Desde semana passada estão perseguindo Monteiro Lobato, acusando-o de racista devido a termos utilizados no livro “Caçadas de Pedrinho”. Se você ler o livro, verá que em nenhum momento o autor se refere negativamente a raças dos personagens; entretanto, àqueles que gostam de confusão, dizem que os termos em que ele se refere a personagens negros são pejorativos por racismo.
E nos livros em que Monteiro Lobato defendeu a igualdade de raças? A “tia Nastácia” foi uma homenagem dele ao carinho de sua empregada negra.
Muitos querem ser tão politicamente corretos e ao mesmo tempo são ignorantes quanto a historicidade política de Monteiro Lobato…
Para quem não conhece a Tia Nastácia, eis a foto original da inspiradora negra de Monteiro Lobato, no link da Revista Época (além dos trechos polêmicos).
Em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI185574-15220,00.html

Salve professor
Que coisa, heim? Uma obra lançada ha tanto tempo, mereceu atenção (burra, diga-se de passagem) de alguns notáveis. O ENEM que merecia ser aperfeiçoado, por conta de algun$ intere$$e$, está sendo avacalhado. Pela imprensa chegam informações de que o País pode ter controle de conteúdo. Xô baixo-astral. Como diria uma amigo meu … Que fase, heim?
CurtirCurtir