O Barcelona tem se notabilizado por um futebol excepcional. Alguns começam a comparar o time de Pepe Guardiola com o Santos de Pelé (o próprio Guardiola evitou comparações). Messi já seria maior que Zico e estaria beirando a Maradona. Quiçá passaria Pelé. E outras lembranças surgem.
Mas uma dúvida: Como comparar? Com que metodologia? Com base em quê?
Em títulos? Mas o número de jogos e torneios são diferentes.
Em gols por jogo? Mas o futebol de hoje é diferente de outrora.
Em visibilidade? Hoje se assiste futebol pela TV, Internet, celular… A audiência não seria um indicador.
O certo é que se fizéssemos uma pesquisa no Brasil, provavelmente teríamos mais jovens torcendo pelo Barcelona do que para muito time grande brasileiro. Fruto do futebol vistoso, das comunicações on-line e, claro, do processo de globalização.
A distância temporal impede comparações profundas: qual teria sido o melhor time de futebol? Dá para comparar Real Madrid de Di Stéfano/Puskas, Santos de Pelé e Barcelona de Messi? São momentos e “jeitos” de se jogar diferentes. Comparar o São Paulo de Telê Santana com o Palmeiras de Luxemburgo nos anos 90 é cabível (por serem contemporâneos). Mas li (não sei onde) alguém dizendo que esse atual Barcelona já é superior à Seleção Brasileira de 82. Será?
Algo que será inevitável: se o Santos vencer a Libertadores da América, começará a ansiosa espera: Neymar x Messi. Indevida, pois ambos têm história e experiências diferentes.
Ou não seria indevida?
E você, o que pensa sobre isso: dá para comparar jogadores/times de épocas diferentes? Ainda: já dá para tentar comparar Neymar e Messi numa final Interclubes (desde que não tenhamos um Mazembe da vida)? Deixe seu comentário:
