– Carnaval de Rua em Jundiaí é democrático?

 

Ora essa: em tempos de festividades carnavalescas, enquanto alguns conseguem colocar seus blocos na avenida, a Prefeitura Municipal de Jundiaí impede um bloco engajado politicamente de se manifestar em meio as festas, mesmo sendo pacífico e com adereços de Carnaval.

 

Cadê a democracia?

 

CARNAVAL DE RUA EM JUNDIAÍ JÁ COMEÇOU

 

Por Reinaldo Oliveira

 

O carnaval de rua que promete muita animação, com novos blocos a partir deste ano, já começou em Jundiaí. Na manhã do sábado passado, dia 26, dois blocos – O Bloco do Guri, formado por alunos, professores e amigos do Projeto Guri, e o Bloco do Mutirão, formado por estudantes universitários, pediram passagem e, surpreenderam comerciantes e o grande público, presente, no centro de Jundiaí. Para tanto, às 10h40, o Bloco do Mutirão saiu da Praça do Fórum, percorrendo a Rua Barão de Jundiaí, em direção a Praça da Catedral. Do outro extremo da Rua Barão – em frente à câmara municipal, às 11h, saiu o Bloco do Guri, com mais de 100 integrantes, também em direção a Praça da Catedral. De um extremo ao outro, quando de sua passagem, numa manhã de muito sol e calor, os blocos contagiaram o grande público que faziam suas compras na região central. Além destes dois blocos, o carnaval de rua promete muito mais. Por conta disso, na próxima sexta-feira, dia 4, o mais tradicional bloco de Jundiaí – o Refogado do Sandí, a partir das 16h, sai de frente do Gabinete de Leitura “Ruy Barbosa”, subindo a Rua Barão de Jundiaí, em direção à Praça do Fórum e, retorna pela Rua do Rosário, encerrando o desfile em frente ao Gabinete. No domingo, dia 27, também em diversos pontos da cidade, aconteceram apresentações de agremiações que festejaram a vinda do reinado de Momo. Durante os dias de carnaval, além da programação dos clubes, sindicatos e outros, nos dias 5 e 6, a partir das 20h, na Avenida Luiz Antonio Latorre, tem os desfiles das escolas de samba, no dia 7, segunda- feira, o bloco “Continuamos na Nossa”, faz a folia pelas ruas do bairro Ponte de São João, e na terça-feira, dia 8, no encerramento da festa popular, às 20h tem o desfile das escolas campeãs, e o bloco “Concentra Mas Não Sai”, faz a sua apresentação nas imediações da Rua Rangel Pestana.  

CONSTRANGIMENTO. O Bloco do Mutirão, que trouxe para sua apresentação faixas manifestando o pedido de uma Universidade Pública, mais participação das pessoas no Plano Diretor do município e passagem no transporte urbano ao custo de R$ 1,00 nos fins-de-semana, foi repreendido por funcionários públicos e até pela Guarda Municipal, que obrigou os participantes do Bloco a guardar a faixas e recolher os instrumentos. O coordenador do Bloco, Edicarlos Vieira, diante do ocorrido, disse: “Aqui a prefeitura não permite que a gente se manifeste”. 

Por conta do lamentável incidente, vale lembrar trecho do sucesso de uma música do João Bosco:

“Não põe corda no meu bloco

Nem vem com o teu carro chefe

Não dê ordem ao pessoal

Não traz lema nem divisa

Que a gente não precisa

Que organizem nosso carnaval….”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.