– OMS alerta para Suposto Câncer de Cérebro por causa do Celular!

 

Xi… A organização Mundial da Saúde alerta para o uso desmedido do celular. Lembra que estudos não comprovam e nem isentam o aparelho de causar câncer no cérebro. Mas a entidade pede moderação e prudência no uso.

 

Tim, Oi, Vivo, Claro e Nextel não quiseram se manifestar sobre o assunto…

 

Extraído de: http://is.gd/YR6ss1

 

CELULAR PODE AUMENTAR RISCO DE CÂNCER

 

A Organização Mundial da Saúde alertou ontem para a existência de uma relação entre o uso de celulares e o desenvolvimento de câncer cerebral. A agência agora classifica o uso dos aparelhos na categoria de “potencial cancerígeno”, a mesma para escapamento de motor, chumbo e café.


Uma equipe de 31 cientistas de 14 países analisou estudos sobre a segurança dos aparelhos. A notícia foi divulgada pela Agência Internacional para Investigação sobre o Câncer, braço da OMS.


Classificar algo como “possivelmente cancerígeno” não quer dizer que ele automaticamente cause câncer, mas, sim, que não existem estudos suficientes de longo prazo para concluir se a radiação dos telefones celulares é segura. Porém, há dados que mostram uma possível conexão e os consumidores devem ser alertados.


Recomendações:

Segundo o diretor da agência, Christopher Wild, é “importante que sejam feitas pesquisas adicionais de longo prazo”.

 

Até lá, ele aconselha medidas práticas como optar pelas mensagens de texto ou usar fones de ouvido e viva-voz, mantendo o aparelho longe da cabeça.


O anúncio de ontem dividiu a opinião dos especialistas. “Qualquer coisa é possivelmente cancerígena”, disse Donald Berry, professor de bioestatísticas no Anderson Cancer Center, na Universidade do Texas, ao jornal The New York Times. “Isso não é algo que me preocupa e não vai mudar a minha forma de usar o celular”, afirmou, pelo celular.


Segundo Keith Black, neurologista do Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, o tipo de radiação do telefone celular é chamado de não ionizante, como um forno micro-ondas de baixa potência. “O que a radiação do micro-ondas faz, em termos mais simples, é semelhante ao que acontece aos alimentos no micro-ondas: cozinha o cérebro”, disse ao site da CNN. O uso de celulares por crianças é desaconselhado, pois o crânio e o couro cabeludo delas são mais finos, e a radiação penetra mais facilmente.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.