– Gastos com a Copa do Mundo: o Céu é o Limite!

 

Uso a mesma expressão do jornalista Ricardo Perrone em seu blog do UOL para expressar o que penso sobre os limites de gastos e possíveis desvios de dinheiro para a Copa do Mundo (citação em: http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/sem-categoria/governo-agiu-em-dose-dupla-pelo-direito-de-estourar-orcamentos-da-copa/).

 

O que podemos falar da ridícula medida provisória 527, criada pelo Governo Federal para a Copa do Mundo?

 

Nela, cai o limite para os órgãos ‘estourarem seu orçamento’. Para reforma de estádios, as contas não poderiam passar de 50% e para a construção de novas arenas, 25%. Agora, não há mais teto, segundo as  novas regras.

 

Ora, cá entre nós: o Maracanã, por exemplo, terá a reforma orçada no mínimo em 931 milhões de reais. Quase 1 bi, segundo o Portal 2014 (citação em: http://www.copa2014.org.br/noticias/7294/ORCAMENTO+DO+MARACANA+CAI+26+DIZ+GOVERNO.html). E tinha-se permissão em estourar em até 50% esse valor! Imagina agora que o estouro de verba é ilimitado? Na mesma fonte, se recorda que o orçamento inicial era de R$ 400 milhões. Quer dizer que o estádio nem está pronto e já orça 150% a mais que o previsto?

 

Porém, na Folha de São Paulo de hoje, Dimmi Amora (citação em: http://www1.folha.uol.com.br/poder/931228-prestacao-de-contas-da-copa-exclui-novas-obras-e-servicos.shtml) traz que o Ministério dos Esportes diz que a prestação de contas (ou não) da Copa do Mundo será feita por conveniência do Executivo, já que essa mesma MP 527 permite sigilo nos gastos. Quer dizer então que não precisa ser revelado o valor investido nas obras!

 

Segundo Maurício Savarese no UOL (http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/06/16/sigilo-em-licitacoes-da-copa-do-mundo-evita-formacao-de-carteis-diz-governo.jhtm), o líder do governo, o deputado federal Cândido Vacarezza afirmou que tal medida é importante pois evita a criação de “redes de corrupção”, já que as empresas não saberão quanto o Governo está disposto a gastar.

 

Incrível a cara-de-pau do parlamentar!

 

Então, as regras de gastos para a Copa do Mundo são as seguintes (oficialmente):

 

o Regime Diferenciado de Licitações permite que as empresas vencedoras nas concorrências sejam escolhidas pela rapidez na obra, não pelo preço mais baixo;

 

os gastos não precisam ser revelados publicamente, devido a lei do sigilo;

 

isenção de impostos aos parceiros da FIFA;

 

não há limite para gastos.

 

Não se esqueça: quando o Brasil ganhou a organização da Copa do Mundo, Ricardo Teixeira disse:

Não haverá dinheiro público nas obras da Copa”.

 

Meu círculo de relacionamento não quer a Copa do Mundo. Nas minhas atividades acadêmicas, dos alunos calouros aos veteranos, incluindo meus colegas docentes, ninguém defende uma Copa aqui. Nas minhas atividades comerciais, idem. Com as pessoas que relaciono no meu convívio social, também.

 

Seria eu um alienado?

 

Reflita: quantas pessoas que você conhece que quer a Copa do Mundo no Brasil? Deixe seu comentário:

Um comentário sobre “– Gastos com a Copa do Mundo: o Céu é o Limite!

  1. Vale lembrar: Ricardo Teixeira estará em um seminário em Natal-RN, sobre benefícios da Copa do Mundo.

    Será que ele fiscalizará as obras da Arena das Dunas, hiper-mega atrasada?

    Curtir

  2. Não vejo mal em ter uma Copa do Mundo. Países de primeiro mundo querem e correm atrás de uma. Vide Japão, Alemanha e os EUA de novo. O problema é a maldita política e corrupção no Brasil. Países civilizados e organizados sabem tirar proveito do evento. Aqui, os ladrões é quem tirarão proveito. E a nós, povo brasileiro, restará estádios problemáticos, infraestrutura mal feita e uma conta gigantesca para pagar.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.