tudo (por caminhos e entidades sérias, julgando e punindo os responsáveis), não está na hora de um choque de gestão? Urgente? Que tal?
Vamos repassar a arbitragem em todas as searas: Comissões, Sindicatos e Cooperativas viciadas, e em todas as esferas: nacional e estadual.
—————————–
E aí, depois de tudo isso, o que você tem a comentar? Deixe sua mensagem.
REITERO: AS INFORMAÇÕES E DECLARAÇÕES DESSA MATÉRIA NÃO SÃO DE MINHA AUTORIA, MAS REPRODUZIDAS / TRANSCRITAS DO ORIGINAL CITADO NOS LINKS ACIMA. NESSE ESPAÇO, HÁ APENAS O DEBATE, POIS O BLOG NÃO É DE CARÁTER JORNALÍSTICO, MAS SIM OPINATIVO, DENTRO DE TODO O ESPÍRITO DEMOCRÁTICO E RESPEITOSO.

Segue o link com o tal ranking
http://www.cbf.com.br/institucional/arbitragem/2011/11/23/arbitros-das-series-a,-b-e-c
CurtirCurtir
Segue o tal ranking
http://www.cbf.com.br/institucional/arbitragem/2011/11/23/arbitros-das-series-a,-b-e-c
CurtirCurtir
PORCARI, NAUM TEM NOVIDADE NENHUMA NESSA ENTREVISTA. O GUTEMBERG FALOU O QUE A GENTE SEMPRE FALA LONJE DOS MICROFONES.
PARABENS POR NAUM TER PIPOCADO.
CurtirCurtir
Professor, esse assédio é prova que existe pressão. Quantos outros os não queriam ter a coragem do Gutemberg e chutar o balde.
CurtirCurtir
Porcari, vou repetir o mesmo comentário que fiz ao próprio Fernando Sampaio: Gutemberg não falou nada desde que tinha ciência de que estava fora. Há dias (antes da oficialização da FIFA) ele estava calado. E ele falou com o FS, justamente pela credibilidade dele!
De fato, foi uma bomba! Ontem a noite, falou com a Rádio Tupi.
Algumas coisas importantes sobre as acusações: nada de colocarmos o Corinthians como beneficiado, senão vão dizer (já tão dizendo os mais fanáticos…) que além de 2005, 2011 estaria melado… Nada a ver.
O assédio moral não se concretiza em manipulação de resultados. São coisas distintas. A pressão não é exclusiva ao Corinthians, mas aos times amigos da CBF. A recomendação denunciada pelo Guto é uma coisa, o “fazer resultado”, outra. Portanto, não adianta ninguém dar uma de Sveiter e melar o campeonato. Aliás, em 2010, a briga era de um forte time com Ronaldo & Cia pela Libertadores e um Goiás fraquinho caindo para a segundona. Ali, nem com reza brava e muita sorte/azar o Gutemberg conseguiria ter influência. Fazer resultado é difícil, sem que os outros percebam. Fazer um campeonato? Piorou!
As palavras do Gutemberg mostram claramente a pressão exercida pelos dirigentes da arbitragem. Ele foi perfeito ao falar sobre presentes: corrupção por mimos, agrados e vaidades. E isso explica o que sempre soubemos: nada de mérito aos escalados, mas atendimento a pedidos políticos. Lembra a Arena, na versão apito: “onde a Arena vai mal, mais um time no Nacional…”
CRB X Fortaleza, o presente de grego: quer dizer que o árbitro foi punido na surdina, mas os times que praticaram a ação, não? É pra ferrar o cara mesmo… Por que o Péricles não estava nessa escala? Ou alguém de lá? Bandeiras locais? Hum… e a culpa é do… árbitro?
Mais: se a barganha com o Guto foi entrar na FIFA em troca de um CT para os árbitros, quer dizer que o Sérgio Correa é negociador? Não são palavras do Rubão ou do FS, mas do próprio árbitro sobre as denúncias de que só tivera entrado no quadro nacional por esse suposto acerto, tão divulgado por um boçal.
O mais nojento é nunca dar suporte ao árbitro: time amigo reclamou, tira de escala. Separou da mulher? Tira da escala. Manifestou uma opinião? Tira da escala. Fez 43 anos? Tira da FIFA… Isso ficou claríssimo. A ANAF, entidade amiga da CA, nada faz.
Qual foi, OFICIALMENTE, o motivo de saída do Gutemberg da Fifa REDIGIDO PELA CBF? O que diz o documento? Não existe?
