– FPF, Coafesp e Safesp: Uma Imoralidade na Surdina

 

Antes, no meu tempo de árbitro, a FPF obrigava aos árbitros a se sindicalizarem para poder apitar. Quem não era do SAFESP, não apitava jogos de futebol profissional. “Morriam” 5% das taxas, além da anuidade.

 

Há alguns anos, criou-se um grande imbróglio político entre os grupos de dirigentes do apito. O ex-dirigente do SAFESP e integrante da Comissão de Árbitros da FPF, Arthur Alves Jr,  juntamente com Silas Santana, Ouvidor da Arbitragem da FPF, “atendendo ao clamor dos árbitros” – de quais eu não sei dizer  criaram a Cooperativa dos Árbitros. Esta passou a ser a entidade oficial entre a Federação Paulista e os árbitros. Desde então, quem não é cooperado não apita os jogos da FPF. E o discurso era de que a Cooperativa viria a substituir o deficitário trabalho do Sindicato.

 

Pois bem: agora o sindicato será administrado por Arthur Alves Jr, eleito por unanimidade no final do ano passado. O dirigente da Coafesp e da FPF, agora como representante do SAFESP, negociou com o presidente da Federação Paulista, Marco Polo Del Nero, o aumento do desconto de 6% nas taxas dos árbitros, sendo que 2% irão para o Safesp.

 

Nesse país, é proibido obrigar-se à dupla filiação sindical. Claro, nem todo mundo que é Cooperado (que é obrigado pela FPF) é Sindicalizado; mas todo árbitro obrigatoriamente estará financiando as duas entidades, do mesmo dirigente.

 

Dois anos atrás o Ministério Público, após denúncias do jornalista Ricardo Perrone, então na Folha de São Paulo, proibiu o fato de se exigir dupla filiação (os árbitros chegaram a ser, num primeiro momento, obrigados a se filiarem na Cooperativa e no Sindicato). Agora, descobriram uma burla: você não se filia as duas, mas tem que pagar.

 

E com quem os árbitros poderão reclamar? Se a entidade que os representa é a mesma que as golpeia? Ou alguém vai dizer que é um “clamor dos árbitros cooperados em querer pagar o sindicato?

 

Se eu estiver errado, e alguém souber que foram os árbitros que pediram para que se desconte mais dinheiro das suas taxas, por favor, me corrijam!

Um comentário sobre “– FPF, Coafesp e Safesp: Uma Imoralidade na Surdina

  1. COOPERATIVA TEM QUE REALIZAR ELEIÇÕES EM MARÇO DE 2011.
    Quero dizer ao professor que ouvi num bar em frente ao Sindicato, com presença de um dirigente de arbitragem que as eleições da cooperativa devem ser realizadas em março agora e que a briga esta longe de acabar. Candidatos declarados Silas Santana que quer tirar o Artur e manter a Aline. No lugar do Artur ele quer colocar um antigo árbitro. A Aline será candidata se o Artur permanecer. Também dizem que querem concorrer o Dárcio Pereira e o José de Assis Aragão.(leia Golpe do Ouro – Isto é Dinheiro – Blog do Paulinho de 29 junho 2009). A guerra só está começando. O Silas quer esticar seu mandato até 2012, mas pela legislação das cooperativas não pode.

    Curtir

  2. É impressionante como os árbitros são enganados e manipulados. E o pior, as pessoas que dizem representar os árbitros são as mesmas que os desfalcam. Pagar duas taxas anuais de 220 reais, mais 6% de taxas sobre os rendimentos é uma dasfaçatez e uma cara-de-pau sem tamanho. A promessa era de cortar pela metada a taxa anual e dividir as taxas devidas. Ao contrário, aumentaram tudo. O poder sobe à cabeças das pessoas e as mudam. Porque Sindicato e Cooperativa precisam de tanto dinheiro? Os árbitro ao menos serão beneficiados?

    Curtir

  3. Não pago SAFESP e por isso não estou apitando, minhas escalas só “sumiram” quando o Arthurzinhochegou.com. só rezo para que essa “raça” saia logo da cadeira, pois isso é uma vergonha. Tudo cobra criada do Sérgio, que aliás é “presidente de honra” (honra?) do Safesp. n-o-j-o !!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.