– Cadê os Resultados da Eleição da Coafesp?

 

Democracia é bom por causa disso: As eleições da Cooperativa dos Árbitros de Futebol do estado de São Paulo, cujo candidato único era Silas Santana, ocorreu na última segunda dia 28. Não bastasse o fato do atual presidente da Cooperativa dos Árbitros ser também funcionário da FPF (o que traz, no mínimo, incompatibilidade de funções); não bastasse o fato do seu diretor, Arthur Alves Júnior, ser também o novo presidente do Sindicato dos Árbitros (o que traz uma incompatibilidade ainda maior, pois são, na verdade, 2 funcionários da FPF), ainda não se tem o resultado divulgado das eleições publicamente!

 

Claro que Silas Santana deve ter ganhado de lavada. Mas não custa nada os árbitros terem idéia de como foi a eleição na Cooperativa. No Sindicato, o placar foi de 260 X 0 ! Unanimidade sensacional…

 

No Rio de Janeiro, árbitros cariocas estão entrando na Justiça contra Jorge Rabelo, que, coincidentemente, trabalha na Federação Carioca e ao mesmo tempo é presidente da Cooperativa e do Sindicato local.

 

Como Rio e São Paulo são parecidos, não? Felizmente, lá, ao menos, alguém se manifestou…

 

Não posso deixar passar batido, embora com certo atraso, o excelente artigo do ex-árbitro Euclides Fiori, extraído do Blog do Paulinho: http://www.midiasemmedia.com.br/paulinho/?p=26226

 

COLUNA DO FIORI – FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE

Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.

 

Ouvidor e Presidente da COAFESP

COAFESP

Continuo convicto que o surgimento da Cooperativa dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo – COAFESP – ocorreu após algumas conversações coordenadas pelos “impolutos” dirigentes da FPF que em determinado momento decidiram:

Silas Santana – será o presidente  e Artur Alves Junior – secretário geral

HISTÓRIA

Silas Santana nunca participou de qualquer movimento em defesa dos árbitros alegando que sua função profissional – estrelinha da PM – impedia que participasse destes movimentos.

SEGURANÇA

O ex-árbitro Silas Santana sempre usou da sua condição profissional para fazer segurança direta ou indireta para Eduardo José Farah ex-presidente da Federação Paulista de Futebol.

Silas Santana foi e continua sendo abotoado com o ocupante do poder, seja DEUS, o Diabo, ou, o Talvez.

VANTAGENS

Com o serviço da segurança para Eduardo José Farah, repentinamente, Silas Santana foi subindo até chegar ao “admirável” quadro de Aspirante FIFA que nada representa, serve para premiar aqueles que estiveram ao lado dos mandatários, continua sendo premiar financeiro e satisfação para o egocentrismo.

OUVIDOR

Conforme postados anteriores, ratifico que Silas Santana enquanto presidente da COAFEP não pode e não deve ser ouvidor da FPF.

AVALIAR

O ouvidor analisa o desempenho do árbitro dentro do campo de jogo, sendo assim, em muitos casos poderá opinar pela punição ao árbitro.

CONFLITO DE FUNÇÕES

O exercício da presidência da COAFESP exige do ocupante total desincompatibilizar com funções antagônicas. Silas Santana, não o fez.

SAFESP

O futuro presidente Artur Alves Junior não teve concorrentes, foi candidato único, contando com apoio dos dirigentes da federação e dos clubes.

POSSE

Artur Alves Junior será empossado proximamente, sou convencido que deve pedir demissão da CEAF-SP, do cargo de secretário da COAFESP, bem como, de todas as funções que venham a conflitar com o cargo de presidente da principal entidade dos árbitros de futebol do estado de São Paulo.

BALANÇO

Em rápido passar de olhos pelas escalas anteriores, verifiquei que alguns dos árbitros que divulgaram a candidatura de Artur Alves Junior para a presidência do SAFESP, foram e são laureados pelas bolinhas que ostentam seus números quando do sorteamento.