Aí o torcedor sensato pode ver que os árbitros são pressionados dentro e fora de campo. Não que sejam santos, mas que além do unfair-play de muitos jogadores, lutam contra as próprias “bolas-nas-costas” dos cartolas que os dirigem!
Agora… o termo “mariquinha” foi sensacional! kkkk Não tem um jornal, site ou TV que não destacou.
Algo importante: uma rádio co-irmã, aquela do pseudo comentarista jogador nota 10, ignorou o fato alegando no seu noticiário que a palavra de alguém que é expulso do quadro estaria carregada de mágoa e não valia (palavras de A. M. – depois te digo por fone). Arnaldo César Coelho foi pela mesma linha. Ora, é incrível a insensibilidade desses caras. Queriam que o Gutemberg falasse durante a carreira? Se for assim, convocamos uma coletiva com PC, Seneme, Marcelo Lima Henrique, Vuaden, todos os árbitros para que digam o que saibam!
Ninguém vai ir contra o patrão… Ainda mais sabendo que ele não cai facilmente.
Li que o ex-árbitro Euclides Zampiori condenou os fatos das denúncias ocorrem agora. Ora, é necessário um forte evento catalisador. A retirada de Gutemberg foi, provavelmente, o estopim. Muitos não querem dar crédito sobre as sérias denúncias justamente por vir de um árbitro que saiu do quadro. Bobagem. Querem desqualifica-lo para que as sérias denúncias não sejam levadas adiante.
Na política brasileira, muitos ‘servidores’ só revelam as maracutaias quando perdem o encanto e delatam seus ex-chefes. E nessas delações se descobre muito. Por que no mundo do futebol seria diferente?
Já o Paulo Jorge Alves, tão citado pelo Guto, precisa urgentemente se explicar. Ele e o rapaz chapa-branca! E fico pensando: por que o filho do Paulo Jorge, o Pablo, foi tão sorteado nesse ano? E pq saiu do RJ para virar aspirante FIFA do ES? Tudo se encaixa perfeitamente!
Gutemberg não é um mártir. Mas suas declarações são fundamentais para se repensar as indecentes relações entre dirigentes, árbitros e políticos.
Não posso perder a piada. Será que tem muito cara preocupado com blog do Mariquinha, ou com medo dele? Acho que o Sérgio Correa vai ficar quietinho… Ricardo Teixeira está nos States…
Que tudo se apurado até o fim. Mas, com a Justiça Desportiva teremos apuração séria? Se até os juízes de toga desfrutam de campeonato da categoria na Costa do Saiúpe, bancados pela CBF…
CurtirCurtir
SABERIA DIZER SE ISSO ESTOROU AGORA OU O GUTEMBERG SÓ TOMOU A DECISÃO AGORA QUE SAIU DA FIFA?
O SALVIO NAO FALOU NADA PQ SAIU
VC SABE DO RANKING DA FPF?
OBRIGADO
ARBITRO PAULISTA
CurtirCurtir
Árbitro Paulista,
Na entrevista, Gutemberg falou de processos desde 97 e que havia ciência da CA.
Sobre Sálvio, declarou que saiu por não ser mais FIFA.
Ranking Paulista? É bom cobrar a Cooperativa ou o Sindicato, não era para Dezembro? Ele são as entidades apropriadas.
Porcari
CurtirCurtir
Rubão, não sabia que o Ricardo Teixeira está nos EUA. Se estiver, certamente o Zé Maria Marin não tomará nenhuma impactante atitude. Assim, não teremso nenhuma novidade em breve.
Novamente, obrigado pela audiência!
Porcari
CurtirCurtir
Gugu tá bravo porque está magoado… logo passa… e se sair o sérgio entra quem? o rabello?
Ruim com ele, pior sem ele.
CurtirCurtir
Gostei da sua fina ironia: reclame para a ‘Coafesp e para o Safesp’ kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Se o árbitro for reclamar na cooperativa, o silas santana vai lá na federação brigar com ele mesmo que é o ouvidor?
Se o árbitro for reclamar no sindicato, o arturzinho vai reclamar lá na federação com alguém da comissão que é ele mesmo?
coitados dos árbitros paulistas
CurtirCurtir
kkkk
O pessoal é independente, sabe separar bem as instituições. Aliás, eles foram eleitos pelos árbitros. Não convivo com essas instituições e não sei como está a relação delas atualmente.
Porcari
CurtirCurtir
é o seguinte, o cara de novo falou de ajuda o corninthians e vcs fica falando que juiz é coitado?
irineu de itupeva
CurtirCurtir
“árbitro”, há muita novidade sim. Essa história de processos contra membros da Comissão e a suposta negociação do número de vagas do RJ é interessante.
Porcari
CurtirCurtir
O Gutemberg fala isso porque XXXXXXXXXXXXXXXXX …
CurtirCurtir
Caro “Juizão”
Se você sair do anonimato, revelar seus dados e assumir a responsabilidade do que escreve, além de trocar as iniciais pelos nomes preenchidos, divulgo a mensagem.
Nada de leviandade ou mensagem de “Pau Mandado”, ok?
CurtirCurtir
a úncia coisa que o Gugu fez de boa na carreira foi essa entrevista. duvidei dele. ruim no apito e bom no microfone. igual a vc porcari ruim no apito e bom no lápis.
CurtirCurtir
Levarei em conta a parte elogiosa a que se refere a mim… rsrs
CurtirCurtir
Olá professor, quem escreve é o Paulo, seu ex-aluno de Santanna.
Professor, com toda essa história, dá pra falar que o campeonato está sobre suspeita ou um jogo não teria influência? Foram outros jogos roubados?
Sempre acompanho seu blog. Saudade das suas aulas e dos seus estudos de caso. Sempre me recordo deles.
A faculdade está de casa nova?
CurtirCurtir
Ô Paulo, saudade de você também. Espero que as aulas e os estudos de caso tenham sido úteis.
Sobre o tema: O campeonato não está sob suspeita. O jogo referido era do campeonato do ano retrasado, o time do Goiás era fraco e o Corinthians mais forte.
Lembra do escândalo da arbitragem que envolveu o Edilson Pereira de Carvalho? Ele próprio disse ao agiota: “o que eu poderia fazer? O Edmundo comeu a bola?” Sobre um resultado onde o ‘comprador’ do resultado teve insucesso.
Se um time joga muito, impossível fazer placar. Mas veja que no caso das denúncias do Gutemberg, me parece (se confirmado), assédio, pressão, intimidação. E 5 X 1 também…
Não pense como torcedor fanático, pense como estudioso das relações do futebol. Um campeonato todo não poderia ter sido maquiado.
Abração e sucesso!
CurtirCurtir
CAra, Gutemburg, sergio, Rabello, tudo farinha do mesmo saco.
CurtirCurtir
Porcari, essa história é meio esquisita mesmo. Ninguém é confiável, e precisa ser muito bem apurado.
o problema é: QUEM É QUE PODE APURAR?
CurtirCurtir
Tenho uma dúvida: porque o Gutemberg resolveu falar em São Paulo e não no Rio de Janeiro?
Só por curiosidade.
CurtirCurtir
QUANDO O HERÓI DA HISTÓRIA É O GUGU É PQ A VACA FOI PRO BREJO.
MAIS ELE TEM RAZAO COM DIZER Q PRECISA LAVAR ROUPA SUJA
TEM MUITA GENTE QUE VAI FICAR PELADO COM A ROUPA NO VARAL.
tEM UMA HISPTÓRIA MUITO MAL CONTADA QUE A COMISSÃO… XXXXXXXX
CurtirCurtir
Porcari, não consigo abrir o áudio. Mas dou um a sugestão: que tal uma história sobre uma moça aqui de Mins Gerais que conhece bem toda a confusão?
CurtirCurtir
“Mineirinho”,
o blog não é informativo. Ele tem caráter de debate. Se a história for ofensiva / acusativa e não ter possibilidade de se levar para o lado da discussão e do espírito crítico, não rola.
CurtirCurtir
ALGUEM ACREDITA NESSA VERSÃO DO JUIZ?
QUER DIZER QUE O CORINGÃO GANHOU COM A AJUDA?
ESSE JUIZ EH PALMEIRENSE
CurtirCurtir
Ô “Gavião”,
releia o post e veja que disse sobre ser quase que impossível manipular um campeonato. Claro que não acredito em manipulação. Aliás, no campeonato citado, o campeão foi o Fluminense!
Aliás de novo: se fosse assim, o SPFC, brigado politicamente com a CBF, não teria ganhado 3 títulos.
Pense nisso!
CurtirCurtir
Amigo Porcari, sabe o que penso disso?
Que todos se explodam! Nosso meio é triste.
CurtirCurtir
O PROBLEMA DO GUTEMBERG É: PROVAR
CONCORDA COMIGO?
