– Balanço de 2011 e Expectativas para 2012

Ufa. O ano de 2011 está acabando. E no seu derradeiro dia, como o ano velho foi para você?

Já parou para fazer um balanço?

O que valeu a pena?

O que foi desastroso?

No que você errou, pecou, acertou ou deixou de fazer?

Estou escrevendo esse texto em meio ao trabalho. Pois é… serviço não acaba nem no último dia do ano, mas a chuva que agora cai atrapalha o movimento e não vejo uma alma viva na rua (07h), e é por isso que sobrou um tempinho para ‘escrevinhar’ meia dúzia de linhas.

E nesse clima meio que melancólico / reflexivo, rascunhei algumas coisas que não gostei desse 2011. E me assustei com o volume! Se me perguntarem se o ano foi bom, respondo: DEPENDE. Em alguns aspectos, o ano foi péssimo! Em outros, maravilhoso. E se existisse quantificação de pontos bons e ruins, os ruins seriam em maior número; mas em importância, os bons venceriam.

E que nota eu daria para o meu 2011?

Não arrisco a dar uma nota.

Não vou mesmo.

Ok, vou dar…

No geral, 5. Cinco não, 4.

E o Quatro foi puxado pelos pontos positivos, para se ter idéia dos negativos…

Explico: nesse último ano, coisas que me davam prazer já não me dão mais. É uma perda de encanto. Por exemplo: gosto de futebol e principalmente de se falar e discutir arbitragem de futebol. E nessa área… quanta decepção. Antidesportividade total no esporte. E, se falar de bastidores, enoja! Não suporto ler entrevistas de dirigentes do apito com suas demagogas falas que normalmente são falsas ou protocolares. Desse meio que um dia vivi e me apaixonei, maduramente vejo o hostil ambiente que verdadeiramente é e que têm que enfrentar os que querem ali triunfar.

Mas essas vaidades são insignificantes perto da grandeza da vida. Bola pra frente.

E na área profissional? Ah, aí o ano foi… ruim! No comércio, acho que nunca paguei tantos impostos na vida e também nunca sofri tanto com caloteiros. Sim, dar calote é uma arte que não espera ano novo, verão, inverno ou réveillon; é uma constante ação primaveril que não se importa com a condição financeira do outro. E o engraçado é que o caloteiro sempre está aparentando felicidade (pseuda, claro). Também em 2011 perdi funcionários queridos mas contratei outros tão bons quanto, e torço de coração pelo sucesso daqueles que comigo colaboraram.

Na área educacional, o ano foi… pior ainda! Vi faculdades surgirem por todos os cantos, oferendo até mesmo curso para PhD na Especialidade Rebimboca da Parafuseta, abrindo vagas para qualquer um que saiba ler e escrever, sem se preocupar com a qualidade de ensino. E num universo mais íntimo, vi alunos esforçados preocupados com o futuro, receosos por seus cursos em meio a um mar emudecido em sua volta. Ao mesmo tempo que mudo, ensurdecedor com informações, boatos, histórias e estórias. E os docentes, no vermelhê!

Nas questões que envolvem cidadania, política, paz… aí desandou. Um mundo que tem medo constante da guerra, políticos que não se preocupam em sanar os problemas da humanidade mas na autopromoção e enriquecimento. Vai esperar o quê?

Na saúde, levo para o ano novo uma grave contusão no menisco e a recordação das crises de labirintites, além do agora jaz melanoma em estágio 0, estirpado até a raiz pela Graça de Deus.

Parece que o ano foi horrível, né? Talvez eu tenha sido até generoso na nota 4…

Mas do que valeu 2012?

Valeu pela família.

Valeu pela felicidade do meu pai. Valeu pela concretização dos sonhos da minha irmã. Valeu pelas conquistas árduas e sofríveis da minha mulher. Valeu pelo convívio e carinho da minha madrasta, dos meus cunhados (a), dos meus sobrinhos, da minha afilhada, dos meus sogros…

Valeu, principalmente, pela minha filha. Por ser pai. Por me sentir útil. Por um pedacinho de gente mostrar que do amor de uma mãe e de um pai brota paixão, nasce uma vida e cresce uma esperança em forma de menina. Pequena, frágil, doce e plena em carinho e energia.

Meu Deus… não há o que supere ver uma criança aprendendo a ser gente, descobrindo a vida, fazendo suas sapequices e levando ternura para casa.

É pela Marina, pela Andréia e pela família que 2011 valeu.

E para 2012?

Primeiramente, ESQUECER 2011.

Na sequência: viver a vida de maneira cristã. Trabalhar, encarar os desafios, ser mais otimista e menos realista, evitar o azedume e sorrir ao invés de resmungar. Aumentar a carga e a qualidade de trabalho no próprio trabalho.  Deixar de acender vela para mau defunto. Dedicar-se a quem mereça. Socorrer os que não conseguem se socorrer. Fazer alguma atividade voluntária. Escrever ainda mais, pois, afinal, é um prazer compartilhar ideias. Povoar a mente de coisas boas. Não deixar as preocupações mundanas dispersarem minhas orações. Pagar as contas (aí é missão, não propósito). Enfim… Viver de verdade em 2012, mantendo as alegrias de 2011 e dando um pontapé nas ruins.

Pronto. Fiz meu balanço. E o seu, caro amigo ou amiga que leu esse texto? Qual o seu balanço de 2011 e expectativa para 2012?

Para nos despedirmos, aqui vai um poema de Carlos Drummond de Andrade sobre o Ano Novo:

RECEITA DE ANO NOVO

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação como todo o tempo já vivido
(mal vivido ou talvez sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,
novo até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?).
Não precisa fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar de arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto da esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um ano-novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

VAMOS PLANTAR NOVOS E MELHORES SONHOS. Que tal?

– Aprender ou Passar no Vestibular?

Boa dica aos professores e pais engajados com filhos em idade pré-vestibular: o artigo de Joca Levy no Estadão de hoje: “Aprender ou Passar no Vestibular” (pg A2).

A neurose e ansiedade dos testes de treineiros faz com que a reflexão seja pertinente. Educação por objetivo específico ou para a vida?

– Dia 31 com quais Notícias?

Hoje não vou escrever nada profundo sobre Administração, Futebol, Política, ou qualquer assunto de debate. Como último dia do ano, vou dar uma geral na mídia, ok? Então vou pegar os jornais de hoje.

Tô abrindo.

Êta… Folha de São Paulo traz uma entrevista pós-morte do Christopher Hitchens. De novo ele ataca Deus e aos que acreditam nele. Esquece. Vou mudar de jornal

Estadão de hoje fala sobre os testes de mísseis de longo alcance no Irã e a Coréia do Norte fazendo ameaças. Esquece também.

No Diário: Sarney, em férias, declara que a vida pública traz sacrifício à ele. Kkkk Parece gozação, vamos mudar de assunto.

Outra? Tarô fala sobre 2012. Deixa pra lá, não levo fé em previsões.

Mais uma: Jovens agredidos na Paulista por homofobia (esse jornal é de ontem)

A de sempre: Corrupção no Brasil causa perdas de… ah, nem vou ler mais.

