– FPF, Coafesp e Safesp: Uma Imoralidade na Surdina

 

Antes, no meu tempo de árbitro, a FPF obrigava aos árbitros a se sindicalizarem para poder apitar. Quem não era do SAFESP, não apitava jogos de futebol profissional. “Morriam” 5% das taxas, além da anuidade.

 

Há alguns anos, criou-se um grande imbróglio político entre os grupos de dirigentes do apito. O ex-dirigente do SAFESP e integrante da Comissão de Árbitros da FPF, Arthur Alves Jr,  juntamente com Silas Santana, Ouvidor da Arbitragem da FPF, “atendendo ao clamor dos árbitros” – de quais eu não sei dizer  criaram a Cooperativa dos Árbitros. Esta passou a ser a entidade oficial entre a Federação Paulista e os árbitros. Desde então, quem não é cooperado não apita os jogos da FPF. E o discurso era de que a Cooperativa viria a substituir o deficitário trabalho do Sindicato.

 

Pois bem: agora o sindicato será administrado por Arthur Alves Jr, eleito por unanimidade no final do ano passado. O dirigente da Coafesp e da FPF, agora como representante do SAFESP, negociou com o presidente da Federação Paulista, Marco Polo Del Nero, o aumento do desconto de 6% nas taxas dos árbitros, sendo que 2% irão para o Safesp.

 

Nesse país, é proibido obrigar-se à dupla filiação sindical. Claro, nem todo mundo que é Cooperado (que é obrigado pela FPF) é Sindicalizado; mas todo árbitro obrigatoriamente estará financiando as duas entidades, do mesmo dirigente.

 

Dois anos atrás o Ministério Público, após denúncias do jornalista Ricardo Perrone, então na Folha de São Paulo, proibiu o fato de se exigir dupla filiação (os árbitros chegaram a ser, num primeiro momento, obrigados a se filiarem na Cooperativa e no Sindicato). Agora, descobriram uma burla: você não se filia as duas, mas tem que pagar.

 

E com quem os árbitros poderão reclamar? Se a entidade que os representa é a mesma que as golpeia? Ou alguém vai dizer que é um “clamor dos árbitros cooperados em querer pagar o sindicato?

 

Se eu estiver errado, e alguém souber que foram os árbitros que pediram para que se desconte mais dinheiro das suas taxas, por favor, me corrijam!

– Evangelho do Dia

 

Sobre hoje, uma mensagem importante para reflexão:

 

“Quem é esse, que até os ventos obedecem?”

 

Bela constatação de São Pedro no Evangelho desse sábado!

– Mabe em Crise no Brasil?

 

Pela reportagem da Exame, parece que sim! Ou crise ou reengenharia. Segue abaixo:

 

Extraído de: Revista Exame, edição 984, pg 24

 

OS MEXICANOS ESTÃO ENCOLHENDO

 

A mexicana Mabe, dona das marcas de eletrodomésticos como Bosch, GE, Continental, Dako e a própria Mabe, vai diminuir de tamanho no Brasil. Além do fim da fabricação dos produtos Bosch, os mexicanos deverão retirar a marca Mabe do mercado. Com resultados pouco animadores nos últimos anos e muitas marcas concorrentes, a empresa deverá concentrar mais seus recursos. Nas últimas semanas, funcionários da Mabe deixaram a empresa e fornecedores passaram a reclamar de atrasos nos pagamentos. Pessoas próximas à Mabe dizem que a empresa chegou a negociar a venda para a coreana LG. A Mabe não confirma.

– Itaú na Manga ou no Ombro?

 

Vi ontem um “quase-mico”.

 

Ney Franco, técnico da Seleção Sub20, dava entrevista às emissoras de TV sobre o torneio do Peru. A logomarca do seu blusão, com a mensagem publicitária do Itaú, quase não aparecia. E durante a sua fala, aparecia uma mão puxando a blusa para que a TV filmasse a marca. Só que o Ney balançava e a marca não se ajeitava. E o cara puxava! E Ney falava e se virava. E nada da câmera focalizar.

 

Hilário! Quase caiu na coletiva. Na próxima vez, coloquem a logo em outro lugar.

– Mubarak e o Perfil dos seus Contras

 

Manifestantes estão tentando derrubar o ditador egípcio Mubarak. A coisa tá brava lá. O governo do Egito, para evitar maiores concentrações e movimentações, cortou a Internet e a Telefonia Celular.

 

É importante lembrar: alinhado com os EUA, o presidente egípcio está há 30 anos no poder. E os americanos não pregam nada sobre Democracia lá…

 

Algo interessante: sabe qual é o perfil daqueles que protestam? São jovens, universitários ou recém formados, que estão desempregados e ligados no mundo. São ativistas globalizados e sedentos por democracia.

 

Isso mostra algo muito claro: é muito mais difícil ser picareta com povo esclarecido. Talvez esse seja o verdadeiro motivo de muitos governantes não investirem em educação…

 

E você, o que pensa sobre a manifestação do povo egípcio nas ruas? Deixe seu comentário:

– Ganhar ou Competir?

 

A Ferrari apresentou ontem o seu novo carro para a temporada 2011. É o F-150 (em alusão aos 150 anos da unificação da Itália).

 

Mas dois detalhes marcantes:

 

Massa e Alonso se apresentaram barbudos! Seria algo combinado? Normalmente, os pilotos estão impecáveis em momentos como esse. Esquisito. Desleixo, certamente, não é!

 

– Ainda Massa: “estou na Ferrari para vencer, não para simplesmente correr”.

 

Xi… cuidado com o que você fala. Vide a temporada passada e o jogo de equipe…

– Mineirão-2011 mais importante torneio da América?

 

É claro que eu não acho isso. Mas Dorival Jr e Cuca, técnicos respectivamente do Atlético e Cruzeiro, no discurso, acham (só no discurso, claro).

 

Dorival disse em entrevista que o “Campeonato Mineiro é mais difícil do que o Brasileiro porque é mais disputado. O torneio nacional é mais jogado, e no regional já tem que ter bunda no chão”.

 

Entendi o que ele quis dizer. Mas é claro que o discurso é politicamente correto para exaltar o Estadual.

 

Já o Cuca disse que “o Cruzeiro não priorizará a Libertadores’. Tá bom! Cuca vai por todos os titulares para jogar contra o Funorte pelo Mineirão-2010 e poupar os caras contra o Estudiantes de La Plata?

 

Conversa mole, não?

– Paciência

 

“Nada me perturbe, nada me amedronte (…).

A paciência tudo alcança;

a quem tem Deus, nada falta,

Só Deus basta”

 

Santa Teresa D’Ávila