CurtirCurtir
Problema não. Será SOLUÇÃO, pois, logicamente, deve chover processo caso ele não consiga provar.
Algumas coisas são importantes: a questão de assédio e de meritocracia. Outras, parecem mais picuinhas pessoais, como a citação de outros nomes envolvidos.
Sempre tenho prudência e juízo de valor: é tudo muito sério o que foi transcrito da entrevista, tanto que enchi o texto de “suposto” ou de condicionais.
Tudo deve ser apurado e as pessoas envolvidas, inevitalmente, responderão na Justiça. Acho que é o que vai acontecer.
A questão é: as injustiças, seja de qual parte for, serão reparadas?
Isso sim também deve ser colcoado em discussão.
CurtirCurtir
Desculpe a concorãncia verbal no fim da frase, ok?
E acrescentando: e a outra parte?
Li no Blog do Fernando Sampaio que estão procurando o Sérgio Correa para se pronunciar. FUNDAMENTAL. É o que manda o bom jornalismo.
CurtirCurtir
E aí vem a dúvida: falará?
CurtirCurtir
Oi professor, faz tempo que não escrevia. Que confusão. tomara que tudo seja apurado.
Rosevaldo – sp
CurtirCurtir
Assine 0800 703 3000SACBate-papoE-mailNotíciasEsporteEntretenimentoEstiloShopping NOTÍCIASESPORTESENTRETENIMENTOVÍDEOSBLOGSJUKEBOX
← Anterior Navegação de PostsGutemberg detona comissão de arbitragem
Publicado em 6 de janeiro de 2012 por Fernando Sampaio Compartilhe | Conforme a Jovem Pan havia antecipado há meses, e os leitores deste Blog já sabiam, os árbitros Francisco Alves Nascimento e Pérciles Bassols ganhariam o escudo FIFA. Apesar da má temporada, Chicão de Alagoas foi premiado. Assim, a comissão atende o Nordeste e deixa o homem forte de Brasília, Renan Calheiros, muito contente.
Xô CPI.
O carioca Bassols é um caso mais contraditório. Antecipamos que ele sairia da FIFA, Gutemberg ficaria com o escudo durante um ano, depois o escudo voltaria ao Bassols. Qual o critério? Qual a explicação? A FIFA detesta isso. Não pode ficar promovendo e tirando escudo. Está no regulamento, a entidade pode solicitar a saída, mas com uma justificativa técnica, plausível, embasamento…
O Bassols era bom? Virou FIFA? Aí fica um ano, sai, entra outro que apita bem, sai, e volta o Bassols que havia saído, mesmo depois de arbitragens polêmicas nos clássicos cariocas? Porque o Bassols saiu? Porque Gutemberg entrou e saiu? Porque Bassols voltou? O cara era bom, ficou ruim, voltou a ser bom !!!!
A FIFA imagina que se o árbitro chegou ao escudo merece ficar um bom tempo.
E o Gutemberg, mesmo FIFA, e carioca, não apitou clássicos cariocas em 2011?
Não apita clássico carioca mas apita clássico do Nordeste e acaba na útlima rodada numa fria: Fortaleza x CRB? Com auxiliar do Ceará no jogo? Sorte que foi tudo bem.
Meu Deus, parece cilada.
Como sempre dissemos, as escalas são dirigidas.
Ouça parte da entrevista do Gutemberg de Paula Fonseca na Jovem Pan.
Neste final de semana, você pode acompanhar a entrevista na íntegra nos programas da Jovem Pan, com detalhes mais esclarecedores, ou no site da Jovem Pan Online.
Entramos em contato com o Sérgio Corrêia oferecendo espaço para sua resposta.
http://jovempan.uol.com.br/esportes/futebolnacional/2012/01/Arbitro-denuncia-corrupcao-no-apito-brasileiro.htm
CurtirCurtir
N]ao vai dar nada. É só barulho por falta de assnto.
CurtirCurtir
qui comedia
num sei o que é mais engraçado
o cara sendo chamado de mariquinha
ou o gugu dando uma de mocinho.
CurtirCurtir
Parabéns ao Gutemberg pela coragem de dar a cara pra bater. Ele fez o que outros deveriam ter feito e não teve medo.
Você acha que ele faria sem provas?
Cadê o tRAIRA DOS PAULISTAS.
CurtirCurtir
Rubão, bobão, vai lamber sabão.
cadê o serjão?