Esportes: leilão entre Corinthians e São Paulo por Montillo. Tenho mais o que fazer…

Entra ano, sai ano, e as notícias parecem não mudar. Chega logo, 2012! Vira o disco, diriam os mais antigos.

– Véspera

Daqui há pouco muitos estaram festejando a virada de ano.

Desejo boas festas e um pedido: orações para aqueles que viram o ano tristes, deprimidos e desesperançosos!

Que tal lembrá-las dela com carinho também?

– Barcelona Cobrará por Treinos!

Quando a fase é boa, vale tudo.

Em 2012, o Barcelona cobrará ingressos para seus treinos. Custará 5 euros por pessoa. Se vale ou não, é relativo. São os melhores do mundo, tudo bem. Mas assistir a treino de time de futebol é muito chato.

E se fosse aqui no Brasil? Torcedores pagariam?

Pela qualidade das equipes atualmente, creio que ninguém pagaria. Mas uma certeza eu tenho: torcedores organizados, que não pagam ingressos nem em jogos, entrariam nos treinos tranquilamente de graça…

– 40% de Superfaturamento ou de Erro de Cálculo?

A Transposição do Rio São Francisco já custou 40% a mais do que o projeto inicial.

Erro das contas iniciais, ou atrasos propositais para novas licitações de coisas que estragaram por falta de uso?

Normal no Brasil… Infelizmente…

– A Podridão da FIFA, por US$ 1.00

Jack Warner, ex-vice-presidente da FIFA, representante da Concacaf na entidade, declarou que conseguiu os direitos de transmissão da Copa do Mundo de 1998 para seu país, Trinidade e Tobago, por 1 dólar! Em troca, votos para Joseph Blatter na eleição para a presidência da casa.

Cá entre nós: sobra alguém confiável na FIFA?

Extraído de: http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1027824-ex-vice-da-fifa-diz-ter-pago-um-dolar-por-direitos-de-tv-da-copa.shtml

EX-VICE DA FIFA DIZ TER PAGO 1 DÓLAR POR DIREITOS DE TV

O ex-vice-presidente da Fifa Jack Warner, 78, disse ter conseguido os direitos de TV da Copa do Mundo da França, em 1998, para Trinindad e Tobago por um dólar (na cotação de hoje, R$1,86) para ajudar Joseph Blatter a se eleger presidente da Fifa em uma campanha que disse ter sido “brutal”.

Nascido em Trinindad e Tobago, Warner pediu demissão da entidade que rege o futebol mundial em junho, para evitar a investigação de seu papel na organização de pagamentos para os eleitores do Caribe durante eleição de Blatter, em 1998.

O dirigente disse nesta quinta-feira, em comunicado, que ganhou os direitos por meio de uma empresa mexicana e que teria conseguido o mesmo benefício para as Copas de 2002, 2006, 2010 e 2014. O dinheiro que Warner ganhou com o negócio, segundo ele, teria sido revertido em benefício do futebol em seu país. A Fifa não se manifestou sobre as declarações.

Jack Warner foi protagonista de um vídeo divulgado pelo jornal inglês “The Daily Telegraph” em que ele supostamente oferece suborno aos dirigentes da Federação de Futebol do Caribe (CFU, na sigla em inglês) em nome de Bin Hamman.

Warner era um dos cabos eleitorais do qatariano Mohamed Bin Hamman (que tinha planos de concorrer a eleição da entidade em junho passado).

No vídeo, datado de 11 de maio deste ano, a imagem de Warner não é mostrada nenhuma vez. Ouve-se apenas uma voz, que segundo o “The Daily Telegraph” seria do dirigente de Trinidad e Tobago. Ele indica como os cartolas devem lidar com os presentes em dinheiro oferecidos por Bin Hamman –embora ele não seja nomeado diretamente.

O suíço Joseph Blatter foi reeleito em junho, sem adversários. Em 23 de julho, Bin Hamman foi expulso da Fifa pelo Comitê de Ética da entidade, após dois dias de audiência. Antigo aliado de Blatter, Bin Hamman foi o líder da campanha que fez do Qatar o organizador do Mundial-2022.

– Acho que já Cumpri a Obrigação em 2011…

… Que era fazer essas duas felizes!

Quero repetir o serviço em 2012!

– Vírus ataca Aviões Não Tripulados dos EUA

Olha que interessante: dias atrás, um desses espetaculares aviões espiões não tripulados dos EUA (chamados de drones) foi capturado no Irã. Outro dia, outra baixa no Afeganistão. Por fim, a última na China.

Leio agora que a Central de Inteligência e Controle dos Drones, que está em Nevada (EUA), admitiu que as perdas se deram por vírus que conseguiram controlar as aeronaves.

Ora, ora… guerra tecnológica roubando aviões! Parece coisa de ficção científica!

Duas coisas a observar:

1- Quem será que está tentando capturar esses aviões?

2- Existem 7000 aviões drones, e mais da metade estão sobrevoando algum lugar do planeta. Onipresença americana incontestável!

– Curriculum Vitae: Novas vagas, estamos por aqui!

Amigos, apesar de continuar com minhas atuais atividades profissionais, confesso que a carestia está brava…

Alguém tem uma boa oferta de emprego para começarmos 2012 sorrindo?

Estou com disponibilidade em 2 noites para aulas no Ensino Superior, Palestras, Cursos, Bicos, Bate-bolas (desde que remunerado rsrsrs) e outras coisitas mais.

No curriculum, o email de contato. Como tenho alguns amigos que acompanham esta mídia, vale o toque. Quem sabe aparece algo que seja interessante para os dois lados?

CURRICULUM VITAE

 

1 – dados pessoais

 

· Rafael Porcari, 

 

– Email:

rafaelporcari@terra.com.br                    

 

– Blogs:

http://ProfessorRafaelPorcari.blog.terra.com.br

http://pergunteaoarbitro.blog.terra.com.br

http:// http://www.redebomdia.com.br/blog/lista/109

 

– Site:

http:// http://www.ProfessorRafaelPorcari.hpgvip.com.br 

 

– Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/6921568045199692

 

 

2- escolaridade:

 

· Mestrado Stricto Sensu em Administração de Empresas:

Área: Gestão de Negócios, Linha de Pesq: Marketing, Tema: Adm Esportiva – UniSant’Anna, 2000.

 

· Especialização Lato Sensu em Administração e Marketing:

Pós-Graduação (Área de Concentração: Administração) – UniSant’Anna, 2004.

 

· Graduação em Informática, ênfase em Gestão de Negócios:

Tecnólogo – Faculdade de Tecnologia de Jundiaí – Fatec, 2004 (incompleto).

 

· Graduação em Administração de Empresas:

Bacharelado – Faculdade Ciências Econômicas, Contábeis e Adm Empresas Padre Anchieta, 1997.

 

3 – obras escritas

 

· Dissertação de Mestrado:

 

– O Novo Processo Administrativo do Futebol Brasileiro Frente a Profissionalização no Gerenciamento dos Clubes,

São Paulo/SP:2000, 148p – UniSant’Anna. (EDA/BN 290.998)

 

· Artigos Científicos:

 

Abordagem Legal e de Mercado da Profissionalização do Futebol Brasileiro,

Revista Gerenciais, São Paulo/SP:2003, ed 03 – 03, ano 01, pg 18-21. Uninove.

