Amigos, o site “Apito Nacional” (vide abaixo o link), publicou uma interessante matéria com os dados das notas dos avaliadores envolvendo a arbitragem brasileira nos últimos anos.
Abaixo, os índices que surpreendem: para os observadores de árbitros, tanto na Copa do Brasil quanto nos Brasileirões das Séries A e B, as arbitragens foram classificadas como “Ótimas” e “Excelentes”, se somadas, em mais da metade dos jogos! Em seguida, por volta de 40%, ocorreram arbitragens “Boas”. Mas um detalhe interessantíssimo: em apenas 5% dos jogos as arbitragens foram consideradas “regulares”, e somente em 0,5% foram “ruins” (média dos 3 últimos anos).
Em 2010, as arbitragens foram avaliadas (percentualmente):
EXCELENTES: 20,53
ÓTIMAS: 49,47
BOAS: 25,26
REGULARES: 4,47
INSUFICIENTES: 0,26
No email divulgado aos árbitros, há a ressalva de que ”a evolução global está diretamente relacionada ao Plano de Modernização idealizado pelo presidente RICARDO TEIXEIRA”.
E viva o Gestor da Copa 2014! Ainda reclamam dele… (essa ironia final foi irresistível, desculpem-me)
A seguir, a matéria e também a enquete do blog: a sua sensibilidade diz o quê: você concorda com esses números finais dos avaliadores dos árbitros? Deixe seu comentário.
CONAF REVELA PLANILHA COM EVOLUÇÃO DE NOTAS NOS ÚLTIMOS 3 ANOS
A Conaf enviou a todos do quadro de árbitros da CBF uma planilha contendo gráficos comparativos das atuações dos árbitros nos últimos 3 anos. No documento, podemos observar uma evolução na média dada pelos Observadores. No e-mail enviado, o presidente da Conaf destaca o seguinte:
“Senhores (as),
Para conhecimento encaminho anexo uma planilha contendo os gráficos comparativos das atuações dos árbitros do Brasil, nas Series A, B e Copa do Brasil, referentes ao período de 2008 a 2010.
A evolução global está diretamente relacionada ao Plano de Modernização idealizado pelo presidente RICARDO TEIXEIRA, cujo pontapé inicial se deu com o Dr. Edson Rezende, EBF, etc, porém sem a participação dos Instrutores (RAP-Fifa, CBF e estaduais), presidentes das Federações e das Comissões, assim como aos Árbitros, Assistentes e Observadores não chegaríamos ao resultados obtidos”.
O apitonacional teve acesso ao documento enviado por um árbitro do quadro CBF1 da região nordeste do país. O apitonacional agradece ao árbitro por ter enviado o documento com o qual podemos repassar a informações aos nossos internautas. Segundo informações, esse material foi enviado a mais de 6 centenas de pessoas, acreditamos que não estamos agindo de forma anti-ética em publicá-lo.
Parabenizamos a todos da arbitragem pela evolução.
Acompanhe abaixo o gráfico recebido pelos árbitros:
(http://www.apitonacional.com.br/noticias/revelaplanilha.htm)