Rabelo e gugu vão sair de camburão.
Alguém acreditou nessa versão?
poeta de niterói
CurtirCurtir
entra ano sai ano e tudo fica igual. que categoria mais fdp que a gente se mete.
CurtirCurtir
E o site chapa branca uahuhauhauhauhauhau tá na cara que é o XXXXXXXXXXXX se tem duvida que ele qui mete o pau auhaiuahuaha
CurtirCurtir
Caro “internauta ou IOnternauta”
Se você provar ou se responsabilizar, é outra história. Mas aqui é para debate, ok?
CurtirCurtir
Isso mostra a desarmmonia da nossa categoria, é uma pena que tudo isso esteja acontecendo. As pesosa sprecisavam se unir mais, pensar mais, discutir e chegar aum acordo. Fico envergado.
CurtirCurtir
sem comentário, sem identificação e sem disposição em acreditar nesses caras envolvidos.
CurtirCurtir
Não sou juiz para falar sobre o assunto, mas sou torcedor apaixonado que quer que esta sujeira seja verificada e punir todo mundo que age mal.
Fui buscar no site como é este tal sorteio e ao abrir oo termo do sorteio da CBF verifiquei o tal ranking dos juizes.
http://www.cbf.com.br/institucional/arbitragem/2011/11/23/arbitros-das-series-a,-b-e-c
Ele mostra a posição de cada um e, na lista que tem o tal Gutemberg ele é o último colocado e o tal Péricles é o primeiro na sequência.
Não sei nada sobre política da arbitragem, apenas sei que desde o Império Romano tudo é tratado com base na política, sendo a democracia um dos sistemas que permite ir e vir, etc
Se existe política nas escolas, nas universidades, no trabalho, para fila de transplante, enfim para quase tudo, por que seria diferente no futebol, uma atividade de lazer do povo brasileiro.
O que deve ser extirpado é a política negativa.
CurtirCurtir
Sérgio vai processar Gutemberg. Gutemberg vai processar Sérgio?
Quem tem razão?
TERRA ESPORTE 05.01
O presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol, Sérgio Corrêa, irá processar o ex-árbitro Gutemberg de Paula Fonseca. Na noite deste sábado, a CBF emitiu um comunicado, em seu site oficial, confirmando que o dirigente entrará com uma ação judicial para responder às acusações de corrupção dentro da entidade.
Segundo a confederação, as acusações divulgadas pelo árbitro são de caráter “absurdo e leviano”. Por conta da situação promovida por Gutemberg, Sérgio Corrêa buscará a justiça nas esferas desportiva (STJD), por ofensa moral; cível, por conta da responsabilidade civil para obtenção de reparo pecuniário por dano moral; e criminal, por crime de injúria.
A entidade máxima do futebol brasileiro ainda destaca a “solidariedade” de pessoas do futebol ao árbitro Sérgio Corrêa, buscando responder ao ex-árbitro Fifa.
Toda a polêmica se iniciou na última sexta-feira, quando Gutemberg de Paula Fonseca disparou acusações contra a comissão de arbitragem, após perder a chancela da Fifa. O antigo árbitro carioca afirmou que há corrupção no órgão comandado por Sérgio Corrêa, chamou o dirigente de corrupto e ainda contou que foi “recomendado” pelo dirigente antes da goleada do Corinthians sobre o Goiás por 5 a 1, no Campeonato Brasileiro de 2010.
“Eu fui fazer um jogo Corinthians x Goiás, que o Corinthians ganhou por 5 a 1, e antes do jogo me falou: ‘vai lá, boa sorte, vai apitar jogo do Timão, hein?’. O que posso pensar disso? O que posso entender com isso? Que se o Corinthians não ganha, poderia ser punido e ficar fora da escala”, disse o ex-árbitro.
CurtirCurtir
jANEIRO, gUTEMBERG, ArBITRAGEM, sÉRGIO e pAULO jORGE
Seria legal que fossem chamados para um relaity show tipo BBB
Tudo isso acontece pq estamos em janeiro.
A palavra janeiro remota ao latim Januarius, que significa mês consagrado ao deus Jano, que na mitologia romana era responsável pelos começos , pelas passagens e pelos portais.
DEUS DE DUAS CARAS
Jano tinha o poder de olhar para o passado e para o futuro, para dentro e para fora – e por isso veio nomear a cada mês do ano.
Você acha que quem é o deus Jano dessa historia?
Quem tem duas caras?
as denuncias fazem parte dessa passagem do portal?