 

O Funcionamento Estrutural do Futebol Brasileiro e a Utilização do Marketing,

Revista Nife, São Paulo/SP:2001, ed 07 – 03/01, ano 08, pg 47-54. Publicação do Centro de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Sant’Anna, em co-autoria com o Prof Dr Nilton Nunes Toledo. (ISSN 1414.1736)

 

· Livros:

 

– Violência das Torcidas de Futebol – Historicidade da Violência entre Torcidas,

Jundiaí/SP:2003, Edição do Autor, 27p. (ISBN 85-904052-1-4)

 

– Uso e Desuso do Futebol – Breve Relato das Transformações Históricas do Futebol no Brasil (do Ludismo ao Uso Político, do Mercantilismo ao Assistencialismo),

São Paulo/SP:2003, Edição do Autor, 38p. (ISBN 85-904052-2-2)

 

– Elementos Estruturais do Futebol Como Produto,

São Paulo/SP:1999, 307p, no prelo. (EDA/BN 290.997)

 

· Artigos em Sítios Eletrônicos:

 

– Blog Pessoal (Blog do Professor Rafael Porcari),

(Com comentários e percepções articuladas sobre assuntos referentes à Administração de Empresas, Futebol, Política, Economia, Sociedade e Religião.

 

– Blog Corporativo no Portal Bom Dia (Blog do Rafael Porcari),

(Destinados à assuntos globalizados trazidos para a realidade local)

 

– Blog Consultivo (Blog “Pergunte ao Árbitro),

(Exclusivo à elucidações de dúvidas sobre as Regras do jogo de Futebol e análises de partidas).

 

– Diversos Outros Artigos em Vários Endereços Acadêmicos, Comerciais e Esportivos na Internet.

 

4- atividades profissionais atuais

 

· Professor de Ensino Superior:

– Instituto Santanense de Ensino Superior (UniSant’Anna),

Instituição de Ensino Superior. (de Março/2004 a atual)

Lecionando disciplinas na área de Administração de Empresas:

o   Liderança;

o   TGA I e II;

o   Introdução à Administração;

o   Gestão das Organizações;

o   Teoria da Administração;

o   Teoria das Organizações;

o   Tópicos Especiais em Adm I, II e III;

o   Estratégia Empresarial;

o   Gerenciamento de Pequenas e Médias Empresas;

o   Prática de Negociação;

o   Administração de Conflitos;

o   Gestão Empreendedora;

o   Estudos Contemporâneos; e

o   Administração de Novos Negócios.

 

· Comerciante:

– Auto Posto Harmonia Ltda,

Comércio de Combustíveis e Lubrificantes. (de Junho/2000 a atual)

Sócio-proprietário trabalhando na gerência administrativa.

 

· Articulista em Esportes:

– Rede Bom Dia (Grupo Traffic),

Escrevendo blog sobre diversos assuntos atuais relativos a Esportes, Arbitragem e Bastidores (http:// http://www.redebomdia.com.br/blog/lista/109)

 

· Colunista de Arbitragem:

– Site ‘Voz do Apito’ (http://www.vozdoapito.com.br/coluna_porcari.php)

 

· Consultor em Futebol:

– Autônomo,

Desenvolvendo atividades, palestras e orientações sobre arbitragem, futebol, e administração esportiva.

 

· Blogueiro:

– Autônomo, com 2 blogs próprios:

Escrevendo textos e artigos sobre Administração, Política, Sociedade, produzindo o ‘Blog do Professor Rafael Porcari’ (professorrafaelporcari.blog.terra.com.br),

 

Além de editor do site especializado em Regras do Jogo de Futebol “Pergunte ao Árbitro”

(pergunteaoárbitro.blog.terra.com.br)

 

 

5 – atividades profissionais anteriores

 

· Árbitro de Futebol Profissional:

– Federação Paulista de Futebol (FPF),

Entidade Mantenedora do Futebol Paulista. (de Agosto/1996 a Maio/2010)

Tendo atuado na prestação de serviços como árbitro de futebol nos campeonatos profissionais da 1ª e 2ª  divisões, nas funções de Árbitro Principal e Quarto Árbitro.

 

· Professor de Ensino em Pós-Graduação Lato Sensu:

– Universidade Paulista (Unip),

Instituição de Ensino Superior. (2004)

Lecionando em Curso de Especialização em Gestão e Marketing Esportivo, nas disciplinas História Sócio-Cultural do Futebol e Reflexões Sócio-Mercadológicas do Esporte.

 

· Professor de Ensino Superior:

– Centro Universitário Nove de Julho (Uninove),

Instituição de Ensino Superior. (de Março/1999 a Janeiro/2004)

Lecionando disciplinas na área de Adm (TGA I e II, Introdução à Administração) para as Graduações em Adm Geral, Comércio Exterior, Marketing, RH e Análise de Sistemas, nos campi Vila Maria e Memorial da América Latina.

 

· Professor de Ensino Médio:

– Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau José Polli,

Instituição Pública de Ensino. (1998)

Lecionando como Professor de Ensino Médio nas disciplinas História e Geografia.

 

· Estagiário em Mercadologia:

– Caixa Econômica Federal,

Estatal Atuante no Setor Financeiro. (estágio de Agosto/96 a Janeiro/97).

 

· Estagiário em Logística:

– Akzo Nobel Ltda – Divisão Química,

Indústria de Produtos Químicos. (estágio de Novembro/95 a Julho/96).

 

· Comerciante:

– Nelson Porcari & Cia Ltda,

Comércio de Materiais para Construção. (de Agosto/88 a Outubro/95).

Empresa Familiar, trabalhando em diversas atividades.

 

6- outras atividades

 

· Leigo Voluntário:

– Paróquia São João Bosco,

Igreja Católica Apostólica Romana, Diocese de Jundiaí (de 1997 a 2006).

Trabalhando como leigo-voluntário na Coordenação dos grupos de catequese sacramental do Crisma para adolescentes, e na formação e desenvolvimento de grupos comunitários de jovens e retiros espirituais.

7 – outros cursos e participações

 

· Aluno Especial:

– Doutorado em Administração,

disciplina: Consultoria Empresarial – (FEA) – USP (2004).

– Doutorado em História Social,

disciplina: História Sociocultural do Futebol: Imposição Lúdica, Composições e Significações –  (FFLCH) – USP (2003).

· Administração Esportiva:

            – 1º Fórum do Futebol – FGV (GV Consulting) / Clube dos 13 / FPF (2003).

– Seminário “O Negócio Futebol” – Gazeta Mercantil (2000).

– Extensão em Administração Esportiva – ACEESP (1998).

– 1º Simpósio Internacional de Marketing Esportivo no Brasil – São Paulo (1997).

· Responsabilidade Social:      

            – XIX Encontro Terceiro Setor: Responsabilidade Social Corporativa – CIEE (2003).

– Seminário Nac. Antidrogas nas Escolas Superiores – SENAD/CIEE/GREA-USP/UNINOVE (2002).

