– Sobre a IFFHS e seus Rankings (Ranking dos Árbitros)

 

Muitas vezes ouvimos listas sobre “Maior Clube”, “Melhor Treinador”, ou “Craque do ano”. A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, conhecida como IFFHS, é uma dessas entidades que frequentemente divulga diversos (e sempre polêmicos) rankings.

 

Essa instituição é uma pequena entidade localizada em Bonn, na Alemanha, tendo como seu presidente o próprio fundador: Alfredo Poge. Mas você sabia que em seu Comitê Executivo existe um brasileiro chamado Clóvis Martins da Silva Filho (que por ignorância minha nunca ouvi falar)?

 

Dando uma fuçada na internet, é possível achar em alguns sites (dentre eles, a Wikipedia – que particularmente não confio), a informação de que a IFFHS é reconhecida pela FIFA como órgão oficial de estatísticas do futebol, tendo todo o aval da entidade.

 

Para mim, esse reconhecimento por parte da FIFA é uma surpresa, pois, afinal, a FIFA também tem seus rankings.

 

Na última semana, a IFFHS divulgou a lista dos melhores treinadores de 2010. Porém, em breve, deve divulgar a dos melhores árbitros 2010. A última atualização destaca os melhores de 2009 em todo o mundo: o suíço Massimo Bussaca e o brasileiro Carlos Eugênio Simon como os Tops daquele ano. Aliás, entre os brasileiros de todos os tempos, Simon só perde para Romualdo Arppi Filho e José Roberto Wright (os únicos a figurarem 2 anos entre os 10 melhores do mundo).

 

Abaixo, a lista da IFFHS em relação aos árbitros brasileiros (apenas os anos em que tivemos brasileiros entre os Top10):

 

1987: Romualdo Arppi Filho – 1º.

1988: Romualdo Arppi filho – 7º.

1988: Arnaldo césar Coelho – 9º.

1990: José Roberto Wright – 1º.

1991: José Roberto Wright – 2º.

1994: Renato Marsiglia – 10º.

1997: Márcio Rezende de Freitas – 7º.

2009: Carlos Eugênio Simon – 2º.

 

A lamentar a lacuna de 12 anos entre Márcio e Simon na lista da IFFHS.

 

Os melhores árbitros brasileiros da primeira década do século XXI, segundo a entidade, são Márcio Rezende de Freitas (28º.) e Carlos Eugênio Simon (30º.)

 

E você, o que achou da lista? Deixe seu comentário:

– José Genoíno na Defesa?

 

Marcelo Tas repercutiu em seu Twitter: José Genoíno seria convidado para o Ministério da Defesa?

 

Dilma está tendo uma recaída dos tempos da guerrilha, chamando seus fiéis aliados. Agora, um guerrilheiro no Ministério da defesa é irônico, não? Ainda: os escândalos envolvendo ele em Brasília já foram esquecidos?

– A NASA tira as Dúvidas da Ficção Científica

 

Veja que bacana: a NASA criou um hotsite para explicar alguns absurdos ou retificar teorias de temas de ficção científica utilizados em filmes no cinema. Entre eles, blockbusters como Armageddon, Parque dos Dinossauros, 2012 e Avatar.

 

Curiosidade: Parque dos Dinossauros, cientificamente, possui uma lógica muito grande; entretanto, Armageddon seria um dos mais improváveis e ilógicos acontecimentos.

 

Dê uma visitada no site da NASA: http://www.nasa.gov/

 

De fato, é muito interessante para cinéfilos como eu!

– A Novela Ronaldinho Gaúcho

 

Cansou a história do Ronaldinho Gaúcho. Assis, empresário e irmão do jogador, está fazendo a parte dele: no melhor espírito mercantilista está valorizando e leiloando o atleta. O que pode se discutir é a forma prática das negociações: antiética, desrespeitosa e cansativa.

 

Um outro ponto de discussão: o jogador vale tudo o que tem se oferecido? O futebol dele deixou de ser decisivo há anos, tornando-o um mero malabarista da bola. De melhor do mundo por algumas oportunidades a atração circense. Vale tanto?

 

Os clubes justificam os valores pelo retorno que o atleta dará. Será que somando a qualidade do futebol desempenhado, o risco de ciúme do elenco, o comprometimento das contas e os possíveis constrangimentos de atitudes não-profissionais do jogador, ainda assim, compensará o retorno financeiro?

 

Fico pensando: os clubes estão a mil nas pré-temporadas. Enquanto há suor e treino, Ronaldinho desfruta dos prazeres de boas férias. Será que quando ele entrar em campo estará condicionado como os demais?

 

Se for mal em campo, preparemo-nos para assistirmos cobranças por parte das torcidas organizadas do Palmeiras ou do Grêmio. Se for da do Flamengo, talvez demorará um pouco mais; mas certamente ocorrerão.

 

Agora, vale também a consideração: nada que um belo lançamento a lá Gerson, ou um gol como o do toque de letra do Robinho na sua volta ao Santos (contra o São Paulo) possa acalmar os ânimos.

 

E você, o que acha dessa novela? Deixe seu comentário:

– Tony Ramos: Um Prêmio para a Humildade

 

Ouço pela Rádio Jovem Pan uma espetacular entrevista do Tony Ramos à Oliveira Andrade e José Armando Vanucci.

 

Puxa, o cara é realmente acima da média. Ele fala sobre a novela Passione, mas principalmente sobre carreira, valores, drogas… E o que mais chama a atenção é a humildade do ator! A produção da rádio tentou entrar em contato com ele sem sucesso, mas ele deu o retorno! Com a atual arrogância de alguns jovens atores iniciantes, é inimaginável que um consagradíssimo ator faça isso.

 

Se você gosta do Tony Ramos, ouça essa entrevista. Ouvirá e sentirá em diversos trechos como ele é simpático, educado e bem preparado para a fama. É um nocaute nos principiantes que se acharem acima do bem e do mal!

 

O link está em: http://blog.jovempan.uol.com.br/parabolica/destaque-especial-1/tony-ramos-revela-detalhes-de-passione-e-se-emociona-ao-falar-sobre-amigos/