Tanto o XXXXXXXX é chapa branca sim só que do XXXXXXXXX e o XXXXXXXXX também é chapa branca do XXXXXX. Sabemos de tudo isso aqui no RJ. E vc deveria tomar partido invês de ficar em cima do muro, pq seu nome aparece lá.
Quer dar uma de bonzinho mas deve ser mais um que parou no meio do caminho.
CurtirCurtir
E aí Professor, a juizada tá toda se pegando.
Como bom São Paulino, tenho que certeza que o único que se ferrou com essas políticas foi o tricolor por causa do JJ brigar com a CBF.
Tenho anotado no final de ano sobre empreend: “Nem todo mundo é 100% bom ou 100% mal”, quando falamos sobre tolerância e cuidados.
Acho que nessa história todos devem ter culpa no cartório, mas devem ser todos ouvidos e levados a sério.
Se quiser torcer pro Tricolaço, tem lugar na galera.
CurtirCurtir
Já perçebeu que não tem um que se salva? Todo ano tem denuncia daqui e dali e os caras são os mesmos.
CurtirCurtir
Caro “árbitro ferj”,
1- é “Reality Show”. Sua idéia é criativa.
2- a explicação sobre “Janeiro” que você dá é pouco criativa. Acabo de ler na Revista Veja essa explicação na coluna de Ferdinando Casagrande.
3- Sou apartidário e ao invés (e não ‘invês’) de puxar saco de um e de outro, prefiro convidar os meus leitores ao debate inteligente e respeitoso.
4- Os nomes dos sites foram obviamente retirados pela leviandade das acusações. Você pode provar? Se sim, monte um blog e escreva. Aqui, fazer graça com o chapéu dos outros não.
5- Por fim, os sites citados são de pessoas estabelecidas, conhecidas publicamente, e as pessoas que os escrevem assumem a responsabilidade do que está lá. Nas diversas colunas e blogs que escrevo (são 5), assumo as responsabilidades dos MEUS TEXTOS.
CurtirCurtir
Thiago, boas férias. Semana que vem voltamos e em novo endereço aí em Salto.
Sobre o SPFC, esqueça. Se assim fosse, não teria ganhado 3 títulos na gestão do Juvenal Juvêncio, pois Ricardo Teixeira e Sérgio Correa estavam lá nesse tempo todo. Nada de teoria da conspiração.
Sobre torcer para o seu tricolor, esqueça. O coração foi preenchido pelo glorioso Paulista de Jundiaí. Dá-lhe Galo.
CurtirCurtir
NAUM VAI DAR NADA, ESQUECE TUDO ISSO PRA NAUM FICAR COM MAIS RAIVA.
CurtirCurtir
DÁ PARA PUBLICAR ESSE TEXTO? TEM O SITE NO NICK É DO PALMEIRAS . DÁ UM CREDITO AÍ.
Amigo palmeirense, na publicação A GLOBO MANDA! MARCO POLO DEL NERO OBEDECE! QUE HUMILHAÇÃO! me referi a tese que muitos possuem que a Globo escolhe quem será o campeão do torneio, claro que tese esta nunca comprovada, mas com fundamento em fatos óbvios, porém novos rumos devem ser traçados a partir de hoje que possam sim comprovar que há sim escolha de campeões ou no minimo preferencias declaradas, seja na comissão da arbitragem ou em seus parceiros administrativos e de interesses, enfim amigo, se você ainda não digeriu o caso de 2005 tem mais agora!
O árbitro Gutemberg de Paula Fonseca concedeu uma entrevista bombástica para a Radio Jovem Pan, falando sobre a gestão de Sérgio Corrêa da Silva como presidente da Comissão Nacional de Arbitragem e sobre a perda de seu escudo FIFA.
O que se vê nesta entrevista é que o árbitro foi muito claro que há corrupção, ou melhor, continua e cita logo um jogo do Corinthians.
E agora, como que fica? Vamos investigar ou vão fazer de conta que já passou e nada vai mudar? Será que é assim que vamos continuar sendo covardemente roubados futebolisticamente por estes dirigente sem o minimo de escrúpulos?
Clique e oução o Áudio da Entrevista de Gutemberg
Veja trechos da entrevista abaixo:
“Acho que voltamos aos tempos das Capitanias Hereditárias, mas na arbitragem brasileira. Não há critério (…) a não ser político, de interesse pessoal dele”, afirmou, ressaltando não entender porque perdeu seu escudo.