– Seminário Resp Social – 3º setor, “A Construção de uma Nova Cultura” –  ABRH (2001).

· Qualidade:                      

– Seminário Sistema da Qualidade Total e ISO 9000 – Akzo Nobel (1996).

· Religião:              

– Doutrina Social da Igreja – Esc Cat Bispo Dom Gabriel P B Couto – Diocese de Jundiaí (2003 /2005).

– Curso de Teologia – Esc Cat Bispo Dom Gabriel P B Couto –  Diocese de Jundiaí (1998/1999).

· Arbitragem de Futebol:         

            – Curso de Formação de Novos Árbitros – EBF, Confederação Brasileira de Futebol (2006).

– Pré-temporada dos Árbitros de Futebol da 1ª Divisão (X, XI e XII edições) – FPF (2004, 2005, 2006).

– I Congresso Internacional dos Árbitros de Futebol – SAFESP (2006).

– Curso de Arbitragem Oficial de Futebol – EAFI, Federação Paulista de Futebol (1997).

– Curso de Arbitragem Amadora de Futebol – Liga Campineira de Futebol (1996).

· Saúde:                  

– Curso de Socorrista Internacional para RCV – Instituto do Coração (2005)

– Seminário Ressuscitação Cardiovascular e Primeiros Socorros – InCor/FPF/Rotary Clube (2004).

· Línguas:               

– Italiano: Curso de Cultura e Língua Italiana – Circolo Italiano di Jundiaí – São Paolo (1998/1999/2001)

– Inglês: Curso de Língua Inglesa – Angloschool Professional’s (1994)

 

8 – homenagens acadêmicas

 

– Professor Homenageado da Turma de Administração de Empresas 2007-2010 (1º Semestre) da UniSant’Anna – Salto (2011)

 

– Professor Paraninfo da Turma de Adm. de Empresas, Administração e Marketing e Análise de Sistemas 2005-2008 da turma de Administração 2006-2009 UniSant’Anna – Salto (2009 e 2010)

 

– Professor Homenageado da Turma de Administração de Empresas 2005-2008 (1º Semestre) da UniSant’Anna – Salto (2008)

 

– Professor Homenageado da Turma de Administração Geral e Marketing 2004-2007 (2º Semestre) da UniSant’Anna – Salto (2008)

– Acaba, ano!

Vá-se embora logo, 2011!

– MINHAS TRIBUNAS

Amigos, convido aos leitores do blog para acessarem as tribunas onde orgulhosamente escrevo!

No Portal do Jornal Bom Dia / Diário de São Paulo, escrevo sobre administração esportiva, futebol, sociocultura do esporte e arbitragem. Muita coisa bacana e peço o seu prestígio.

Visite: http://www.redebomdia.com.br/blog/lista/109

Convido também para que mantenha a audiência no “Blog do Professor Rafael Porcari”, um espaço sobre Administração de Empresas, Atualidades, Esporte, Política, Religião e Cultura – Atualidades e Contemporaneidades em Geral.

Visite: http://professorrafaelporcari.blog.terra.com.br/

Se você é árbitro de futebol ou apaixonado pelo tema, acesse o Blog: “Pergunte ao Árbitro”.

Visite: http://pergunteaoarbitro.blog.terra.com.br/

Ainda nesse assunto, conheça a minha coluna semanal no Voz do Apito, site especializado em arbitragem.

Visite: http://www.vozdoapito.com.br/coluna_porcari.php

Se o seu negócio é cultura futebolística, entre no site Memória do Futebol, do amigo José Renato Sátiro Santiago, e navegue pelo ótimo espaço (http://www.memoriafutebol.com.br/)

Visite: http://www.memoriafutebol.com.br/blog/categoria/4

Agradeço a todos pelos elogios que felizmente recebo, bem como as críticas que humildemente aceito. Nessas mídias cujos links coloco a disposição, há debates respeitosos, busca de conhecimento e desenvolvimento de espírito crítico. Mas nada disso seria possível sem a visita de vocês.

Obrigado de coração.

Att Rafael Porcari

– Os Salários dos Jogadores de Futebol Mais Bem Pagos

O jornal Lance divulgou em sua edição de 29/12/11, pg 29, o salário dos mais bem pagos jogadores de futebol.

É de assustar!

Tudo bem que salário é algo muito particular, mas as cifras astronômicas trazem a reflexão se os valores não estão supervalorizados. Além, claro, da desconfiança da origem dos patrões que tanto têm a pagar.

Árabes lavando dinheiro, russos envolvidos com máfia e chineses afortunados num país rodeado de crimes de apostas esportivas… será esse o futuro (ou realidade) do futebol?

Veja o valor em reais por mês:

Eto’o (camaronês que atua no Anzhi da Rússia): 4,05 mi

Cristiano Ronaldo (português que atua no Real Madrid da Espanha): 2,43 mi

Lionel Messi (argentino que atua no Barcelona da Espanha): 2,12 mi

Dario Conca (argentino que atua no Guangzhou da China): 2,10 mi

Fernando Torres (espanhol que joga no Chelsea da Inglaterra): 2,02 mi

Yayá Touré (costamarfinense que joga no Manchester City da Inglaterra): 2,01 mi

Rooney (inglês que joga no Manchester United da Inglaterra): 1,92 mi

Muita grana ou não? E você, o que acha disso: o soldo é merecido a esses artistas? Deixe seu comentário:

– A Posse de Jader é uma Vergonha para a Nação

Jader Barbalho (PMDB-BA) empossado Senador?

No recesso?

Recebendo sem trabalhar?

De ficha suja a ficha limpa em uma canetada?

Parem com isso. Esse país não é sério.

– Diferenças Grotescas de Naipe

Zico, Ronaldo, Neymar, Lucas e outros craques estiveram no Morumbi ontem, no Jogo das Estrelas. Ídolos dos anos 80, 90/00 (anos 10 também?), que mostraram jogadas de efeito, muita categoria e simpatia.

Enquanto isso…

No Rio de Janeiro, a jovem que se envolveu com o jogador Adriano estava assumindo que ela própria atirou em si mesma.

Gente fina é outra coisa…

E aqui uma verdade: enquanto os citados acima estão curtindo a aposentadoria polpuda ou o nascedouro de uma carreira de sucesso, o Imperador estava enrolado com a Polícia. Corre o risco de perder todo o dinheiro que já ganhou, pelo andar da carruagem?

– Vereadores e Assessores de Jundiaí

Quer dizer que realmente os vereadores de Jundiaí abriram mão da quantidade absurda de assessores e agora só terão 2 profissionais com curso superior?

Ótimo. Mas o que pensar sobre isso: no final das contas, cada assessor ganhará mais que o próprio vereador.

Aí tem…

Gostaria em público de parabenizar o vereador Paulo Sérgio Martins, que desde o início das polêmicas da Câmara, manteve-se coerente e reto. Digo isso pois ele foi contra (e em alguns momentos, voz solitária) contra o aumento dos vereadores e contra o alto número de assessores.

Fica o registro.

– Propaganda Enganosa das Emissoras?

