– Cola Escolar via Facebook pode dar Cadeia?

 

No Rio de Janeiro, um acontecimento diferente: aluna coloca respostas de tarefas que valiam nota via Internet, e por “cola eletrônica”, teve até suposta ameaça de prisão!

É falta de ética, burrice da estudante ou crime? Ou nada disso? Deixe sua opinião:

 

Extraído de: Folha de São Paulo, 11/06/2011, pg C8, por Denise Menchen

 

ESTUDANTE É SUSPENSA AO POSTAR LIÇÕES NO FACEBOOK

 

A suspensão de uma aluna de 15 anos que criou uma comunidade na rede social Facebook para a troca de informações sobre tarefas e provas da escola pH virou caso de polícia no Rio.

Após Jannah Nebbeling chegar sozinha de táxi em casa dizendo ter sido coagida a apagar a página sob risco de prisão, a mãe dela, Andrea Coelho, registrou queixa. Ela entrou, também, com processo por danos morais contra a escola.

A comunidade, criada em março, era usada por alunos do 1º ano do ensino médio de diversas unidades do pH para a divulgação de respostas de lições que valiam nota.

Jannah diz que o ambiente era “construtivo”, já que muitas vezes as respostas publicadas por um aluno viravam tema de debate. Ela reconhece, porém, que muitos também usavam a rede social só para copiar trabalhos.

“Isso depende de cada um. Eu copiei algumas vezes, com outras palavras, mas, antes do Facebook, eu me reunia com minhas colegas para fazer o dever. A comunidade só facilitou”, diz.

A mãe da garota diz que o problema maior foi ter considerado negligente a atitude da escola ao enviar a aluna sozinha de táxi para casa.

Além disso, Andrea diz que a filha foi constrangida pela diretora na frente de dois professores e coagida a apagar a comunidade, o que ela não conseguiu fazer.

“Eles disseram que, se ela não apagasse a página, eu poderia ser presa por crime cibernético”, conta a mãe.

Educadores ouvidos pela Folha são unânimes em reprovar a reação do colégio.

Para Luli Radfahrer, professor de comunicação digital da USP e colunista da Folha, o Facebook poderia sediar um enorme grupo de estudos voluntário, que melhoraria o desempenho dos alunos.

“O pavor das novas tecnologias apenas revela o quanto a escola é cada dia mais anacrônica”, diz Luca Rischbieter, consultor pedagógico da área de tecnologia educacional da Positivo.

O problema, afirma Nilbo Nogueira, doutor em educação com ênfase em novas tecnologias pela PUC-SP, é o uso inadequado da internet por falta de orientação dos professores.

 

ASSUNTO EDUCACIONAL

 

Em nota, o colégio pH afirmou lamentar que a estudante tenha levado à Justiça um assunto de cunho estritamente educacional.

“A instituição tomou as medidas cabíveis, seguindo sua linha pedagógica, ao constatar que a aluna administrava página em rede social na qual usava o logo da instituição e veiculava material didático do colégio sem autorização e de forma inadequada”, diz a nota.

O colégio diz que ofereceu um funcionário para acompanhá-la até em casa, mas que a oferta foi recusada. O pH é um dos colégios com maior taxa de aprovação em vestibulares.

– Hermenegildo Tonoli se remoendo no Túmulo!

 

Hermenegildo Tonoli foi vice-prefeito de Itupeva. Salvo engano, o primeiro! E um dos poucos “vices” a serem homenageados com logradouros importantes (de pronto, responda: quantas ruas ou avenidas com o nome de “Vice” você conhece?)

 

A família Tonoli é uma das mais tradicionais de Itupeva, e, creio eu, deve estar triste com a atual situação da Rodovia que homenageia o ente querido.

 

A estrada que liga Itupeva à Jundiaí (a Rodovia Vice Prefeito Hermenegildo Tonoli) possui todos os predicados negativos que poderia se esperar: perigosa, irregular, mal sinalizada, sem conservação, desnivelada, movimentada, e, pior do que tudo, ABANDONADA.

 

Sim, abandonada. Ou alguém acha que ela tem a atenção devida das autoridades? Sou um dos milhares de usuários dessa estrada, e o melhor adjetivo é: ridícula! Se estivéssemos num país sério, o Ministério Público teria pedido a interdição da mesma até que a torna-se viável. Não é possível que os prefeitos de Jundiaí e Itupeva não batam na mesa e não queiram comprar essa briga! O que estão esperando? Mais mortes?

 

TODOS os dias há acidentes. Em alguns dias, mais de um acidente. É inadmissível que isso aconteça.

 

Quando há manutenção para tapar buracos, o serviço é porco. Eles jogam piche com os carros em movimento, sem sinalizar e interditar o trecho, com pás e sem proteção. Os carros passam por cima do piche que não seca com tempo de se liberar para o trânsito. Pedras voam sobre os veículos e a lataria fica manchada pelo produto.

 

E você, o que acha das condições da Hermenegildo Tonoli? Deixe seu comentário:

 

Ops: a fase é tão ruim que o Jornal da Cidade, na sua edição de hoje (e na capa), a chama de Hermenegildo Martineli. Aí não dá…

– Ideli Salvati?

 

Ideli Salvati para o Ministério das Relações Institucionais (que, na prática, é a pasta da Coordenação Política)?

 

Parem o barco, quero descer…

– Notas que desagradam um pai: Chimpanzés versus Crianças!

Primeiro vou reproduzir a nota, depois comento:

 

“Num estudo feito pela Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, 46 chimpanzés órfãos foram criados por biólogos – de quem recebiam atenção constantemente. Aos 9 meses de vida, os primatas tinham se tornado cognitivamente mais avançados do que os bebês humanos da mesma idade, com maior nível de atenção e memória e mais facilidade para reconhecer objetos e resolver testes.” – Revista Superinteressante, Ed Outubro/2010, pg 25.

 

Sinceramente, um pai coruja como eu DISCORDA PLENAMENTE desse estudo. Se bobear, minha filha com 9 meses já era mais inteligente do que eu! rsrs.