“Ele é mentiroso, mariquinha e corrupto”, afirmou Fonseca, que ainda relatou uma pressão sofrida regularmente pelos árbitros, como a obrigação de manter contato telefônico com o presidente da comissão após a divulgação das escalas “para receber recomendações” sobre os jogos: “ele me disse antes do jogo em que o Corinthians ganhou por 5 a 1 do Goiás: é jogo do Timão, hein? O que eu posso entender com isso? Que se o Corinthians não ganha, eu posso nunca mais ser escalado”.
Sem medo de ser contestado, ele afirmou: “tenho provas e quero divulgá-las para contribuir que essa sujeirada toda seja lavada (…) tenho certeza de que quando o presidente da CBF apurar os fatos, chegará a um denominador comum e aí sim o torcedor brasileiro voltará a ter confiança nos árbitros”.
CurtirCurtir
Ao perder o escudo da Fifa, o árbitro Gutemberg da Paula Fonseca resolveu ser decente.
E calado que estava enquanto gozava de situação privilegiada denunciou o presidente da comissão de arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa.
Disse a Fernando Sampaio, da rádio Jovem Pan, que Corrêa é ” é mentiroso, mariquinha e corrupto. E corrupção não é só a ação de seduzir por dinheiro, mas ela é a ação de seduzir por presentes. Escala é um presente para o árbitro quando atende aos anseios dele.”
Se Corrêa é mentiroso não sei, mas que mudou muito desde quando denunciava as mazelas da arbitragem paulista, então sob o comando de Eduardo Farah na FPF, depois que assumiu o cargo na CBF eu pude comprovar exaustivamente.
Isso de ele ser “mariquinha” é coisa apenas de fofoqueiro e quanto a ser corrupto, mesmo com a explicação atenuante, é acusação das mais graves.
Que, aliás, perde força quando Gutemberg diz que “tenho provas e quero divulgá-las para contribuir que essa sujeirada toda seja lavada. Tenho certeza de que quando o presidente da CBF apurar os fatos, chegará a um denominador comum e aí sim o torcedor brasileiro voltará a ter confiança nos árbitros”
Ora, o torcedor brasileiro perdeu a confiança na arbitragem nacional desde 1997, quando houve o famoso “caso Ivens Mendes”, outro presidente da comissão de arbitragens da CBF, que chantageava presidentes de clubes para ser patrocinado em sua campanha para deputado.
Mendes que foi sucedido por Armando Marques que pressionou o ex-árbitro Loebeling para que este mudasse a súmula do jogo entre Figueirense e Caxias, em 2001.
Em seguida, em 2005, já sob o comando de Corrêa, tivemos o “caso Edílson Pereira de Carvalho”.
Gutemberg vem agora acrescentar mais pimenta ao descrédito, embora acreditando que o enrolado presidente da CBF possa ser garantia de providências saneadoras.
Fosse mesmo digno, Gutemberg teria denunciado a primeira tentativa de manipulação que testemunhou.
E isso de dizer que foi alertado que apitaria “jogo do Timão”, mesmo que se saiba que Corrêa é corintiano, parece ser apenas leviano, embora mereça investigação ainda mais por ele dizer que pode provar.
Que apresente as provas.
E se explique porque ficou tantos anos calado.
(Assim não há férias que aguentem…)
CurtirCurtir
Folha de São Paulo. Este caso vai dar pano para manga
O procurador-chefe do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), Paulo Schmitt, classificou de “covarde” e “com pouca credibilidade” a denúncia do ex-árbitro Gutemberg de Paula Fonseca contra o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa.
“O que tira credibilidade é que ele só fez as acusações depois de perder o escudo de árbitro da Fifa”, afirmou Schmitt à Folha, por telefone. “E, de forma covarde, aposentou-se depois, o que torna inócua qualquer pena que receber na esfera desportiva.”
Fonseca, 38, ex-árbitro da federação do Rio, acusou Corrêa de corrupção e insinuou ter recebido ordens do dirigente para favorecer o Corinthians no Brasileiro de 2010.
“Ele inventou que, quando o árbitro é escalado, deve ligar para ele e receber recomendações”, disse Fonseca à rádio Jovem Pan, na noite de sexta-feira. O ex-juiz afirmou ainda ter “tudo fundamentado e documentado”.
Assim que soube das declarações de Fonseca, na mesma sexta, Corrêa enviou e-mail a Schmitt com um pedido para que o procurador investigasse o caso.
