Amigos, um pequeno resumo das atividades dessa semana que exigiram espírito crítico:
8º. Semestre: Conversamos sobre “Gestão à Brasileira”, discutindo modelos característicos da Administração de Empresas no Brasil e a existência ou não de uma “Teoria da Administração Tupiniquim”.
A maior parte dos alunos disse que temos sim um modelo bem característico, podendo ser definido como uma Escola da Administração. Os argumentos foram bem desenvolvidos pelos alunos, que ponderam diversos fatores. Os que não defendem tal teoria, justificam que as características culturais ocorrem em todos os lugares, e que as brasileiras não teriam força suficiente de moldar uma nova teoria.
2º. Semestre: Trabalhamos sobre o tema “ONG’s”: Terceiro Setor e Voluntariado.
Melhores redações nos textos dessa vez! Menos quantidades de erro da Língua Portuguesa (mas ainda com alguns erros absurdos) e mais argumentação.
Ao contrário do debate em aula, vários alunos manifestaram que trabalham como voluntários em ações cidadãs, além de citar algumas que respeitam, como AA (Alcoólicos Anônimos) e NA (Narcóticos Anônimos).
Sobre o assunto, a maioria absoluta crê que as ONG’s devem fiscalizar o governo e / ou complementar ações sociais, justificando que se forem “substitutas”, há acomodação das autoridades governamentais.
Erros a serem evitados:
“Os EUA é” (Os EUA são…)
AS ONGUES (ONGUE??????????? Onde? É ONG)
Certesa, aliá (aliar), complementão (complementam), encentivo, brasil…