ÁRBITROS DO INTERIOR

Em meu tempo sempre lutei por igualdade de condições entre os árbitros da capital e interior por abominar as intrigas que eram incentivadas pelos politiqueiros.

EM TEMPO

Sempre exigi que os dirigentes do SAFESP socorressem todos os árbitros fossem ou não associados por entender que é assim que se conquista credibilidade.

ATUALIDADE

Não podemos nos esquecer que os dirigentes da federação obrigam que os árbitros se filiem e paguem mensalidades para as duas entidades, caso não o façam, não são escalados.

Um comentário sobre “– Cadê os Resultados da Eleição da Coafesp?

  1. Lembro, com raiva, que no dia das eleições do Sindicato os árbitros e assistenes foram convocados pela comissão à realizar o COFES, por isto 260 “passaram” na sede para dar seu voto. Mas os que não foram lá, coincidentemente, ficou de fora! Veja a lista da CBF, também não divulgada, mas os que votaram estão lá. Tem uma bandeirinha que não sai de escalas (faça um levantamento se ele e outras não são as mais escaladas em SP há muito tempo). Soube por uma das meninas que ela não só foi indicada para a CBF, como fez o teste para atuar em todos os jogos, porém foi reprovada, como as que tentaram o teste e nunca vão conseguir, porque falta exigir delas o que exigem dos homens. Nos outros estados as mulheres passam sobrando. Vejo várias delas. A comissão de SP precisa de comando e não só ficarem de ameaças, de conversa mole, de gritos de vamos lá, vocês podem!. Deveriam parar de falar da jovem pan, dos blogs. Todos sabem que quem manda mesmo na comissão os árbitros não é o coronel, mas o seu preposto. Agora, se o Artur é o presidente do Safesp, secretário da Coafesp, da Anaf, Instrutor de gandulas, Delegado dos Jogos principais, Observador da CBF, Organizador dos Torcedores é por méritos ou por que deixaram?. Ele é contra o ranking, mas coincidentemente promove os que mais apitaram no Safesp na época que ele foi diretor lá. Quanto a coluna do Fiori nem vou comentar. Era assistente bronze, cheguei a prata e agora sou categoria 3. Vá entender. Também tem cada avalista na FPF que dá gosto! Cada um melhor do que outro! Somente rindo do GRANDE TRABALHO FEITO EM SP. Todos formados pelo GUSTAVO e VENTURA. Eles deixaram a Federação há dez anos e nada, nada de novo. Ou eles sabiam muito, ou nao sabem nada. Como os árbitros da época estão parando, outros virão.

    Curtir

  2. Porcari, o colega que escreveu como assistente tem razão, a Fpf se preocupa mais com as criticas do que com os arbitros.

    Eles ficam putos quando escutam a Jovem Pan falar mal deles e com os comentarios do Rogério Assis do Vanderlei Nogueira e do fernando Sampaio.

    Nunca vi uma radio incomodar tanto. Invéis do Coronel estudar regra fica falando mal dos outros. As eleições da cooperativa foram mais importantes do que o teste f´sico.

    Curtir

  3. A pauta é:
    – no teste físico gritar: vamo, vamo, vamo.
    – nas reuniões reclamar: vcs precisam confiar nas instiuições.
    – detonar a JP
    – Meter o pau no Blog do Tenista
    – ironizar os que passaram por lá: anselmo, porcari, gustavo, ventura, sérgio correia e qualuqer um que não diga benção.

    CONTEÚDO APROVEITÁVEL DA CEAF: ZERO

    Curtir

  4. Concordo com o Professor Porcari em tudo e lendo os posts confirmo tudo que foi dito. O presidente da comissão pensa mais em calar a boca dos que podem ameaçar seu cargo do que qualquer outra coisa. Quem não se lembra de várias colunas de um ex-dirigente de arbitragem e viram o que ocorreu?
    Agora não estava na reunião em que eles falaram dos citados Gustavo, Ventura e do Sérgio Correia, aliás este último não é amigo deles? Então perdi esta reunião? Queria lá estar para poder contar para ele, assim ele não confiava tanto nesta turma.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.