Muito se falou sobre a anunciada beatificação do saudoso Papa João Paulo II. Justo; pois ele respirava a santidade. Mas pouco se divulgou que também ontem o Vaticano anunciou o reconhecimento das virtudes heróicas (que é o caminho da beatificação, e, consequentemente a santificação) de Nhá Chica!
Nhá Chica foi uma virtuosa mineira, filha de escravos e considerada santa na Diocese de Campanha – MG.
Veja que bela história, extraída de: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=279968
PAPA RECONHECE VIRTUDES HERÓICAS DE LEIGA BRASILEIRA
Por Leonardo Meira
As virtudes heroicas da brasileira Serva de Deus Francisca de Paula de Jesus, conhecida como “Nhá Chica“, foram reconhecidas pelo Papa na manhã desta sexta-feira, 14. O reconhecimento faz parte da lista de decretos assinados por Bento XVI, que recebeu em audiência o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato.
A leiga nasceu em São João del Rei (MG) em 1810 e faleceu em Baependi (MG) em 14 de junho de 1895.
O processo de beatificação da Serva de Deus está em fase final no Vaticano. Descendente de escrava, analfabeta e leiga, poderá ser a primeira Santa nascida no Brasil. Como não existe registro civil de sua data de nascimento, seu Batistério, preservado no Memorial em Baependi (MG), sob a tutela das Irmãs Franciscanas do Senhor há mais de meio século, tornou-se um documento fundamental.
O Batismo é também o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e também a porta de acesso aos demais sacramentos que visam conduzir a vida de uma pessoa à santidade, o que encontrou em Nhá Chica um bom termo. Portanto, o bicentenário de seu Batismo uma data especial.
