– Sanches diretor da CBF? Uma Opinião, a ser desmentida ou não pelos Árbitros

Andrés Sanches nomeado diretor da CBF?

Faltando duas rodadas para o término do Brasileirão?

Aiaiai… errar contra o Timão será um problema. Calma! Nada de Teoria da Conspiração, explico:

Um dirigente com ligação umbilical a determinado clube de futebol (seja ele qual for), tornando-se gestor em Federação ou Confederação, tem lá suas implicações.

Infelizmente, as Federações de Futebol, formadas por Associações Profissionais, têm ainda gestões amadoras. Não há executivos do ramo, mas pessoas ligadas aos clubes. Passionalidade fere a Razão e pode extrapolar na relação de trabalho.

Exemplos? Marco Polo Del Nero é ligado ao Palmeiras. Alguém se lembra de algum árbitro vetado por reclamações do São Paulo FC durante o período de sua gestão? Nenhum. Mas temos Paulo César de Oliveira suspenso em Presidente Prudente, depois do erro de Grêmio Prudente (Barueri) X Palmeiras, contra o Verdão. Calma de novo: PC foi suspenso por um erro técnico pela Comissão de Árbitros (embora o Palmeiras tenha reclamado e muito!); entretanto a sensação é de que o pedido de punição tenha sido facilmente aceito. Não dá a impressão de que, se o SPFC é desafeto e reclama, não dá nada. Mas se erra contra o time do presidente… Xiiiiii…

Percebem como um dirigente de clube em cargo executivo de Federação pode ser polêmico?

Exemplo 2: Árbitros da FPF diziam que as cidades de Taubaté e São José dos Campos eram verdadeiros cemitérios de juízes, devido ao fato de José Evaristo Manuel, presidente da Comissão de Árbitros da FPF na gestão anterior, ter sido presidente do Taubaté. Entretanto, o tradicional time taubateano amargurou nesse período a 3ª e 4ª divisão. Mas errasse contra para ver… todo mundo queria fazer a ligação do dirigente da FPF com suposta má-fé.

Andrés Sanches é fortíssimo em questões políticas. O anúncio desse novo cargo não poderia ser feito APÓS o término do campeonato? O cargo dele não terá nada a ver com o da Comissão de Árbitros da CBF, mas pergunte a qualquer árbitro se a nomeação antecipada não faz pensar em pressão? Não se estará errando contra o time do espanhol, mas contra o time do novo diretor da CBF.

Vai encarar?

Claro que tudo isso é suposição. Mas… em off, pergunte aos árbitros o que pensam sobre isso?

E você, o que acha de tudo isso? Deixe seu comentário:

– Dia Nacional de Doação de Sangue

Sou doador de sangue voluntário. Também sou medroso confesso, morro de medo de sangue e agulhas, sofro de fobia de hospitais, e tudo mais que possa me fazer fugir da raia. Mas… costumo doar sangue regularmente.

Não dói, faz bem para a saúde do corpo e da alma. E você ainda ajuda alguém, muitas vezes até um desconhecido.

Se eu que sou tão bobo dôo, por que você não o faz também?

Hoje é Dia Nacional do Doador voluntário de Sangue. Junte-se a nós. Procure um Banco de Sangue.

– A Lei Federal do Fumo X Lei Estadual, vista pelo jundiaiense dr José Renato Nalini

O Dr José Renato Nalini, desembargador e doutor em Direito Constitucional, é aqui de Jundiaí. E como uma das pessoas mais respeitadas do meio jurídico, deu uma entrevista à Rádio Bandeirantes falando sobre a Lei do Fumo.

Indagado sobre qual deveria valer, já que em São Paulo já temos uma lei sobre a proibição do Fumo e se a Federal estaria acima dela, disse:

Valerá a mais rigorosa, já que se encara a questão como de saúde e de meio ambiente, e o meio ambiente é um direito fundamental futuro, que se preocupa com as novas gerações. Assim, vale a mais severa”.

Nem sempre a Lei Federal prevalece sobre a Estadual.

– Lista Coerente da CBF?

Saiu a lista dos melhores do Brasileirão. Não vou palpitar quanto aos jogadores, mas sim sobre a arbitragem.

Causou-me surpresa a ausência do Wilson Luís Seneme. Meu voto seria para ele, por regularidade e competência. Embora, sejamos francos: às vezes ficamos com as últimas impressões.

Paulo César de Oliveira está na lista, e em diversos fóruns de discussão, ouço e leio que ele foi uma surpresa. Claro, estão com a lembrança dos dois últimos jogos, onde PC foi mal. Mas e o restante de ótimas partidas, não se leva em conta?

Se contássemos as últimas 10 rodadas, o bola da vez seria o Evandro Rogério Roman. Foi o melhor na reta final. Mas assim como os 3 pontos da Rodada 1 valem tanto quanto os 3 pontos da Rodada 38, a qualidade das arbitragens idem. A avaliação deve ser sistêmica, nunca pontual!

Ops: na lista estão Sandro Meira Ricci, Leandro Pedro Vuaden e Paulo César de Oliveira. Deles, quase dá empate triplo. Gostaria de votar no amigo PC, mas creio que o Ricci foi um pouco melhor no campeonato todo.

– Nervoso? Tenha calma, com Martin Valverde

Um cantor mexicano, de música católica Martin Valverde, escreveu uma inspiradíssima canção: Ten Calma. A letra é perfeita para quem tem que suspirar duas, três, quatro vezes… Compartilho abaixo:

TEN CALMA

Martin Valverde

Ten calma contigo mismo y mira a dónde vas

Espera un minuto y piensa bien lo que harás

En medio de tormenta es duro navegar

Y una mala decisión te puede caro costar.

No sea un mal momento el que te haga fracasar

Tener alguien en contra es bueno para pensar

La vida está llena de cosas a enfrentar

pero aún así es muy bella y hay que caminar

Hacia adelante sin ver atrás,

vivir cada día y nada más

Y lo que venga tú lo forjarás

Tú tienes la lave abres o cerrarás…

Ten calma que es tu vida la que en juego está

Y a otros no culpes por tu mediocridad    

Si alguien te ha fallado es bueno recordar

Que tú también lo has hecho, basta ya de llorar

Tú eres valioso lo creas o no  

Pero el amor no es amor si no causó dolor

Al igual que el oro por el fuego hay que pasar

Purificarlo todo y lo mejor de ti lograr

Y aunque hoy se llore, se sanará

Solo aquel que ha perdido sabe también ganar

Mira adelante, sin ver atrás

vive cada día y nada más

Y lo que venga tú  lo forjarás        

Tú tienes la llave abres o cerrarás

pero ten calma…