– Jornada Mundial da Juventude 2011 – direto de Madrid

 

Por Ricardo Roca

 

Obrigado ao Professor Rafael Porcari pelo convite para escrever esse artigo sobre a JMJ 2011.

 

Foi dada a largada inicial para o maior encontro de jovens com um mesmo ideal de paz, renovação da fé e propagação do amor ao próximo.


Me chamo Ricardo Roca, sou natural de São Paulo e vivo em Madrid desde 2004. Sou voluntário e peregrino das Jornadas Mundiais da Juventude; meu primeiro contato com a Jornada Mundial da Juventude ( JMJ ) foi em Roma em 2000, onde se reuniram mais de 2 milhões de jovens, foi imensa a experiência pessoal tão grandiosa que aos 24 anos de idade minha vida cristã tomou novos rumos e dimensões globais de peregrino. Passei a voluntário de uma jornada que vai marcar a historia de um país que precisa da energia renovável e infinita da fé.


A experiência que se vivi em uma JMJ é grandiosa, é sentir a Igreja jovem, palpar sua universalidade, ajudar a que muitos corações conheçam uma outra maneira de viver a vida, em uma geração que parece ir sem rumo; mas para quem não conhece: o que é uma JMJ?

 

A Jornada Mundial de Juventude é um grande encontro de jovens de todo o mundo com o Vicário de Cristo. Um meio a mais de evangelizar, uma maneira  contínua de anunciar a mensagem de Cristo aos jovens. A JMJ é o emprenho evangelizador onde a  Igreja  manifesta sua constante solicitação pela juventude, onde os jovens devem  sentir se atendidos pela Igreja, sentir se cada vez mais comprometido a nível mundial, e responder a suas expectativas, comunicando a certeza de Cristo, a verdade que é Cristo, o amor que é Cristo mediante a uma formação adequada, que é uma forma necessária e atualizada de evangelizar.” (João Paulo II, Discurso ao Colégio Cardenalício, 20 dezembro 1985)

 

A JMJ tem uma clara identidade católica, mas é voltada a todos os jovens de todo o mundo. Em primeiro lugar aos jovens católicos e está aberta a todos os jovens de boa vontade.

Já foi celebrada anteriormente em Buenos Aires, com mais de um milhão de jovens; em Santiago de Compostela, com mais de 500.000; em Czestochowa, com 1.600.000; em Denver, com 600.000; em Manila, com aproximadamente 4 milhões; em París, com 1,2 milhões; em Roma, com 2 milhões; em Toronto, com 800.000; em Colonia, com 1,1 milhões; em Sydney, com 400.000. E agora existe uma grande expectativa que o Brasil possa celebrar a próxima jornada mundial que pode ser celebrada em 2013.

 

Um legítimo chamado aos jovens à conversão ao apostolado, para ser dignos de servir a Cristo seguindo seus passos, uma grande oportunidade de viver a universalidade da igreja, conhecer pessoas de muitos lugares do mundo, observar e conviver com suas culturas e ideais. 

 

O Brasil está na moda como dizem aqui em Madrid, e claro que esse evento é uma oportunidade para fomentar a fé, animar aos jovens brasileiros a celebrar um grande evento em comunhão, mostrar para o mundo como os jovens brasileiros vivem essa fé de uma maneira distinta mais animada, mas musical, uma amostra do movimento carismático que vive a Igreja no Brasil, suas missas animadas seus padres cantores, a alegria de um povo que não deixa de acreditar, uma gratificante retribuição de amor a um povo que sabe amar apenas com um olhar, um sorriso, uma prova dos mais de 14 mil jovens que chegaram em Madrid para representar o Brasil nesta JMJ, estou confiante que serão os promotores da alegria com as bandeiras do Brasil balançando no céu de Cuatro Ventos em Madrid onde o Papa anunciará a próxima cidade a receber uma JMJ. 

 

Para finalizar, envio uma foto que marcou o dia de ontem com a celebração de uma festa com grupos musicais de diversas paróquias do mundo, inclusive do Brasil celebrada em pleno templo do futebol mundial, o estádio Santiago Bernabeu do Real Madrid, que se rendeu a um tributo a Cristo à renovação da fé de milhares de jovens.

 

Confesso que já tive a oportunidade de assistir o Real Madrid jogar pela Copa del Rey, mas compartir com milhares de jovens de várias partes do mundo cantando e louvando a Cristo, em meio as lágrimas e a emoção no olhos de quem ali estava, foi marcante e seguramente ficará gravado para sempre no meu coração, no da minha esposa e da minha pequena Maria Luiza de somente 4 meses, e que já está olhando e sentindo tudo que acontece ao seu redor, pois assim acreditamos que podemos oferecer a ela a oportunidade de enraizar e edificar sua fé em Cristo assim desde pequena e dentro de alguns anos olhar essa foto e saber que a vivido a mensagem que nos propõe a jornada mundial da juventude em 2011:  Enraizados e edificados em Cristo firmes na fé.

 

Saludos desde Madrid

Ricardo Agrelo Roca

Um comentário sobre “– Jornada Mundial da Juventude 2011 – direto de Madrid

  1. a nossa comjunidade esta la presente com o Padre Leandro, estao la mais de 13 mil do Brasil
    abraços e que DEUS abençoe esta juventude…

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.