– Pitacos Futebolísticos da Rodada

 

Assisti os melhores momentos dos Jogos da Rodada; não pude fazer análise de jogo específico, pois, afinal, é injusto avaliar o árbitro por lances isolados e não pela partida inteira. Vamos lá:

 

Fluminense X São Paulo: lances tranqüilos para a arbitragem, Heber Roberto Lopes ‘ganhou fácil’ a taxa de arbitragem (que, aliás, aumentou significativamente!).

 

Palmeiras X Botafogo: o gaúcho Márcio Chagas, que havia aparecido no final do ano no cenário nacional, manteve a atuação discreta. Sem comentários.

 

Grêmio X Corinthians: sabe aquela história de “mais ou menos” pênalti? Ou aquele discurso fantasioso de que “fora da área o juizão dá, mas dentro não”? No jogo, dois pênaltis bobos e difíceis de marcar por motivos diferentes.

No primeiro, o centroavante gremista é desequilibrado (por cima, com chance de manter o equilíbrio, mas claramente abdica de se manter de pé para tentar o pênalti). Alguns dirão que cavou, mas o jogador, de maneira inteligente, aproveita da disputa com Castán. Foi esperto e o árbitro acertou.

No segundo, a dificuldade se encontrou justamente por Liedson ter sofrido uma falta simples (que dentro da área é pênalti sem aplicação de cartão), mas que dá a impressão que uma Caterpillar, daquelas que levam tudo o que encontra pela frente, o atropelou! É o pênalti “Daiane dos Santos”, onde só faltou o segundo giro no ar! Que canastrão… Desde quando quem é pisado no pé acaba saltando? Tamanho exagero das caras-e-bocas do Levezinho faz com que todos tenham dúvida. O árbitro fica até constrangido em marcar algo assim! Foi pênalti, mas excessivamente valorizado.

Agora, verdade seja dita: o árbitro pernambucano Nielson Nogueira torceu para um lance de mesmo grau de dificuldade para avaliação para o lado corinthiano e usar o mesmo critério. Não digo que ele queria compensar, pois, afinal, acertou. Digo que queria “acertar de novo”.

 

E você, o que achou da rodada inicial? Deixe seu comentário:

 

(Não posso deixar de comentar: vendo Fluminense, Grêmio e Botafogo jogarem, vejo que os Estaduais cada vez mais iludem o torcedor!). São arremedos de times! E olha que São Paulo, Corinthians e São Paulo também são limitados…

– O Pó do Capeta?

 

Hoje a Folha de São Paulo traz uma edição especial, comemorativa, celebrando a 30.000a edição. E traz algumas manchetes curiosas. Uma delas, de 1927, fala sobre a primeira apreensão de cocaína no Rio de Janeiro:

 

“Encontram-se portando ‘cocaína’, conhecida como a FARINHA DO DIABO”.

 

Não conhecia esse termo. Imagine se o jornalista soubesse do poder destrutivo do Oxi e do 99 na saúde (e na vida) das pessoas…

– Cabelinho de Pica-Pau Maluquinha?

 

Quem teve a idéia de fazer essa obra de arte no cabelo da nossa princesa?

 

– Prestigiemos Ações de Cidadania em Jundiaí

 

Por Reinaldo Oliveira

 

CONVITE

 

Movimento Voto Consciente Jundiaí

Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região

Ordem dos Advogados do Brasil – 33ª Seção – Jundiaí

 

As entidades acima nominadas convidam para um ciclo de debates que inspirarão o Programa de Metas Legislativas. O objetivo dos debates será de construir soluções que resgatem a credibilidade do Legislativo e o fortaleça nas dimensões representativas, fiscalizatória e como espaço de participação cidadã. O aprofundamento dos debates visa possibilitar o amadurecimento de boas propostas e soluções inovadoras. Serão realizadas quatro Audiências Cidadãs com os temas de Representatividade, Transparência, Soberania e Participação. A primeira delas acontece hoje, dia 23, das 19h às 21h, no Museu Ferroviário (FATEC), e terá como expositores do tema Transparência, o vereador Julio Cesar de Oliveira e o professor universitário Rafael Alcadipani, que falarão sobre o número de vereadores, questão salarial e de equipe, perfil de trabalho, distritos eleitorais, quociente partidário e outros. As outras audiências acontecem no dia 1º de junho, na OAB-Jundiaí, no dia 10 de junho, na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região e a ultima entre os dias 13 e 17 de junho, em local a ser definido. Além das quatro audiências, outra forma de participação é através do fórum criado na internet – www.cidadonos.org.br. Neste fórum, qualquer cidadão jundiaiense pode declarar seu apoio ao programa de metas, indicar propostas, idéias e soluções. Com estas audiências as entidades promotoras reforçam a proposta de inovação de participação popular aberta e oferece a oportunidade para todos os interessados. A entrada é livre e franca a todos.

   

Jundiaí, 23 de Maio de 2011

                                                                          

Reinaldo Oliveira – Cintia Carvalho

Assessoria de Mídia – Movimento Voto Consciente Jundiaí