Quando garoto, não existia TV a Cabo ou até mesmo DVD. Para ter um vídeo cassete era necessário entrar em consórcio! Assim, como não dava para ir ao Cinema com freqüência, ficava esperando a Globo anunciar os filmes do ano seguinte.

Normalmente, no final do ano, ela anunciava para o ano novo todos os sucessos que os adolescentes queriam ver e não podiam, até porque era difícil ter locadora de filmes por perto.

Agora leio que a TV Record anunciou para 2011 que exibiria 12 filmes de sucesso! E exibiu só 1…

Ô dona Record, mentir é feio… Os anunciantes e o público podem não gostar!

Extraído de: http://is.gd/Qrxt4U

RECORD ENCERRA O ANO EXIBINDO APENAS 1 DOS 12 FILMES PROMETIDOS

O ano de 2011 está chegando ao fim e a Record entrará em 2012 com dívida com o telespectador fã dos grandes filmes. A emissora não chegou nem perto de cumprir a promessa feita em 2010, quando anunciou as novidades para este ano.

Com a chamada “O Melhor do Cinema vai invadir a tela da Record”, o canal prometeu a exibição de 12 blockbusters e só exibiu 1 ao longo de todo o ano. “Velozes e Furiosos 4” foi a única produção anunciada e veiculada – e mesmo assim, com certo atraso, afinal o filme foi ao ar há aproximadamente uma semana, no dia 21 deste mês.

Títulos de respaldo nos cinemas e de grande potencial na TV como “A Troca”; “Duplicidade”; “Tá Rindo do Quê?”; “Os Piratas do Rock”; “Inimigos Públicos”; “Intrigas de Estado”; “Linha de Passe”; “Coraline e o Mundo Secreto”; “O Corajoso Ratinho Desperaux” e “Bastardos Inglórios” foram engavetados e seguem sem exibição prevista.

A ausência dos filmes se deve, em parte, à redução que as sessões tiveram na grade da Record. A “Tela Máxima”, nas noites de domingo, era a principal vitrine para o cinema do canal. Até 2009, a mesma ocupava faixas entre 21h e 22h. Com a chegada do “Programa do Gugu”, os filmes foram deslocados para as 23h. Sem sucesso no Ibope, a sessão foi extinta e substituída pelo “Repórter Record”, de Marcelo Rezende.

A “Super Tela” acabou sendo a única sessão fixa restante e com permissão legal para que filmes de qualquer faixa etária fossem veiculados. A emissora ainda mantém o “Cine Aventura” nas tardes de sábado, porém este segue dedicado ao público infanto-juvenil, impossibilitando assim a exibição dos títulos mencionados.

EM TEMPO

Paralelo a situação da Record, o SBT conta com um quadro mais favorável. Dos 18 filmes anunciados para 2012, 12 já foram exibidos e o décimo terceiro irá ao ar na próxima sexta-feira (30), “Noites de Tormenta”.

– E o Mundo do Futebol se Prepara para 2012?

Clubes, Jogadores, Árbitros e Dirigentes: o que estão fazendo para o ano novo?

Será que o mundo do futebol está pronto para 2012, ou tudo começará como acabou?

Vejam só: no período de férias das atividades profissionais, os jogadores estão liberados para o descanso. Mas não é irônico ver um boleiro jogar amistoso em Natal/RN e no dia seguinte estar de novo em campo em Porto Alegre/RS? Depois vai alegar cansaço, ritmo forte na temporada… Tudo bem que é jogo beneficente, mas ao mesmo tempo se vê que descanso não há nada.

Até mesmo no mundo das fofocas da bola não se cansa: Adriano é incansável, típico pararraios. Quando não procura problemas, os problemas o procuram! A moça em que se envolveu em confusão mudou o discurso e diz que “ela própria atirou em si mesma”. Doidinha a danada, não? E pelas atividades da moça, vê-se que o Imperador escolhe a dedo suas amigas de noitada.

Mas não são só os atletas: as torcidas organizadas também não conseguem ficar de férias! Ou vamos nos esquecer que esses profissionais torcedores foram pressionar os dirigentes do Palmeiras para não contratarem Richarlysson? Mesmo sem atividade, as organizadas continuam agindo e mantendo o futebol rancoroso, odioso e homofóbico.

Já que falamos de dirigentes, a volúpia em trabalhar deles é incrível. Tirone disse que não tira férias, e só viaja no final de ano se for a serviço do Palmeiras. Andrés Sanches, novo diretor da CBF, se licenciou do Corinthians só por 1 mês (ele não iria abandonar o cargo diretivo pra sempre?). E como esses caras vivem, se não dá para trabalhar no clube e em suas atividades profissionais ao mesmo tempo? Não devem ter 13º salário, né?

Até a imprensa está na ativa! Por tudo isso, o jornalismo esportivo não pode parar. Sempre haverá alguém para registrar mazelas, noticiar os fatos ou estar atento ao que muitos terão passado desapercebidos. Embora, cá entre nós: para eles, assim como eu, não ter futebol aos domingos é muito desalentador…

Por fim, estão lá os árbitros treinando em muitos estados. Eles também não param. Em muitos lugares, as pré-temporadas ocorrerão no começo do ano. Todo mundo segurando a gula para não começar o ano gordinho. Em SP, a pré-temporada com os árbitros OURO 2012 (mesmo sem ranking divulgado e antes das provas – fantástico, não?) ocorre desde outubro. Respeito e discordo da metodologia. Treina, treina, treina, e na hora do intensivão de 10 dias… Nada! Gosto do modelo de internato: fica concentrado treinando fisicamente cedo, praticando posicionamento a tarde e estudando regra a noite. E depois de uma semana nesse ritmo, sai direto do hotel para o jogo! Respeito mas não aprecio a metodologia atual: treina em 4 meses uma vez por semana sem ser profissional nem receber por isso. Imagina o coitado que mora em Presidente Prudente, e que tem que fazer uma quantidade de viagens caríssimas nesse período e pedir licença ao patrão. Se não tiver grana, não consegue se bancar para apitar!

E você, o que acha dos envolvidos no mundo do futebol? Estão se preparando bem para 2012? Deixe seu comentário:

– E o Mundo do Futebol se Prepara para 2012?

Clubes, Jogadores, Árbitros e Dirigentes: o que estão fazendo para o ano novo?

Será que o mundo do futebol está pronto para 2012, ou tudo começará como acabou?

Vejam só: no período de férias das atividades profissionais, os jogadores estão liberados para o descanso. Mas não é irônico ver um boleiro jogar amistoso em Natal/RN e no dia seguinte estar de novo em campo em Porto Alegre/RS? Depois vai alegar cansaço, ritmo forte na temporada… Tudo bem que é jogo beneficente, mas ao mesmo tempo se vê que descanso não há nada.

Até mesmo no mundo das fofocas da bola não se cansa: Adriano é incansável, típico pararraios. Quando não procura problemas, os problemas o procuram! A moça em que se envolveu em confusão mudou o discurso e diz que “ela própria atirou em si mesma”. Doidinha a danada, não? E pelas atividades da moça, vê-se que o Imperador escolhe a dedo suas amigas de noitada.

