Compartilho com os amigos um interessante artigo do Prof Dr Thiago Schulze, a respeito de Ética Contemporânea na área do Turismo!
Tal tema nunca foi amplamente abordado, e pela relevância do assunto, sugiro a leitura do bom material. Abaixo, extraído de: http://is.gd/tuWhZl
A CONCEPÇÃO DE ÉTICA CONTEMPORÂNEA EM TURISMO
Uma reflexão sobre o desenvolvimento do turismo no ES a partir da ética.
Em visita ao Espírito Santo nos dias 7 e 8 de Maio, por ocasião da assembleia de abertura da ACB – Associação Capixaba de Bartenders, tivemos a oportunidade de refletir sobre a ética em A&B (Alimentos & Bebidas), a partir dos estudos desenvolvidos em nossa tese de doutoramento, cujo tema foi “A busca por contribuições e subsídios a um currículo de Turismo no Brasil, fundamentado nos princípios norteadores da ética” (SCHULZE, 2011).
Como foi nossa primeira visita à capital capixaba, não escondemos nossa alegria e satisfação em relação a todo acolhimento caloroso recebido durante a visita, bem como a confirmação de que a região de Vitória, bem como o Espírito Santo como um todo, possui um grande potencial turístico a ser desenvolvido, capaz de oferecer experiências memoráveis àqueles que o visitam.
Por isso, provocamos e convidamos nestas linhas o leitor a pensar sobre a seguinte questão: Que falta faria não pensarmos o desenvolvimento turístico da região de Vitória e do Espírito Santo considerando os preceitos da ética?
Conforme destacamos ao longo da reflexão, nossa concepção de ética contemporânea em turismo, é baseada em 5 elementos: a sustentabilidade, a hospitalidade, a inclusão social, a cidadania e o multiculturalismo.

A seguir, mais provocações:
A partir da Sustentabilidade, em seus níveis ambiental, econômico, sócio-cultural e político, podemos pensar em um turismo no Espírito Santo que valorize seus atrativos naturais preservando-os para as próximas gerações, as manifestações culturais e peculiaridades do capixaba, assim como a geração de emprego e renda para a região, dentro de um ambiente que valorize as parcerias públicas e privadas e enfatize a importância da democracia e da participação dos diferentes sujeitos e organizações que compõe o produto turístico Espírito Santo?
A partir da noção de Hospitalidade, em seus domínios comercial, doméstico e privado, como queremos receber, acolher, alimentar e entreter nossos visitantes em nossas cidades, estabelecimentos e casas, em Vitória e no Espírito Santo?
A partir da concepção de que o desenvolvimento da atividade turística, baseado nos preceitos da ética, é aquele que contempla todos os seres humanos envolvidos com a atividade, portanto um desenvolvimento com Inclusão Social, como estamos cuidando e contemplando a comunidade receptora capixaba neste desenvolvimento?
A partir da concepção de que o desenvolvimento da atividade turística nos moldes éticos também valoriza a ajuda mútua, o bem comum, além de um conjunto de direitos e deveres necessários, ou seja, um desenvolvimento ligado à Cidadania, é qualquer tipo de turismo que nos interessa em Vitória e no Espírito Santo? Ou seja, vale tudo para atrairmos novos turistas?
A partir de uma concepção de que uma atividade mais inclusiva e mais cidadã contempla também o respeito às diferentes manifestações culturais de seus participantes e da localidade onde o turismo é desenvolvido, ou seja, uma atividade ligada aos preceitos do Multiculturalismo, não é essa uma oportunidade a mais de demonstrarmos o valor do capixaba e de toda a sua riqueza histórica, social e cultural?
Entendemos que estes cinco princípios não são únicos, exclusivos e acabados, mas pode ao menos nos auxiliar a refletir e orientar que tipo de turismo queremos para a região, e quais os seres humanos a serem beneficiados com esse desenvolvimento.
Quando falamos em ética, entendemos que o sujeito mais importante, ou melhor, os sujeitos mais importantes, definitivamente integram a comunidade capixaba, verdadeiros merecedores das belezas naturais, culturais e históricas que aí presenciei nesta breve, mas não última se Deus assim permitir, estada.
A seguir, algumas experiências visuais memoráveis:

Passar um sábado à tarde memorável em uma praia: tem preço?

Vista privilegiada da Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça (apelidada de Terceira Ponte).

Experiência gastronômica memorável em uma danceteria: um martini de pepino.
Referência:
SCHULZE, Thiago Rodrigues. A busca por contribuições e subsídios a um currículo de Turismo no Brasil fundamentado nos princípios norteadores da ética. São Paulo: PUC-SP 2011, tese de doutorado