Queridos alunos, vocês me surpreendem!
Vamos lá:
1º. Semestre: falamos sobre a Responsabilidade Social das Organizações em seus diversos níveis, e a tratamos levando em conta os benefícios às organizações e aos beneficiados diretos.
Questionados se “os alunos mudariam seu poder de decisão mediante o conhecimento de que a empresa pratica a responsabilidade social”, a maior parte diz que… Não! Levam em conta o preço e boa parte justificou o fato de que as dificuldades financeiras pessoais falam mais alto na hora da decisão.
Alguns alunos citaram que mudam sim a escolha, pelo fato de acreditarem estar ajudando o próximo; poucos, enfim, disseram desconhecer o que era a prática da Responsabilidade Social e nunca se atentaram a isso.
8º. Semestre: após falarmos sobre Culturas Organizacionais e Discriminação Racial ou Social, os alunos foram indagados anonimamente sobre o fato de “já terem praticado discriminação” ou serem “vítimas da discriminação”.
Metade exata da sala disse já ter praticado e já ter sido vítima de discriminação (a outra metade, logicamente, disse não). E as formas mais diversas foram citadas: por origem étnica, religião, sexo, aparência, entre tantas.
O importante de tudo isso é o espírito crítico! Mas, atenção primeiro semestre!!! Muitos erros de português, como “serteza”, “proficional”, “ajuda umanitária”, “lucro essessivo”. Não pode acontecer isso…