Mas não são só os atletas: as torcidas organizadas também não conseguem ficar de férias! Ou vamos nos esquecer que esses profissionais torcedores foram pressionar os dirigentes do Palmeiras para não contratarem Richarlysson? Mesmo sem atividade, as organizadas continuam agindo e mantendo o futebol rancoroso, odioso e homofóbico.

Já que falamos de dirigentes, a volúpia em trabalhar deles é incrível. Tirone disse que não tira férias, e só viaja no final de ano se for a serviço do Palmeiras. Andrés Sanches, novo diretor da CBF, se licenciou do Corinthians só por 1 mês (ele não iria abandonar o cargo diretivo pra sempre?). E como esses caras vivem, se não dá para trabalhar no clube e em suas atividades profissionais ao mesmo tempo? Não devem ter 13º salário, né?

Até a imprensa está na ativa! Por tudo isso, o jornalismo esportivo não pode parar. Sempre haverá alguém para registrar mazelas, noticiar os fatos ou estar atento ao que muitos terão passado desapercebidos. Embora, cá entre nós: para eles, assim como eu, não ter futebol aos domingos é muito desalentador…

Por fim, estão lá os árbitros treinando em muitos estados. Eles também não param. Em muitos lugares, as pré-temporadas ocorrerão no começo do ano. Todo mundo segurando a gula para não começar o ano gordinho. Em SP, a pré-temporada com os árbitros OURO 2012 (mesmo sem ranking divulgado e antes das provas – fantástico, não?) ocorre desde outubro. Respeito e discordo da metodologia. Treina, treina, treina, e na hora do intensivão de 10 dias… Nada! Gosto do modelo de internato: fica concentrado treinando fisicamente cedo, praticando posicionamento a tarde e estudando regra a noite. E depois de uma semana nesse ritmo, sai direto do hotel para o jogo! Respeito mas não aprecio a metodologia atual: treina em 4 meses uma vez por semana sem ser profissional nem receber por isso. Imagina o coitado que mora em Presidente Prudente, e que tem que fazer uma quantidade de viagens caríssimas nesse período e pedir licença ao patrão. Se não tiver grana, não consegue se bancar para apitar!

E você, o que acha dos envolvidos no mundo do futebol? Estão se preparando bem para 2012? Deixe seu comentário:

– O Melhor e o Pior de 2011 no Futebol Brasileiro

O Santos FC foi “o time” em 2011, se falarmos em futebol.

Explico:

Como apreciador de futebol, sem dúvida, o jogo do ano foi Santos 4 X 5 Flamengo. Uma aula de futebol brasileiro que faz os olhos ficarem atentos. Nem importa quem ganhou ou quem perdeu. Puro futebol-arte.

E na decepção do ano, Santos 0 X 4 Barcelona. Uma aula de futebol catalão, que faz os olhos dos brasileiros ficarem marejados. Puro futebol-arte coletivo do Barça.

Não tenho time, torço para o Fair Play e para alguns colegas árbitros. E gosto do bom futebol! O Santos, que foi luz para muitos no 1º Semestre, foi trevas e covardia no último jogo do ano. Uma pena. Assustou e se acovardou.

E você: qual o melhor e o pior do ano? Deixe seu comentário:

Ops: sobre meu time?

Tá bom… torço para o Paulista de Jundiaí! Como diria o amigo Adilson Freddo (que imortalizou a frase a seguir)… “Chupa que a Uva é doce!” Dá-lhe Galo!

– Os Ataques Argentinos Contra a Imprensa

Nosso vizinho país Hermano parece ter declarado guerra aos meios de comunicação. Criticou, censura!

Depois da presidente Cristina Kirchner ter manifestado descontentamento com as críticas, o canal de TV a cabo do grupo Clarín foi fechado por irregularidades não-bem explicadas.

Agora, o Governo Argentino anuncia que controlará o papel-jornal produzido no país, considerando-o recurso estratégico para a nação.

Será que faltará papel-jornal para quem tecer críticas? Não duvido… falou bem, papel-jornal garantido!

– Cachês para Beneficência

Hoje teremos no Morumbi o “Jogo do Zico”, amistoso beneficente de muita valia. Neymar atuará. E faltou dar uma ‘cornetada’ no menino, pois, em partida beneficente na Bahia, cobrou na última sexta-feira cerca de 200 mil reais!

Ora, depois vai dizer que ajuda o próximo… Cobrar cachê nesse tipo de partida é um crime contra a moral!

– Quem disse que o Esporte Profissional é Saudável?

Normalmente, jogo golfe aos domingos. Não posso correr mais. Esse é o meu esporte”.

Ronaldo Nazário.

Estou com meu joelho em recuperação por culpa do menisco. Ainda não decidi se opero ou não, mas o desgaste dele tem uma origem indubitável: o desgaste dos treinos para a arbitragem profissional de futebol.

Quando eu atuava, nós, árbitros, sempre nos debatíamos sobre os excessivos exercícios e das cobranças quando ao condicionamento físico. A planilha de treinos não é algo saudável. Hoje, o resultado é esse: problemas físicos em decorrência dos inviáveis treinos.

Você que é árbitro: cuidado. Siga as recomendações do seu profissional de confiança. Não se deixe levar por pedidos indevidos de federações. Em SP, a FPF possui a equipe do Fedato, que é excepcional. E lembre-se: não abuse, afinal, você deve ser árbitro, não corredor.

– Disparates de Verão

Estive de férias por poucos dias, mas o preço de certas coisas impressiona. Quer exemplo?

Em Santos, um Protetor Solar L’Oreal 60 Solar Expertise (120ml) custa, no Pão de Açúcar do Embaré, R$ 51,00. Na Drogasil próxima dali, R$ 29,90. Na Drogaria São Paulo, R$ 36,00.

Promoção de uns ou abuso dos outros? Quase 100% de diferença tem algo errado!

– O Caubói do Câncer

Li a história de alguém que faz diferença. Ele é Henrique Prata, o benemérito que sustenta com dinheiro, ações e disposição o Hospital do Câncer em Barretos.

Não o conhece?

Veja que exemplo (extraído da Folha de São Paulo, Ed 24/12/11, pg C5)

O CAUBÓI DO CÂNCER

Por Araripe Castilho

Quando parou de estudar aos 15 anos e saiu de baixo das asas dos pais médicos para administrar fazendas do avô em Barretos, no interior de SP, Henrique Duarte Prata nem imaginava que um dia trabalharia com medicina.

Hoje, aos 58, ele “matuta” dia e noite para administrar o Hospital de Câncer de Barretos, instituição reconhecida por dar “atendimento de rico a pacientes pobres do SUS” -como Prata define.

Fazendeiro bem-sucedido e peão de boiadeiro aposentado, ele tem uma maneira simples de falar e um modo caubói de se vestir.

Prata assumiu o hospital de seus pais Paulo e Scylla Prata, no final dos anos 80. Tinha 35 anos e já era um rico fazendeiro. Ironicamente, seu objetivo era fechar a instituição, que atende só pessoas com câncer desde 1967.

