– O “Mais Roubado” pelos Árbitros

 

Há choros e chororôs no futebol.

 

Para você que não soube, Botafogo-RJ se auto-rotulou como “o mais prejudicado pelos árbitros”, e fez um fuzuê danado.

 

Tentei explicar o que são realmente erros de arbitragem e porque todos os clubes querem se intitular como “garfados”. Está em: BOTAFOFO: O MAIS PREJUDICADO DO BRASIL. VOCÊ CONCORDA? (Clique aqui)

– Um Cartel de, Pelo Menos, 5 anos!

 

Você acha que os brinquedos brasileiros custam caro? Acha também que existe uma invasão de produtos chineses?

 

Seu achismo está correto! A Secretaria de Defesa Econômica do Governo aponta a existência de um grande cartel no setor de brinquedos, que controla desde a importação até a política de preços do setor.

 

Veja que golpe bem feito, que, perdoando o trocadilho e a ironia, não é brincadeira…

 

Extraído de: Folha de São Paulo, 12/01/2011, Caderno Economia, pg e3

 

SECRETARIA QUER CONDENAÇÃO PARA CARTEL DE BRINQUEDOS

 

por Julianna Sofia

 

Depois de três anos de investigação, a SDE (Secretaria de Direito Econômico) -ligada ao Ministério da Justiça- recomendará a condenação da Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos) e de seu presidente, Synésio Batista da Costa, sob a suspeita de induzir o mercado nacional de brinquedos a formar um cartel na importação de produtos da China.

O parecer com o pedido de punição, ao qual a Folha teve acesso, será encaminhado hoje ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que julgará o caso.
No caso de condenação, a multa a ser aplicada pode variar de 1% a 30% da receita da entidade, além de outras punições a serem arbitradas pelo tribunal administrativo.
A prática de cartel traz prejuízos diretos ao consumidor, pois elimina a concorrência, provocando aumento de preços no mercado.

A denúncia contra a Abrinq e Costa foi apresentada à SDE, em 2006, pela Mattel do Brasil- subsidiária da multinacional americana que comercializa brinquedos fabricados principalmente na China.

De acordo com as acusações, a associação e seu dirigente incentivaram a adoção de uma conduta uniforme por parte de fabricantes, importadores e lojistas do setor.

Gravações

As principais provas apresentadas no caso são a pauta de uma reunião convocada pela Abrinq e a gravação desse encontro, que foi realizado em setembro de 2006.
Na reunião, a associação teria proposto: fixação e gerenciamento de cotas fixas individuais por importador; estabelecimento de preços mínimos para as importações; e criação de barreiras à entrada no mercado de novos concorrentes.

As informações levantadas no processo mostram que a entidade pretendia diminuir a exposição do mercado nacional à concorrência dos produtos chineses, limitando as compras com cotas individuais por CNPJ do importador e fixando preços mínimos.
A Abrinq, destaca a secretaria, tem como associados empresas que respondem por 30% do mercado nacional, e a produção local equivale a 55% dos brinquedos vendidos no país. O setor reúne 300 fabricantes locais e 50 importadores.

Acordo

O parecer relata que, em agosto de 2006, empresários brasileiros e a Abrinq foram à China negociar um acordo com a indústria de brinquedos daquele país. Na volta da viagem, Costa convocou uma reunião com todos os 42 associados para discutir o tema.

No encontro, afirma a SDE, a Abrinq passou aos empresários a impressão de que o acordo com a China autorizava a associação a fixar e distribuir as cotas individuais e a estabelecer preços mínimos.

Na prática, a associação teria usado o acordo para induzir a formação de cartel. A investigação ainda aponta que Costa dava a entender que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Brasil chancelava as medidas.

“A reunião na sede da Abrinq e as afirmações de seu presidente a respeito do acordo travado com entidades chinesas foram voltadas a influenciar a adoção de comportamento uniforme no mercado”, diz o relatório. “Jamais foi ou poderia ter sido competência da Abrinq estabelecer ou distribuir cotas de importação ou atuar na fixação de preços mínimos de importação”, continua o texto.

Em ofício à secretaria, o ministério informou que o acordo entre Brasil e China -homologado pelo governo em dezembro de 2006- envolve cotas globais de importação de produtos e trazia “disposições gerais a serem adotadas pelas empresas para garantir o equilíbrio do comércio”.

A SDE, em sua análise, pondera que, em nome da defesa comercial da indústria brasileira, a associação não poderia ter desrespeitado as regras de defesa da concorrência.
“O objetivo de impedir um excesso de entrada de produtos chineses no Brasil não legitima a conduta adotada pela Abrinq”, afirma.

– Atemporalidade na Política

 

Alguns pensamentos de mentes brilhantes são verdadeiramente atemporais; sobrevivem e existem pelas verdades e percepções observadas e sabiamente interpretadas. Admiro esses gênios! Um deles, Eça de Queiroz, o grande escritor, há muito tempo disse inteligentemente:

 

“Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente. E pelo mesmo motivo”

Algo a contestar? Do século XIX ao XXI, tal mensagem é pertinente.

– O Câncer de Mama Masculino

 

Relendo algumas coisas antigas, vejo uma infeliz declaração de 2009 do então Governador do Paraná, Roberto Requião – PMDB. Ele disse que “os índices de câncer de mama em homens no Brasil devem estar aumentando em decorrência do número de passeatas gays”!

 

Sem graça a brincadeira. É provado que homens também sofrem desse mal. Sou homem, heterossexual, e pelos fatores genéticos da minha família pertenço ao grupo de risco de pessoas que podem desenvolver a doença no futuro. Fui aconselhado a me prevenir do câncer de mama desde 1997, pelo Prof Dr Sérgio Daniel Simon, renomado oncologista do Hospital Abert Einstein (um dos “papas” da Oncologia no mundo).

 

Talvez o governador não deva ter tido a infelicidade de ter pessoas queridas com esse mal na família.

 

Para ver e ouvir a infeliz declaração, clique aqui.

 

Para saber mais sobre câncer de mama em homens, clique aqui.

 

O CÂNCER DE MAMA EM HOMENS CRESCE NO BRASIL (citações acima)

 

Pouca gente sabe, mas os homens também desenvolvem o tumor de mama como as mulheres. Embora a incidência da doença ainda seja considerada baixa – equivalente a 1% dos cânceres malignos –, ela vem aumentado a cada ano. Os índices de cura estão diretamente relacionados ao diagnóstico, ou seja, as chances de cura crescem à medida que o tumor é descoberto precocemente. “Quanto antes for diagnosticado, melhor o prognóstico. Pois, como na mulher, os índices de cura para o diagnóstico precoce são de cerca de 80% a 90%, enquanto que, se descoberto tardiamente, este índice cai brutalmente, atingindo apenas 10% a 20% dos casos”, revela o cirurgião oncológico do Hospital e Maternidade São Luiz (São Paulo), Renato Santos.Geralmente, este tipo de câncer acomete o homem de idade mais avançada, sendo mais freqüente na faixa etária de 50, 60 anos de idade. Segundo Santos, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer, órgão ligado ao Ministério da Saúde, é de que surjam cerca de 250 casos novos em todo Brasil, a cada ano, baseado nos números de 2002.

Diferentemente do que acontece com a mulher, que já possui o hábito de realizar o auto-exame, o homem, por desconhecimento deste tipo de doença, não se previne e não realiza este tipo de “acompanhamento”, o que dificulta o diagnóstico, prejudicando conseqüentemente o tratamento e a cura do tumor. “É muito comum o diagnóstico tardio no homem, quando a doença já se encontra evoluída. Para reverter este quadro, é necessário chamar atenção da população masculina para os primeiros indícios da doença e fazer um alerta para que estes homens procurem um oncologista ao notarem qualquer alteração na mama. Isto é fundamental”, alerta o especialista.

– Como você se porta no trabalho?

 

Por rotina e obrigação, sempre levanto muito cedo. E vejo as pessoas se aprontarem para o trabalho.

 

Como é duro ver o cara chegando ao serviço de cara amarrado, sonolento, bravo ou irritado.

 

Não é melhor acordar direito, lavar bem o rosto, agradecer a Deus por mais um dia de vida e pelo trabalho que possui (e que ajuda a pagar as contas), e dizer: “Bom dia, dia!!!”

 

Tô otimista hoje, né?

– Bom Sábado de Aleluia de um pai feliz!

 

Há dias em que esbanjamos felicidade. Há outros menos memoráveis.

 

Mas o que falar de dias de renascimento, reconstrução na vida pessoal?

 

Estou radiante ultimamente, recuperando-me de problemas físicos, psicológicos e espirituais! Verdade seja dita, períodos de introspecção pessoal e meditação quaresmal foram fundamentais.

 

E que belo Sábado se inicia! Sábado de Aleluia, onde à noite celebraremos a Vigília pela espera do Cristo Ressuscitado. Belo rito que simboliza a vitória da Vida sobre a Morte.

 

De bom humor dormi; de bom humor acordei. Minha Marininha, ontem, antes de ir para a cama, assistiu pela 56.894ª vez o filme ‘Rio’, e no meio das cenas dos passarinhos, se virou para o papai e a mamãe, suspirou e disse-nos: “Papi, mami, eu amo vocês…” e nos deu um gostoso abraço…

 

É de arrepiar ou não? A sinceridade das criancinhas é algo que muitas vezes perdemos ao longo da vida, infelizmente.

 

Satisfeito com o carinho e abençoado pela virtude da paternidade, fui correr de madrugada, já suei o couro e um revigorante banho gelado como incentivador às tarefas de trabalho.

 

Desejo que todos tenham um ótimo dia, assim como prenuncia o meu.

– E o Judas do dia será…

 

Quando criança, o sábado de Aleluia era aguardado ansiosamente para malhar Judas, o traidor de Cristo.

 

Em algumas localidades a tradição se mantém. Mas uma brincadeira boba:

 

– Quem é o Judas dos dias atuais para você? Deixe sua resposta:

 

A mim, não tenho dúvida: os políticos corruptos que assaltam o povo…