Em tempos de Pré-Temporada nos clubes, um assunto do futebol pouco debatido: a importante troca de nomes no quadro de árbitros brasileiros na FIFA! Vamos analisá-la?
A FIFA anunciou os novos árbitros para 2012. Nenhuma surpresa na lista.
Durante todo o Campeonato Brasileiro, especulou-se a entrada de Francisco Carlos Nascimento, árbitro da Federação Alagoana de Futebol, no quadro internacional de árbitros. A questão era: no lugar de quem?
Muitos sites especializados lembraram uma suposta saída do árbitro Gutemberg de Paula, da Federação do Estado do Rio de Janeiro. Sua saída abriria uma vaga para o árbitro que ficou conhecido como “Chicão de Alagoas”. Entretanto, era impensável politicamente admitir que São Paulo permanecesse com 3 vagas FIFA e o Rio de Janeiro apenas 1 vaga. Assim, as especulações, fofocas e boataria correram soltas durante o final do Campeonato Brasileiro, já que se precisaria equacionar a lista regionalmente.
Péricles Bassols, árbitro carioca que era FIFA no ano passado e foi trocado em 2011 por Gutemberg de Paula, também era cantado nas apostas como um nome que retornaria no lugar do próprio Gutemberg (uma troca RJ por RJ). Mas como Chicão entraria na vaga de algum outro árbitro, ficou a dúvida: de quem?
O gaúcho Vuaden quase perdera o escudo, devido as dificuldades na aprovação do teste físico. Mas alguém em sã consciência acharia que o RS ficaria sem uma vaga na FIFA, com todo o bom trabalho da escola gaúcha de arbitragem? Ricardo Marques Ribeiro, de MG, teve atuação apagada. Mas seria interessante politicamente tirá-lo do quadro? O DF está bem representado por Sandro Meira Ricci; O PR tem Heber Roberto Lopes e Evandro Rogério Roman (este, em ótima fase na etapa final do torneio). Nenhum desses poderia ser substituído, se esquecermos a competência e pensarmos na estratégia política.
Sobrou analisar São Paulo, o estado com maior número de vagas, com Seneme, Paulo César e Sálvio. Francisco Carlos Nascimento seria melhor do que algum desses nomes?
Se compararmos ‘carreira’, não.
Se compararmos ‘as atuações de 2011’, também não.
Mas com a saída antecipada de Sálvio Spínola aos 43 anos (que o levou ao encerramento da carreira), uma vaga ficou ‘pingando’. A bola estava ali, para ser chutada… Assim, Francisco Carlos Nascimento entra no quadro da FIFA e a região Nordeste ganha sua vaga, São Paulo se parelha ao Rio de Janeiro com 2 árbitros e Péricles entra no lugar de Gutemberg.
Teremos, portanto, para 2012:
Paulo César de Oliveira – SP
Wilson Luís Seneme – SP
Marcelo de Lima Henrique – RJ
Péricles Bassols Cortes – RJ
Evandro Roman – PR
Heber Roberto Lopes – PR
Leandro Pedro Vuaden – RS
Sandro Meira Ricci – DF
Ricardo Marques Ribeiro – MG
Francisco Carlos do Nascimento – AL
Provavelmente, a Federação Paulista de Futebol não lamentará a perda da sua 3ª vaga, já que tivemos a compensação da (ótima) árbitra Regildênia de Holanda entrando no quadro internacional feminino.
E você, o que achou da troca de Sálvio Spínola por Francisco Carlos Nascimento e de Gutemberg de Paula por Péricles Bassols? Os árbitros foram merecedores da promoção ou não? Deixe seu comentário:

PALHACADA
COISA POLITICA
EXISTE DEZENAS DE ARBITROS COM CAPACIDADE TECNICA INFINAMENTE SUPERIOR, ESTE JOVEM ARBITRO AINDA EH UMA PROMESSA, POUCA COISA FEZ PARA OSTENTAR UM ESCUDO DE TAMANHA IMPORTANCIA
INFELIZMENTE TODOS SE CALAM……….
CurtirCurtir
A lista é: http://pt.fifa.com/associations/association=bra/footballofficials/referees/peoplekind=ref.html
CurtirCurtir
Marcelo de Lima Henrique – RJ
Péricles Bassols Cortes – RJ
Ricardo Marques Ribeiro – MG
Francisco Carlos do Nascimento – AL
SE COLOCAREM OS 4 APITANDO UM JOGO, CADA QUAL EM UM QUADRANTE DO CAMPO, O SENEME, MESMO COM O PROBLEMA QUE TINHA NA PERNA (GRACAS A DEUS CURADO) E MELHOR QUE TODOS JUNTOS E COM CERTEZA O JOGO TERA MENOS POSSIBILIDADE DE DAR PROBLEMAS…..
CurtirCurtir
Concordo com o post do Oiti e pergunto se ele poderia nos dizer ou se sabe quais os juizes de SP que foram Fifa durante os últimos anos e se a qualidade deles era excepcional. Aqui no nordeste tivemos Wilson de Souza Mendonça, Sebastião Rufino, Dacildo Mourão, Manoel Serapião, Milton Otaviano dos Santos, Sidrack Marinho dos Santos e se olharmos o futebol de 1970 para cá percebemos que é muito pouco para uma região com nove estados. Nem sempre os melhores vão.
CurtirCurtir
Quanto ao posto do Anselmo da Costa é outra verdade todos que foram ou são árbitros se calam. Os que se levantam e temos alguns exemplos são defenestrados. Os árbitros enquanto na ativa se calam por medo de represálias. Depois, quando param, desandam a atacar. Uma pena! Li um comunicado do juiz Salvio que é baiano (inclua ai Oiti) e ele resolveu parar. O que acontece com a coragem dos árbitros? Enquanto ativos, uns cordeiros. Depois, ferozes leões. Acho que é por isto que deveria ter psicólogos nas entidades. É preciso acabar com esta ditadura branca.
CurtirCurtir
bom dia
francisco
fico feliz por vc me responder e com tanta humildade e sensatez, espero que voce tenha muito sucesso que vc possa com toda a sua forca e vontade calar a todos inclusive a mim, pois serei o primeiro a defende-lo em suas arbitragens dentro do campo qdo das mesmas forem na aplicacao do espirito da regra. e sem duvida nem sempre os melhores vao. agora a oportunidade eh sua, se fosse eu o presidente da comissao com certeza vc teria oportunidade so acho q foi muito precoce ate pela sua propria carreira. exemplo temos muitos ai afora, muitos foram colocados no momento errado e acabaram em nada pq os mesmos q o colocaram sao crueis com o homem.
boa sorte e que deus te abencoe
CurtirCurtir
DENUNCIA NA ARBITRAGEM!!! http://jovempan.uol.com.br/esportes/futebolnacional/2012/01/Arbitro-denuncia-corrupcao-no-apito-brasileiro.html
CurtirCurtir
eu tenho dito
isto eh soh a ponta do iceberg
eh soh observar o rumo que esta tomando a abritragem brasileira, vc nao consegue enxergar a transparencia eo trabalho na arbitragem, nota-se claramente a politica imperando.
o q evoluiu no comando dete sr, a arbitragem
em nada…….
CurtirCurtir