Nos anos 80, a hiperinflação ajudou a quebrar o hospital -com dívidas de US$ 1,2 milhão na época.
A 30 dias de fechar as portas, Prata foi procurado por um dos médicos antigos do hospital. Ele o pediu que, antes de fechar o local, liberasse a cirurgia de um de seus pacientes. Caso não fizesse isso, a transferência dele para São Paulo talvez lhe custasse a vida.

No dia seguinte, Prata diz que estava “transformado” e comunicou ao pai que não só manteria o hospital aberto como ampliaria o complexo. “Ele achou que eu tinha enlouquecido.”

Nos anos 90, Prata passou o chapéu buscando doações de artistas para erguer novas instalações. Os espaços têm os nomes de seus “padrinhos”, como Chitãozinho e Xororó e Xuxa.

Esse tipo de ação é necessário porque a conta do hospital não fecha. Atendendo 3.500 pacientes ao dia, a instituição tem gasta R$ 15 milhões por mês, mas recebe só R$ 9,5 milhões do SUS.

PLANOS

Para atender um número maior de pessoas, muitos planos surgem “da cachola” do “Doutor Peão”. A inauguração, em 2011, do maior centro de treinamento em cirurgia minimamente invasiva da América Latina é um deles.

Outro sonho concretizado é a criação de uma faculdade de medicina em Barretos para aumentar a oferta de oncologistas. A primeira turma deve começar em fevereiro.

Em março, quando a família Prata completa 50 anos de gestão do hospital, ele pretende lançar um livro e inaugurar um centro infantil.

Para a conclusão da ala para crianças do Hospital de Câncer, ainda faltam R$ 3 milhões. “Fiz um trato com São Judas Tadeu para ele me arrumar esse resto dentro de seis meses. Do contrário, deixo de ser devoto dele.”

– As 1001 Oportunidades de Adriano

Por absoluta falta de tempo não falei sobre o “Adriano e o caso do tiro na mão da moça”, às vésperas do Natal.

Tem gente que não consegue boas oportunidades na vida. Outros, infinitas.

Adriano é um desses que sempre tem uma nova chance de recomeçar. E sempre entra em polêmicas.

A solução é uma só: psicólogo!

imaginaram ele jogando no mundo árabe? Os sheiks mandariam-o para a cadeia na primeira bagunça (pois, cá entre nós, elas são extravagantes!)

– 6ª Economia do Mundo mas com Qualidade de Vida Duvidosa

Ok. Somos a 6ª economia do mundo agora.

E daí?

Em volume, realmente somos. Claro, temos uma população enorme. Mas e em QUALIDADE DE VIDA?

Tomara que esses números se transformem em boas condições de educação, saúde e prosperidade para a população. Ah, e não vale esse índice em época de crise mundial, pois aí os europeus estarão em desvantagem.

– Impostos, Impostos, Impostos…

Acabo de receber os meus IPVAs.

Meu DEUS!

Tudo que a gente ganha serve para pagar imposto, e ainda não é suficiente. Sem contar que logo chegará o IPTU também.

E o dinheiro desses recursos é bem utilizado?

Nem responda… sabemos para onde boa parte vai!

– Líderes Latino Americanos sofrendo de Câncer

Cristina Kirchner está com Câncer.

Primeiro, foi a presidente Dilma (quando Secretária da Casa Civil), aí tivemos José Alencar; depois Hugo Chávez, Lula… E não nos esqueçamos de Fidel Castro.

Nada de predisposição aos cargos de liderança por aqui, mas, infelizmente, uma coisa é inegável: muitos cidadãos terão mais e mais câncer, pois os casos parecem aumentar em números relativos e absolutos.

– Morreu quem? A Macaca Cheetah?

Vejam só: notícia de morte de ‘personalidade’! Morreu o chimpanzé que há 70 anos interpretou uma macaca nos cinemas. A macaca Chita (Cheetah), amiga do Tarzan, era homem e morreu hoje com 81 anos incompletos.

Ora, ora. Cada coisa no final de ano… Nem sei porque perdi tempo em escrever isso, mas escrevi.

– O Fim do Etanol Combustível nas Bombas dos Postos Brasileiros…

Sensacional, não? Na véspera de Natal, um acordo entre Brasil e EUA acaba com a sobretaxa do álcool.

Bom?

Ótimo para exportadores brasileiros, pois eles poderão vender 10 vezes mais Etanol para os americanos.

E para o mercado interno?

Péssimo. Temos “apenas” a expectativa de mais aumento no preço do álcool combustível, pois o que há por aqui, venderemos para os gringos!

Uma pena…

Extraído da Revista eletrônica Posto Hoje, Ed 26/12/2011

FIM DOS SUBSÍDIOS

O recesso de fim de ano do Congresso americano, a partir de sexta-feira, assegura o fim da política de subsídios ao etanol americano, com data de expiração no próximo dia 31. Sem mais possibilidades de uma renovação da lei pelo voto parlamentar ainda em 2011, perderão a validade a tarifa de importação do etanol brasileiro de U$ 0,54 por galão (equivalente a 3,78 litros), e também o crédito tributário de U$ 0,45 por galão ao etanol misturado à gasolina nos EUA, encerrando uma era de benefícios que perdurou por mais de 30 anos, a um custo atual de cerca de US$ 6 bilhões por ano ao governo americano. Em tese, o Congresso poderá aprovar a qualquer momento no ano que vem uma nova lei de subsídios, mas a maioria das associações de produtores de etanol dos EUA vê muito poucas probabilidades nesta hipótese, em tempos de rigidez fiscal, e acredita que a era de auxílio do governo não retornará pelo menos em curto prazo. O fim da taxação de importação abre o mercado dos EUA para o etanol brasileiro de cana-de-açúcar, uma antiga reivindicação dos produtores brasileiros contra o lobby protecionista americano.

– Quer Mudança? Seja a Mudança!

Reflexão de final de ano:

“Devemos ser a mudança que queremos ser”

Pe. Fábio de Melo

– Infoxicação: Já Sofreu Disso?

Cuidado: nossa sociedade apresenta males do século XXI que são novos mas constantes. Um deles seria a intoxicação por excesso de informação, misto de contaminação com carência de atualizações.

Compartilho interessante material, extraído da revista Isto É, Ed 2168, pg 76, por Patrícia Diguê e João Loes. Abaixo:

INTOXICADOS DE INFORMAÇÃO

O estresse causado pela hiperconectividade e a sensação de estar sempre desatualizado causam a chamada infoxicação. Saiba quais são os sintomas e como se livrar desse mal

A publicitária Larissa Meneghini, 24 anos, toma café da manhã com os olhos grudados num livro. No caminho para o trabalho, parada no trânsito de São Paulo, aproveita para escutar notícias pelo rádio do carro e ler mais um pouco. Passa o dia conectada, respondendo a e-mails, checando redes sociais e pesquisando sites relacionados ao trabalho. “Chego a ficar tonta com tanta informação, a ponto de ter de sair da frente do computador e esperar passar”, conta a paulistana, que recentemente abriu mão do celular com internet para tentar reduzir o estresse com a hiperconectividade. Apesar de antenada com tudo, se sente constantemente desatualizada. “Estou sempre com medo de ficar de fora”, lamenta. A angústia de Larissa diante do grande volume de informação é tema que vem gerando manifestações acaloradas desde o início da era digital e agora ganhou nome: infoxicação.
O neologismo, uma mistura das palavras “informação” e “intoxicação”, foi cunhado por um físico espanhol especialista em tendências da informação, Alfons Cornellá. Segundo ele, uma pessoa está infoxicada quando o volume de informação que recebe é muito maior do que o que ela pode processar. “Quando ainda nem terminamos de digerir algo, já chega outra coisa”, afirma o especialista. As consequências são a ansiedade diante de tantas opções e a superficialidade.

