Amigos, ainda ‘rende assunto’ a história do Sorteio de Árbitros da FPF.
Muito se questiona sobre a lisura dos mesmos. E na mesma proporção, levantam-se coincidências.
Algumas delas (7 situações constrangedoras para o danado do Globo da Sorte):
1- Palmeiras com maior número de árbitros inexperientes sorteados em 2009 (coincidentemente, justo no ano em que teve o maior número de pênaltis em casa).
2- José Henrique de Carvalho “escalado” pela Rádio Jovem Pan uma semana antes do sorteio do jogo Santos X Corinthians, em 2010 (o Jornalista Fernando Sampaio, em seu blog, taxou por dias a sigla ‘JHC’ em diversos posts, a fim de mostrar que conhecia a escala). Na data do sorteio, deu JHC!
3– Nas finais de 2009 (dois anos, hein?) Seneme, Sálvio, José Henrique, PC, Bragueto e Abade foram selecionados para as semifinais e finais do Paulistão. O mesmo Fernando Sampaio bancou que apenas 2 árbitros iriam ser sorteados em todas as partidas dessas fases. E não é que acertou? Chance de 1/6 elevada a 6ª potência para cada! Chances matemáticas de 0,023328% (não dava 1% – probabilidade confirmada pelo meu colega docente Prof Dr Antonio Gervásio Campos, titular em Estatística).
4- Em 2011, no dia 20 de março, num post do domingo que precedia o clássico São Paulo X Corinthians em Barueri, já estava o nome de Guilherme Ceretta de Lima no jogo a ser sorteado na quinta-feira posterior. Ou seja: uma semana antes, o nome do árbitro já era divulgado no Blog do Fernando! Estava lá! Coincidência também? Até um árbitro tirou sarro do sorteio, em: http://is.gd/7LQWi1
Algo que se faz necessário: Não é segredo para ninguém que em muitas conversas abertas no blog, Fernando Sampaio e o seu amigo Rubão estão dando muitas escalas do campeonato a serem sorteadas (para uma provável repulsa da Federação Paulista). Rubão é uma espécie de “Avatar” de alguém, uma figura que vale aposta na FPF. Muitos apostam em diversos árbitros e antigos dirigentes; até eu entrei na conta – mas garanto que não sou, pois estou fora da FPF há 1 ano e o Rubão fala sobre bastidores recentes de reuniões que participa. Mas comparar-me a ele não é ofensa, afinal, ele também já escreveu por aqui e nunca o vi defender gente suspeita.
Mas o que importa: se você, assim como eu, lê o blog do Sampaio, percebeu que há meses os nomes já foram destacados para as finais. Dando uma fuçada nas conversas entre Fernando Sampaio e Rubão, ambos discutiram o seguinte:
5- Na rodada 14, após o Seneme estrear num jogo qualquer, FS escreveu: Luiz Flávio e Seneme nas finais (confirmados pelo Cel para as Rodadas 22 e 23 ontem)
6- Na rodada 15, ambos conversavam sobre os 12 que iriam para as quartas de final (só errou Aurélio Sant’Anna Martins no lugar do Flávio Rodrigues Guerra) – (Cel os confirmou na Rodada 20)
7- Na rodada 18, falaram de 6 nomes a serem levados a sorteio na final. Ontem, a FPF divulgou 4. Acertaram todos!
Dito isso, há quanto tempo eles estão falando de Seneme e Luiz Flávio nas finais e que agora se confirma com a indicação de seus nomes a sorteio? Final de Fevereiro!
Chamo a atenção para algo curioso: Ontem, na sede da FPF, o presidente Marco Polo Del Nero se exaltou contra o jornalista Luiz Carlos Quartarolo e esbravejou sobre a transparência do sorteio. Ele preferiu dizer que Prósperi acertou ao acaso o jogo da semana passada. Mas e o principal: rebater as coincidências acima entre Fernando Sampaio e Rubão? Meras coincidências também de 0,223328%?
O acerto do Jornal da Tarde é apenas um dos muitos casos sempre citados.
DETALHE: Marco Polo disse que pediu 30 árbitros para o Cel Marinho colocar no globinho, mas ele só quís 4 e não topou! Será que pediu mesmo? Por que não colocá-los?
E você, é a favor do sorteio de árbitros ou deveria ser escala direta? Deixe seu comentário:
