– Quando um Desvio Anula um Gol

 

Não pude assistir, por motivos pessoais, a nenhum jogo do Campeonato Brasileiro. Mas ouvi alguma coisa com meu bom e velho radinho e li nas mídias disponíveis.

 

Gostaria de chamar a atenção para um lance polêmico na partida Cruzeiro X Santos. Borges teve um gol anulado pelo impedimento assinalado de Roberto Braatz. Pelo que li e ouvi (não vi), uma bola foi lançada ao atacante santista, que não estava em posição de impedimento e que marcou o gol. Porém, o lance foi invalidado por, supostamente, um desvio de jogador santista durante o lançamento para Borges.

 

Se isso realmente ocorreu, acertou o bandeira. E vamos cair num detalhe da regra: torcedor, povão, massa em geral, tem o conceito dúbio de “bola que bate em barreira tira ou não impedimento”. Claro que não tira. E talvez seja por isso que o comentarista da única rádio em que eu conseguia sintonizar tenha sido levado à confusão ao dizer “desviou no próprio santista mas ele não tinha intenção”. Nem sei se desviou; alguns disseram que sim e outros nem citaram. Mas acreditando que desviou…

 

São situações de desvios diferentes, que nada tem a ver uma com a outra. Vamos ilustrar:

 

– Se você lança seu companheiro que está em posição de impedimento e a bola bate num adversário, e cai para o próprio companheiro ou para outro que também estava impedido, marca-se o impedimento.

 

– Se você lança seu companheiro que está em posição de impedimento e a bola bate num adversário, e cai para outro companheiro que não estava em impedimento, segue a jogada.

 

– Se você lança seu companheiro que está em posição de impedimento e a bola bate num companheiro, e cai para o que estava em impedido originalmente, marca-se o impedimento (o desvio não mudou nada, pois continua impedido).

 

– Se você lança seu companheiro que está em posição de impedimento e a bola bate num companheiro, e antes/durante desse desvio ele sai da posição de impedimento e acaba recebendo a bola, segue a jogada (criou-se, com o desvio, um segundo lance).

 

– Se você lança seu companheiro que está em posição legal e a bola desvia num companheiro, e nesse momento quem receberia a bola está a frente da linha da bola antes de dois adversário (portanto, impedido), deverá marcar-se o impedimento, pois, afinal, criou-se também um segundo lance.

 

Bola desviada em companheiro pode ter situação diferente da que desviada em adversário, nesse caso específico. Vale a atenção.

 

Pelo que li nos jornais, Borges não estava impedido, mas quando a bola toca no seu companheiro (independe se voluntaria ou involuntariamente), passa a ser um novo momento e assim o atleta se torna impedido de participar do lance.

 

Apaixonante os detalhes da Regra do Jogo, não?

 

Quer dizer algo sobre esse lance? Deixe seu comentário:

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.