Espero e desejo que sim. Mas…
Javier Ruiz, árbitro da primeira divisão argentina, denunciou um esquema de favorecimento entre a AFA e o Boca Juniors. O Globoesporte.com trouxe uma matéria interessante sobre o assunto, de difícil trato e que pode manchar o nome de algumas pessoas e instituições. Compartilho:
BOCA JRS É ENVOLVIDO EM SUSPEITA DE COMPRA DE CAMPEONATOS
Por Renato Zanata Argos e Wagner Vinicius Bordim
Uma denúncia do ex-árbitro Javier Ruiz na tarde da última sexta-feira sacudiu o futebol argentino. Em entrevista ao programa “El última de la final”, da Rádio Nacional, Ruiz afirmou que conhece episódios do futebol argentino de suborno e incentivos (as conhecidas malas brancas), e destacou que o campeonato conquistado pelo Boca Juniors em 2008, o Apertura, teria sido comprado.
– A subida do Chacarita (2009) e do San Martín de Tucumán (2008) foram acertados. Pode-se acertar campeonatos inteiros, como o do Boca de Ischia (Apertura de 2008) – destacou Ruiz.
Na ocasião, o Boca Juniors conquistou o título do Apertura em um triangular final com o San Lorenzo e Tigre, já que as três teriam empatados em número de pontos no final da fase regular, com uma diferença de apenas um gol.
Ademais, Ruiz denunciou numerosas situações de acertos e de subornos, sem dar mais nomes, nos campeonatos argentinos e reconheceu que recebeu ameaças por parte de Julio Grondona, presidente da AFA, e ressaltou que inúmeros veículos de comunicação teriam fechado a porta para ele.
– Não dá para entender que árbitros que há pouco tempo estavam pagando hipoteca, agora andem de carro do cano – assegurou Ruiz.
No entanto, levantamento realizado pelo jornal Olé deste sábado, mostra que o Boca Juniors teria sido mais prejudicado do que beneficiado no campeonato. Em seis partidas (contra o Newell’s Old Boys, Indpendiente, Tigre, Godoy Cruz, San Lorenzo e Arsenal) teria sido prejudicado, e somente em dois duelos (San Martín de Tucumán e Racing) teria sido beneficiado.
