– O que os Italianos pensam sobre o Futebol Brasileiro Atual

Alguns primos italianos estão aqui no Brasil. A família Porcari de Jundiaí recebe, hospeda e festeja as duas semanas que nossos cogini Alfredo, Maurizio, Vicenzo, Patrizia e Federica (legítimos Porcari de Roma) aqui permanecerão.

Claro, em meio aos festejos, o futebol é um assunto que tem relevância. Divididos em romanistas e torcedores da Lazio, os primos revelaram uma visão interessante da Itália sobre nosso atual momento: Não temos líderes, segundo eles! Alfredo assistiu lá da Europa muitas partidas da Copa América, e me disse que:

nella squadra brasiliana non aveva nessuno capo” (na equipe brasileira não havia nenhum chefe/líder)

Dentre outras coisas, os italianos não observam grandes jogadores atualmente. Adriano foi considerado um fiasco na Roma. Robinho, no Milan, não é visto como craque, mas como um bom jogador. Pato, um centroavante comum. Lúcio, Júlio César e Maicon, muitos bons. A excessão seria Hernanes, o melhor brasileiro por lá. E só! A dúvida deles: por quê tantos jogadores do Leste Europeu?

Neymar? A reação de Alfredo foi: “è um pazzo” (louco). E explica: na Itália, os grandes se afastaram do jogador do Santos por falta de dinheiro (não querem entrar num leilão entre Barcelona e Madrid), além de que é visto como um garoto-problema. Uma visão de badboy, associada à ginga. Ele é visto como um novo Ronaldinho Gaúcho: malabarista, mas irresponsável. Tal fama foi criada por ter desrespeitado seu treinador e adversários (visão dos italianos).

Sobre a Copa do Mundo: é vista como um problema. As notícias que recebem são a de que há muita corrupção e atraso na Copa de 2014, além de não entenderem o por quê dos eleitores de Ricardo Teixeira não o questionarem.

E a Azzurra? Os italianos reclamam de que não há grandes jogadores nos grandes clubes. O excesso de estrangeiros faz com que a seleção italiana seja montada por jogadores de times pequenos, o que não traz simpatia à eles.

Por fim, 2 outros assuntos: Berlusconi e F1! O premier é visto como competente, porém folclórico e mulherengo (o que não é novidade para nós…). Na F1, Massa é tido como um fraco segundo piloto atualmente…

E você, o que acha dessa visão italiana dos brasileiros atualmente? Deixe seu comentário:

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.