Schmitt então entrou em contato com o presidente do STJD, Rubens Aprobato Machado, pedindo que um inquérito fosse aberto.
“Vamos apurar o que ele falou, são denúncias graves, acusações de crimes. Se ele diz ter um dossiê de mil páginas contra o Sérgio Corrêa, vai ter que mostrar.”
O ex-árbitro não foi localizado pela reportagem ontem.
A próxima sessão do STJD será realizada no dia 19 de janeiro, porém não há certeza de que as denúncias de Fonseca serão julgadas.
“É uma sessão extraordinária, para julgar processos pendentes do ano passado, não sei se vamos conseguir tratar do caso”, disse Schmitt.
Fonseca foi sacado do quadro de árbitros da Fifa na semana passada, dias antes de disparar contra Corrêa, que é o responsável pelas indicações do país à federação.
O árbitro estava no quadro da entidade máxima havia um ano, quando havia substituído Péricles Bassols -que agora retomou o posto.
A última partida apitada por Fonseca foi a decisão da Copa Rio (competição sem os grandes times do Estado), disputada entre Friburguense e Madureira no dia 26 de novembro do ano passado.
Carlos Eugênio Lopes, advogado da CBF, afirmou que vai entrar com ações judiciais nas esferas civil e criminal contra Fonseca.
“O Sérgio [Corrêa] está em férias no interior de São Paulo. Assim que ele voltar das férias, no dia 12 [quinta-feira], vamos conversar sobre o assunto”, disse Lopes ontem.
“Vamos pedir reparação por dano moral, injúria e calúnia”, disse ainda o advogado da confederação. Corrêa não foi localizado ontem.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte
CurtirCurtir
O procurador-chefe do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), Paulo Schmitt, classificou de “covarde” e “com pouca credibilidade” a denúncia do ex-árbitro Gutemberg de Paula Fonseca contra o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa.
“O que tira credibilidade é que ele só fez as acusações depois de perder o escudo de árbitro da Fifa”, afirmou Schmitt à Folha, por telefone. “E, de forma covarde, aposentou-se depois, o que torna inócua qualquer pena que receber na esfera desportiva.”
Fonseca, 38, ex-árbitro da federação do Rio, acusou Corrêa de corrupção e insinuou ter recebido ordens do dirigente para favorecer o Corinthians no Brasileiro de 2010.
“Ele inventou que, quando o árbitro é escalado, deve ligar para ele e receber recomendações”, disse Fonseca à rádio Jovem Pan, na noite de sexta-feira. O ex-juiz afirmou ainda ter “tudo fundamentado e documentado”.
Assim que soube das declarações de Fonseca, na mesma sexta, Corrêa enviou e-mail a Schmitt com um pedido para que o procurador investigasse o caso.
Schmitt então entrou em contato com o presidente do STJD, Rubens Aprobato Machado, pedindo que um inquérito fosse aberto.
“Vamos apurar o que ele falou, são denúncias graves, acusações de crimes. Se ele diz ter um dossiê de mil páginas contra o Sérgio Corrêa, vai ter que mostrar.”
O ex-árbitro não foi localizado pela reportagem ontem.
A próxima sessão do STJD será realizada no dia 19 de janeiro, porém não há certeza de que as denúncias de Fonseca serão julgadas.
“É uma sessão extraordinária, para julgar processos pendentes do ano passado, não sei se vamos conseguir tratar do caso”, disse Schmitt.
Fonseca foi sacado do quadro de árbitros da Fifa na semana passada, dias antes de disparar contra Corrêa, que é o responsável pelas indicações do país à federação.
O árbitro estava no quadro da entidade máxima havia um ano, quando havia substituído Péricles Bassols -que agora retomou o posto.
A última partida apitada por Fonseca foi a decisão da Copa Rio (competição sem os grandes times do Estado), disputada entre Friburguense e Madureira no dia 26 de novembro do ano passado.
Carlos Eugênio Lopes, advogado da CBF, afirmou que vai entrar com ações judiciais nas esferas civil e criminal contra Fonseca.
“O Sérgio [Corrêa] está em férias no interior de São Paulo. Assim que ele voltar das férias, no dia 12 [quinta-feira], vamos conversar sobre o assunto”, disse Lopes ontem.
“Vamos pedir reparação por dano moral, injúria e calúnia”, disse ainda o advogado da confederação. Corrêa não foi localizado ontem.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte
CurtirCurtir
Veja que Heber, Roman e Braatz não assinaram.
CurtirCurtir