A CBF irá oficializar os títulos nacionais antes do Brasileirão. Ô assunto danado…
Em tempos anteriores ao Campeonato Brasileiro, existia vida no futebol do país. Embora a não-oficialização de um torneio nacional, o Robertão, por exemplo, representava a disputa entre os principais clubes do Brasil.
Entretanto, penso que deveríamos categorizar os adjetivos dos campeões. A partir de 1971, quando tivemos um Campeonato Brasileiro, o vencedor é campeão do Campeonato Brasileiro. Os vencedores antes a ele são Campeões Nacionais, visto que não tínhamos uma competição oficializada com o propósito de representar o país como um todo e nem o status de tal. Informalmente, o vencedor era o melhor do Brasil (vide as Taças que foram disputadas, muitas vezes mais semelhantes com a Copa do Brasil do que o Campeonato Brasileiro).
Assim, nós teríamos (talvez mais justo), a divisão em:
Campeões da Copa do Brasil (o mata-mata criado na década de 80);
Campeões Nacionais (os torneios antes de 1971);
Campeões Brasileiros (os torneios oficializados a partir de 1971).
Para validar tal pensamento, é só questionar: Juventude-RS, Paulista de Jundiaí e Santo André venceram a Copa do Brasil. Seriam eles “Campeões Brasileiros” ou “Campeões da Copa do Brasil”? Pela lógica, vencedor do Roberto Gomes Pedrosa é “Campeão Nacional” daquele período, onde não havia Campeão Brasileiro oficialmente”.
E você, o que acha da unificação dos títulos? Deixe seu comentário:
Ops: Lembremo-nos de que a CBF ainda não se pronunciou oficialmente… Ela voltará atrás?