Na mesma corrente, está o psicólogo britânico David Lewis, que criou o conceito da Síndrome da Fadiga Informativa, que se dá em pessoas que têm de lidar com toneladas de informação e acabam se sentindo paralisadas em sua capacidade analítica, ansiosas e cheias de dúvidas, o que pode resultar em decisões mal tomadas e conclusões erradas. Outros sintomas são danos às relações pessoais, baixa satisfação no trabalho e tensão com os colegas. “O excesso é mais prejudicial do que proveitoso”, afirma. Se há duas décadas só contávamos com alguns canais de televisão, hoje o volume de dados no mundo equivale à leitura de 174 jornais por dia por pessoa, aponta estudo da USC Annenberg School for Communication & Journalism, publicado em fevereiro (leia quadro).
Apesar dos perigos do excesso de informação, a maioria dos especialistas ainda enxerga mais vantagens do que desvantagens na era digital. Só alertam para a necessidade de as pessoas aprenderem a amenizar os efeitos colaterais dessa nova realidade. “Não temos como reverter esse processo, então é preciso aprender a lidar com ele”, defende a psicóloga Rosa Farah, do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). “E não podemos subestimar a capacidade de o ser humano de adaptar-se a essa realidade.”

Para não ser contaminado pelo turbilhão de bytes a que está exposto diariamente, o engenheiro naval Guilherme Malzoni Rabello, 27 anos, inventou uma dieta da informação. “Eu escolho cuidadosamente o que merece minha atenção antes de sair atirando para qualquer lado, atentando principalmente para a origem da fonte. “Quanto mais gabaritada e reconhecida, mais vale a pena consumir”, diz. O engenheiro é exemplo de quem conseguiu exercer a escolha criativa, segundo o psicanalista Jorge Forbes, que não concorda com a patologização do mundo online. “Será que alguém fica gordo porque vai a um restaurante de bufê e se acha obrigado a comer de tudo para não fazer desfeita?”, compara Forbes. A professora Rosa, da PUC, ressalta, porém, que há pessoas mais vulneráveis a essa abundância e, para elas, recomenda escutar os alertas do organismo. “O corpo dá sinais de que estamos ultrapassando limites. Aí é hora de reavaliar prioridades”, ensina. Por enquanto, a quantidade de informação no mundo ainda equivale a menos de 1% da que está armazenada nas moléculas de DNA de um ser humano, indício de que a espécie deverá sobreviver a mais esse impacto. 

– Encontro em Pirapora teve como tema Juventude, Ecologia e Saúde

por Reinaldo Oliveira

A cidade de Pirapora do Bom Jesus, encravada na Serra do Japi, mas com graves problemas ambientais devido a poluição do Rio Tietê, que a atravessa em toda sua extensão, sediou no dia 17 de dezembro, o Encontro Regional de Juventude, Ecologia e Saúde, com a participação de jovens e adultos das cidades que fazem parte da Diocese de Jundiaí. Destaque para os grupos de jovens das cidades de Louveira, Cajamar, Várzea Paulista e Itu, bem como para os demais participantes das cidades de Pirapora, Jundiaí, Itupeva e Salto. Iniciando o encontro, que foi das 9h30 às 17h, na parte da manhã, o ambientalista Paulo Dutra fez uma fala onde colocou que a atividade não pretendia formar uma ONG, ter uma temática partidária ou ativismo ecológico radical; mas que todos os participantes tivessem um olhar, devido as cidades participantes terem importantes ativos ambientais e situarem-se entre o Vale do Rio Jundiaí, Vale do Médio Tietê, Serra do Japi, ter ainda fragmentos da Mata Atlântica e Serranias de São Roque, o objetivo é que as informações ali passadas, sejam utilizadas para desenvolver  ações de conscientização ecológica baseadas na verdade, nos valores do evangelho e no exemplo de vida de São Francisco de Assis. Em outra fala o jornalista e agente da Pastoral Fé e Política, Reinaldo Oliveira falou aos presentes sobre a atuação da Pastoral Fé e Política Diocesana e sua parceria com o Movimento Voto Consciente Jundiaí, que fazem um trabalho de conscientização para a política e cidadania, atualmente fazendo um alerta sobre as atualizações que os municípios estão fazendo nas leis municipais que dizem respeito ao meio ambiente. Em seguida o padre Juverci Pontes – da paróquia Sagrada Família, de Itu – o padre referência na diocese para a Campanha da Fraternidade – que em 2011 teve como tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” e para 2012 tem por tema “Fraternidade e Saúde Pública”, presidiu um momento de oração, onde colocou, à luz da Palavra proclamada (MT 1,1-17), a importância de um olhar cristão em defesa da vida e do meio ambiente.  Na seqüência a técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Maria Lucia Liboais, ministrou uma das palestras do “Ciclo de Palestras Vida no Planeta”, com informações sobre a situação atual do meio ambiente no Brasil e no mundo, seguida de participação para perguntas e respostas. Também presente o engenheiro Massao Okazaki, fez explanações detalhadas (através de garrafas com água do Rio Tietê em diversos estágios de poluição) e como minimizar estes problemas. Assim foi concluída a parte da manhã. As atividades na parte da tarde tiveram início com uma dinâmica em grupo, seguida da fala do biólogo Cristiano Andreazza, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cabreuva, que falou sobre seu trabalho no município, no Estado e, do EPAJUMA – Encontro Paulista de Juventude e Meio Ambiente, que será realizado na cidade de Presidente Alves/SP, de 28 de abril a 1º de maio de 2012. Ele ressaltou a importância da realização deste encontro e convidou os jovens a participarem do EPAJUMA. Também presente o coordenador da Pastoral da Ecologia da cidade de Salto, Fabio Noronha e do coordenador da ONG EcoSalto, falaram dos trabalhos que são realizados há cinco anos naquela cidade. Durante o dia foi importante o compartilhamento de várias atividades que estão sendo realizadas pelos jovens das cidades participantes – como os cursos técnicos em Cajamar, a fabricação de sabão a partir da reciclagem de restos de óleo de cozinha em Louveira, também cursos técnicos e ações ambientais e de turismo em Várzea Paulista, o ativismo ambiental dos jovens de Itu e Salto. No encerramento ficou acordado de contatos entre os grupos e a definição da cidade de Várzea Paulista para sediar o próximo Encontro Regional da Juventude, Ecologia e Saúde, com previsão de ser realizado em maio de 2012.

– Fim de Férias!

Feliz Natal! Boas férias para quem começa; bom serviço para quem retorna ao trabalho!